Metodologia: |
Fomentar o conhecimento sobre a natureza bio-psico-social do transtorno de uso de substancias. Entender a complexidade clinica relacionada ao transtorno de substancias. Reconhecer as diversas substancias relacionada a este transtorno, bem como a prevalência de seu uso. Desenvolver competências para atendimento dos portadores de transtorno de substâncias nos diversos cenários da saúde. Preparar os acadêmicos para desenvolver projetos de intervenção nas múltiplas dimensões relacionados a dependência química.
Conteúdo programático:
Política de Drogas no Brasil. Paradigma da Abstinência e Paradigma da Redução de Danos. Questão da droga no Brasil. Estigmas relacionados ao uso de substancias psicoativas. Abordagem de portadores de dependência química. Epidemiologia. Drogas: benzodiazepínicos, tabaco, álcool, maconha, cocaína, anfetaminas, crack e drogas emergentes. Diagnóstico, Instrumentos de Avaliação e Busca Ativa. Terapêutica farmacológica, psicoterapia individual e de grupo estratégias de prevenção. Manejo da Fissura. Reabilitação e Reinserção Psicossocial.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
I - 2 avaliações somativa e formativa.
II - Atividades praticas serão avaliadas por relatório e dinâmica em sala de aula.
III - Projetos de intervenção deverão ser elaborados durante o semestre, com foco na prevenção, acolhimento, reinserção ou reabilitação, no contexto usuários de substância psicoativa. |