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PPGANT057 - TÓPICO ESPECIAL II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Conferência: Conceito de Simetria. (02/03/2018 - 02/03/2018)
Conferência: Conceito de Comunidade Científica. (09/03/2018 - 09/03/2018)
Conferência: Controversias cietíficas. (16/03/2018 - 16/03/2018)
Conferência: Etnografia de Laboratório. (23/03/2018 - 23/03/2018)
Não Haverá Aula (30/03/2018)

trata-se de uma disciplina de 2 créditos.

Não Haverá Aula (06/04/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (13/04/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (20/04/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (27/04/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (04/05/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (11/05/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (18/05/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Não Haverá Aula (25/05/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Seminário: Conhecimento Cientifico e Simetria. (01/06/2018 - 29/06/2018)
Seminário: diferentes abordagens da Comunidade Científica (08/06/2018 - 29/06/2018)
Seminário: Controversias e Conhecimento Científico (15/06/2018 - 29/06/2018)
Seminário: Etnografias de Laboratório. (22/06/2018 - 29/06/2018)
Não Haverá Aula (29/06/2018)

Disciplina de dois créditos, não corresponde.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN Total
02 09 16 23 01 08 15 22
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2018100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
3 2018100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2018100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2018100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A definir de acordo com a demanda dos alunos/temática de projetos de Dissertação, Projetos em andamentos nos Núcleos de Pesquisas da Pós-Graduação e interesses dos professores.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As aulas se desenvolverão em 4 encontros de 3 horas e 45 minutos, em que serão apresentados os temas. Estas aulas informativas coincidem com o Seminário de Antropologia ministrado para a Graduação; logo, a quantidade de alunos supõe uma dinâmica de conferencias informativas com um espaço de tempo em que se poderão formular questiones. A seguir, em quatro seminários temáticos, serão abordados teoricamente cada um dos temas desenvolvidos na primeira parte do ditado.
O plano de ensino da disciplina poderá introduzir variações em casos de exigências didáticas especificas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Assiduidade, pontualidade:
- Condição necessária para aprovar a disciplina, na ordem dos 75% segundo a normativa vigente (Resolução nº 177/12 ? CEPEX). Se realizarão duas chamadas por aula.

Um exercício escrito:
- O trabalho escrito deverá conter entre 5 e 7 laudas.
- Os textos deverão ser digitados em espaço 1,5, fonte Times New Roman 11, com título de referência que identifique a qual autor/es discutidos em aula pertence.
Horário de atendimento: sextas 10-12hs
Bibliografia: AROUCA, R. H. C. O que se ensina aos futuros cirurgiões-dentistas? Um estudo de caso etnográfico sobre currículo e práticas escolares em Odontologia, 2009. Tese de Doutorado, Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fiocruz.

BARROS, Letícia Maria Renault de; BARROS DE BARROS, Maria Elizabeth. O problema da análise em pesquisa cartográfica. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. Pistas do método da cartografia: a experiência de pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Sulina, 2014.

BAUMGARTEN, Maíra. Comunidades ou coletividades? o fazer científico na era da informação. In: Política e Sociedade, n° 4, abril de 2004. Disponivel em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/viewFile/2003/1750

BLOOR, David. 1982. Durkheim and Mauss revisited: classification and the Sociology of Knowledge. Studies in History and Philosophy of Science 13(4):267-97.

BORGES, Túlio Marcus Trevisan. A pesquisa como habitação de territórios existenciais: contribuições do método da cartografia. Psicologia da educação, n.43, São Paulo, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20160010

BOURDIEU, P. O campo científico. In: ORTIZ, R. (Org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.
CHIANCA, Luciana. Formação e ?cultura da avaliação?: dilemas e possibilidade da Antropologia na pós-graduação. In: Política & Trabalho: Revista de Ciências Sociais, n°35, outubro de 2011.
CLIFFORD, James. 1998. A Experiência Etnográfica: Antropologia e Literatura no Século XX. J. R. Gonçalves (org.), tradução de Patricia Farias, Rio de Janeiro: UFRJ.
CORDOVIL, Daniela. Formação de antropólogos no Brasil ontem e hoje. In: PRACS: Revista de humanidades do curso de Ciências Sociais UNIFAP, n° 1, dezembro, 2008. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/pracs/article/download/16/n1Daniela.pdf

CORRÊA, Marisa. Damas & Cavalheiros de fina estampa, dragões & dinossauros, heróis e vilões. In: Miriam Pillar Grossi; Antonella Passinari; Carmen Rial. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. 1ed.Florianópolis: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 1-454.

DUARTE, Tiago Ribeiro. O Programa Forte e a Busca de uma Explicação Sociológica das Teorias Científicas: Constituição, Propostas e Impasses. (Dissertação de mestrado). Belo Horizonte: UFMG, 2007. p.48.

FRY, P. H. Formação ou Educação: os dilemas dos antropólogos perante a grade curricular. In: Miriam Pillar Grossi; Antonella Passinari; Carmen Rial. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. 1ed.Florianópolis: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 1-454.

GALLINO, Luciano. 2005. Conhecimento, Sociologia do. In: Dicionário de Sociologia. (Trad. José Maria de Almeida) São Paulo: Paulus, pp.150-5.
GIDDENS, Anthony. 1993. Sociology of knowledge. In: Emile Durkheim: selected writings. Cambridge: Cambridge University Press, pp.250-68. [1972]
GROSSI, Mirian Pillar. Pós-graduação, graduação e especialização: novas demandas de formação em Antropologia. In: Miriam Pillar Grossi; Antonella Passinari; Carmen Rial. (Org.). Ensino de Antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. 1ed.Florianópolis: Nova Letra, 2006, v. 1, p. 1-454.

GUEDES, Simoni Lahud. Produzir antropólogos: algumas reflexões. In: ILHA, Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 185-196
HOCHMAN, G. A ciência entre a comunidade e o mercado: leituras de Kuhn, Bourdieu, Knorr-Cetina e Latour. In: PORTOCARRERO, V. (Org.). Filosofia, História e Sociologia da Ciência. RJ: ed. Fiocruz, 1994.
KASTRUP, Vírginia. O funcionamento da atenção do cartógrafo. In: Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade/ orgs. Eduardo Passos, Virginia Kastrup e Liliana da Escócia. Porto Alegre: Sulina, 2015.

KASTRUP, Virgínia; BARROS, Regina Benevisdes de. Movimentos-funções do dispositivo na prática da cartografia. In: Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade/ orgs. Eduardo Passos, Virginia Kastrup e Liliana da Escócia. Porto Alegre: Sulina, 2015.

KNORR-CETINA, Karin D. Scientific communities or transepistemic arenas of research? A critique of quasi-economic models of science. Social Studies of Science, 1982.

KUKLICK, Henrika. 1983. The sociology of knowledge: retrospect and prospect. Annual Review of Sociology9:287-310.
LATOUR, Bruno. 2004. Redes que a raza?o desconhece: laborato?rios, bibliotecas, colec?o?es. In: Andre?Parente (org.). Tramas da rede: novas dimenso?es filoso?ficas, este?ticas e poli?ticas da comunicac?a?o. (Trad. Marcela Mortara) Porto Alegre: Sulina, pp.39-63.
LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaio sobre a realidade dos estudos científicos. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

LATOUR, Bruno; WOOLGAR, Steve. 1997. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará. [1988]

LAW, John. 1986. Power/knowledge and the dissolution of the sociology of knowledge. In: John Law (ed.). Power, action and belief: a newsociology of knowledge?London: Routledge & Kegan Paul, pp. 1-19.
LAZZARATO, Maurizio. 1998. New forms of production and circulation of knowledge. In: Read me! ASCII culture and the revenge of knowledge. New York: Autonomedia, pp.159-66.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 2002. O pensamento selvagem. (trad. Tânia Pellegrini) Campinas: Papirus. [1961
MARCELO, Júlia Fernandes. Sociologia da Ciência: estudo bibliométrico da base de dados Scopus. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, 2012.
MATTEDI, M. A. Dilemas da simetria entre contexto social e conhecimento: a redefinição das modalidades de abordagem sociológica do problema do conhecimento. Política & Sociedade, Florianopólis, v. 1, n.4, p.41-79, 2004.

MATTEDI, Marcos Antônio. Sociologia e conhecimento: introdução à abordagem sociológica do problema do conhecimento. Chapecó: Argos, 2006.

MERTON, Robert K. Sociologia: teoria e estrutura. São Paulo: Mestre Jou, 1970.
NORMAN, Donald. 1990. Knowledge in the head and in the world; Knowing what to do. In: The design of everyday things. New York: Doubleday/Currency, pp. 54-104. [1988]
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
Conferência: Conceito de Simetria.
09/03/2018
09/03/2018
Conferência: Conceito de Comunidade Científica.
16/03/2018
16/03/2018
Conferência: Controversias cietíficas.
23/03/2018
23/03/2018
Conferência: Etnografia de Laboratório.
30/03/2018
30/03/2018
Não Haverá Aula
06/04/2018
06/04/2018
Não Haverá Aula
13/04/2018
13/04/2018
Não Haverá Aula
20/04/2018
20/04/2018
Não Haverá Aula
27/04/2018
27/04/2018
Não Haverá Aula
04/05/2018
04/05/2018
Não Haverá Aula
11/05/2018
11/05/2018
Não Haverá Aula
18/05/2018
18/05/2018
Não Haverá Aula
25/05/2018
25/05/2018
Não Haverá Aula
01/06/2018
29/06/2018
Seminário: Conhecimento Cientifico e Simetria.
08/06/2018
29/06/2018
Seminário: diferentes abordagens da Comunidade Científica
15/06/2018
29/06/2018
Seminário: Controversias e Conhecimento Científico
22/06/2018
29/06/2018
Seminário: Etnografias de Laboratório.
29/06/2018
29/06/2018
Não Haverá Aula
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Continuação das aulas 26/06/2018
aula de sexta 22 19/06/2018
AULA DE SEXTA 25 24/05/2018
Sala de aula confirmada e retificação. 10/05/2018
Cronograma de nossas aulas. 03/05/2018
Começo das aulas. 27/02/2018

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