Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação adotada na disciplina obedece ao disposto na Resolução 177/12 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) desta Instituição Federal de Educação Superior, a qual se recomenda a leitura. No tocante à verificação da aprendizagem, serão utilizados como itens avaliativos uma unidade didática elaborada pelos estudantes, planos de disciplina e planos de aula relacionados e o nível da apresentação das unidades didáticas na forma de microaulas e/ou seminários. Para efeito de aprovação será considerado o percentual de 75% de frequência e média igual ou superior a 7,0 (sete). |
Bibliografia:
| ABREU, M.C.; MASETTO, M.T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: MG/Ed. Associados, 1989. ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: UNIVILLE, 2006. BERBEL, N.A.N. Metodologia do Ensino Superior: Realidade e Significado. Campinas: Papiros, 1994. CAPELETTI, I.F. e MASETTO, M.T. (org.) Ensino superior: reflexões e experiências. São Paulo: Ed. da PUC, 1986. CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2009. GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1994. LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: Editora Ijuí, 2007. 232 p. MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. MASETTO, M. T.; MORAN, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 1. ed. Campinas: Papirus, 2000. v. 1. 173 p. MASETTO, M.T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003. MOREIRA, D. A. A didática do Ensino Superior: técnicas e tendências. São Paulo: Pioneira, 1997. MORTIMER, E. F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000. PIMENTA, S.G.; ANASTASIOU, L.G.C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009. SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de química em foco. Ijuí: Editora Unijuí, 2010. SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003. v. 1. 144 p. VEIGA. I.P.A. (org.) Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. WARD, H.; RODEN, J.; HEWLETT, C.; FOREMAN, J. Ensino de ciências. Porto Alegre: Artmed, 2010. Artigos extraídos das revistas: Journal of Chemical Education, Journal of College Science Teaching, Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Ciência e Educação (UNESP- Bauru), Química Nova (seção Educação). |