-

DE/CCS019 - METODOLOGIA DA PESQUISA I - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (17/03/2018 - 21/04/2018)

Dinâmica de grupo. 

A questão do Método Científico. O projeto de Intervenção.

Pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos na Pós-Graduação. (24/03/2018 - 21/04/2018)

Etapas do Projeto de Intervenção. Estudo de textos disponibilizados sobre o Projeto de Intervenção.

Pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos na Pós-Graduação. (31/03/2018 - 21/04/2018)

Dinâmica da disciplina de metodologia na articulação do Projeto de Intervenção e avaliação Transversal.

Iniciação a elaboração do Projeto de Intervenção. (07/04/2018 - 21/04/2018)

Formulação do tema, elaboração dos objetivos e justificativa, definição da metodologia do Projeto de Intervenção.

Projeto de Intervenção (14/04/2018 - 21/04/2018)

Apresentação do diagnóstico da situação atual dos serviços e suas perspectivas para elaboração dos Projetos de Intervenção.

Projeto de Intervenção (21/04/2018 - 21/04/2018)

Apresentação do diagnóstico da situação atual dos serviços e suas perspectivas para elaboração dos Projetos de Intervenção.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR Total
17 24 31 07 14 21
1 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
2 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
3 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
4 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
5 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
6 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
7 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
8 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
9 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
10 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
11 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
13 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
14 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
15 2018200**** 0 0 0 0 0 5 5
16 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
17 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
2 2018200**** 8,5 8,5 8.5 5 AM
3 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
4 2018200**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
6 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
7 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
8 2018200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
9 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
10 2018200**** 8,5 8,5 8.5 5 AM
11 2018200**** 8,0 8,0 8.0 5 AM
12 2018200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
13 2018200**** 9,0 9,0 9.0 5 AM
14 2018200**** 8,0 8,0 8.0 5 AM
15 2018200**** 8,0 8,0 8.0 5 AM
16 2018200**** 8,5 8,5 8.5 0 AM
17 2018200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aborda os tipos de conhecimento, o método científico e os instrumentos essenciais para se consumir e/ou produzir conhecimento. Enfatiza a elaboração de projeto de pesquisa e a construção de trabalhos científicos. Elaboração de projeto de intervenção.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de exposição dialogada, estudo de textos, orientação dos trabalhos, com posterior apresentação e discussão dos Projetos de Intervenção.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A aplicação dos procedimentos de avaliação será contínua ao longo de todo o semestre e requer frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior a 70% na avaliação da disciplina. Produção e apresentação de etapas partes do Projeto de Intervenção.
Horário de atendimento: 08 as 12 horas
Bibliografia: CAIRES, M.G. Combate ao desmame precoce no município de Abaeté/MG por meio de uma proposta de intervenção. 2013. Monografia (Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família). Universidade Federal de Minas Gerais. Pompéu, 2013.

MADEIRA, A.M.F. Como elaborar um projeto de intervenção. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 13p. 2014.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8.ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

PAZ, A. A. M. A. et al. Orientação para elaboração do projeto de intervenção local (PIL). II Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com ênfase na Educação de Jovens e Adultos (EJA) - 2013-2014. Universidade de Brasília (UnB). Universidade Aberta do Brasil (UAB). Faculdade de Educação. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília (DF): UnB. 2013, 13p.

POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

VOLPATO, G.L. Dicas para redação científica. 3. ed. Cultura Acadêmica. 2010.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2018
21/04/2018
Apresentação da disciplina
24/03/2018
21/04/2018
Pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos na Pós-Graduação.
31/03/2018
21/04/2018
Pesquisa e produção de trabalhos acadêmicos na Pós-Graduação.
07/04/2018
21/04/2018
Iniciação a elaboração do Projeto de Intervenção.
14/04/2018
21/04/2018
Projeto de Intervenção
21/04/2018
21/04/2018
Projeto de Intervenção
Avaliações
Data Descrição
14/04/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:27