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MET0001 - ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Leitura, análise e discussão do Plano de curso. Exposição dialogada. Leitura e discussão do texto: Marcos legais e a educação superior no século XXI (25/05/2018 - 25/05/2018)
Exposição dialogada sobre o Plano Nacional de Pós-graduação (26/05/2018 - 26/05/2018)
Aula Extra.
Leitura, análise do PNPG 2010-2020. Planejamento seminário e construção de slides (02/06/2018 - 02/06/2018)
Aula Extra.
Exposição dialogada sobre os marco legais do ensino superior brasileiro (08/06/2018 - 08/06/2018)
Exposição dialogada sobre as Diretrizes curriculares para os cursos de graduação. Análise e discussão das diretrizes curriculares pertinentes aos cursos dos alunos (09/06/2018 - 09/06/2018)
Aula Extra.
Semináio: Plano nacional de pós-graduação. Avaliação da disciplina. 2ª avaliação (16/06/2018 - 16/06/2018)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN Total
25 02 07 08 09 16
1 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
2 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
3 2018200**** 4 0 5 4 0 0 13
4 2018200**** 4 0 0 4 0 0 8
5 2018200**** 0 0 4 0 0 0 4
6 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
7 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
8 2018200**** 4 6 5 0 8 8 31
9 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
10 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
11 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
12 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
13 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
14 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
15 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
16 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
17 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
18 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
19 2018200**** 0 0 5 0 0 0 5
20 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
21 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
22 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
23 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
24 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
25 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
26 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
27 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
28 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
29 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
30 2018200**** 4 0 0 4 0 0 8
31 2018200**** 0 0 0 4 0 0 4
32 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
33 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
34 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
35 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0
36 2018200**** 4 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 10,0 8,5 9.3 0 AM
2 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
5 2018200**** 10,0 7,0 8.5 0 AM
6 2018200**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018200**** 8,0 7,0 7.5 0 AM
9 2018200**** 10,0 7,0 8.5 0 AM
10 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2018200**** 9,5 7,5 8.5 0 AM
12 2018200**** 0,0 0,0 0.0 0 RN
13 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
14 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018200**** 10,0 7,0 8.5 0 AM
16 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
17 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
18 2018200**** 9,5 7,5 8.5 0 AM
19 2018200**** 9,5 7,0 8.3 0 AM
20 2018200**** 9,5 7,5 8.5 0 AM
21 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
22 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
23 2018200**** 9,5 7,0 8.3 0 AM
24 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2018200**** 10,0 8,0 9.0 0 AM
26 2018200**** 10,0 7,5 8.8 0 AM
27 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2018200**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
29 2018200**** 9,0 9,5 9.3 0 AM
30 2018200**** 10,0 7,0 8.5 0 AM
31 2018200**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2018200**** 9,0 10,0 9.5 0 AM
33 2018200**** 10,0 8,0 9.0 0 AM
34 2018200**** 8,0 8,0 8.0 0 AM
35 2018200**** 10,0 7,0 8.5 0 AM
36 2018200**** 10,0 9,0 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A organização do Ensino Superior. Aspectos legais do Ensino Superior Brasileiro. A Organização do Ensino Superior e as Diretrizes Curriculares – dimensão político-pedagógica. PNE – Plano Nacional de Educação. O PNPG – Plano Nacional da Pós-graduação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento da disciplina envolverá diferentes momentos de formação, privilegiando a unidade teoria-prática, utilizando-se de metodologias que propicie à reflexão crítica, com vistas à sistematização do conhecimento. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas estão organizadas em etapas inter- relacionadas, tais como:
a) Leitura, sistematização e discussão de textos, estudos individuais e em grupo, relatos de experiências.
b) Realização de seminário, visando proporcionar aos alunos consistência teórica.
c) E outras estratégias tais como: aula expositiva dialogada, discussões, possibilitando aos estudantes análises, reflexões, exemplos, analogias e questionamentos, estabelecendo conexões entre a realidade e o conteúdo abordado.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
 Frequência mínima de 75% das aulas;
 Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
 Qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional e autoavaliação;
 Produção escrita, atividades individuais e em grupo.
Horário de atendimento:
Bibliografia: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996. Brasilia: MEC, 1996.
BRASIL. Enfrentar e vencer desafios: educação superior. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Superior, 2000.
BRASIL. Plano Nacional de Educação-PNE. Brasília: MEC, 2014-2024.
BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação. Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília, DF: CAPES, 2010.
MEC. Diretrizes Curriculares Nacional para os cursos de graduação. In: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em 20.03.2017
PINTO, Ana Cristina Cruz; MATOS, Maria Almerinda de Souza. O Ensino Superior no Brasil: Uma Digressão Histórica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 06. Ano 02, Vol. 01. pp 387-402, Setembro de 2017.
SEVERINO, Antonio Joaquim. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Revista Educar, Curitiba, n. 31, 2008, p. 73-89.

Bibliografia complementar
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São paulo: Cortez, 2011.
UNESCO. O Ensino Superior no Século XXI – Visão e Ações – Documento de Trabalho. Paris, outubro de 1988. In: Tendências da Educação Superior para o Século XXI. Brasília: UNESCO.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
25/05/2018
25/05/2018
Leitura, análise e discussão do Plano de curso. Exposição dialogada. Leitura e discussão do texto: Marcos legais e a educação superior no século XXI
26/05/2018
26/05/2018
Exposição dialogada sobre o Plano Nacional de Pós-graduação
02/06/2018
02/06/2018
Leitura, análise do PNPG 2010-2020. Planejamento seminário e construção de slides
08/06/2018
08/06/2018
Exposição dialogada sobre os marco legais do ensino superior brasileiro
09/06/2018
09/06/2018
Exposição dialogada sobre as Diretrizes curriculares para os cursos de graduação. Análise e discussão das diretrizes curriculares pertinentes aos cursos dos alunos
16/06/2018
16/06/2018
Semináio: Plano nacional de pós-graduação. Avaliação da disciplina. 2ª avaliação
Avaliações
Data Descrição
02/06/2018 1ª Avaliação
09/06/2018 2ª avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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