Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O desenvolvimento da disciplina envolverá diferentes momentos de formação, privilegiando a unidade teoria-prática, utilizando-se de metodologias que propicie à reflexão crítica, com vistas à sistematização do conhecimento. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas estão organizadas em etapas inter- relacionadas, tais como: a) Leitura, sistematização e discussão de textos, estudos individuais e em grupo, relatos de experiências. b) Realização de seminário, visando proporcionar aos alunos consistência teórica. c) E outras estratégias tais como: aula expositiva dialogada, discussões, possibilitando aos estudantes análises, reflexões, exemplos, analogias e questionamentos, estabelecendo conexões entre a realidade e o conteúdo abordado.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% das aulas; Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; Qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional e autoavaliação; Produção escrita, atividades individuais e em grupo.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996. Brasilia: MEC, 1996. BRASIL. Enfrentar e vencer desafios: educação superior. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Superior, 2000. BRASIL. Plano Nacional de Educação-PNE. Brasília: MEC, 2014-2024. BRASIL. Plano Nacional de Pós-Graduação. Coordenação de Pessoal de Nível Superior. Brasília, DF: CAPES, 2010. MEC. Diretrizes Curriculares Nacional para os cursos de graduação. In: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12991. Acesso em 20.03.2017 PINTO, Ana Cristina Cruz; MATOS, Maria Almerinda de Souza. O Ensino Superior no Brasil: Uma Digressão Histórica. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 06. Ano 02, Vol. 01. pp 387-402, Setembro de 2017. SEVERINO, Antonio Joaquim. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Revista Educar, Curitiba, n. 31, 2008, p. 73-89.
Bibliografia complementar SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. São paulo: Cortez, 2011. UNESCO. O Ensino Superior no Século XXI Visão e Ações Documento de Trabalho. Paris, outubro de 1988. In: Tendências da Educação Superior para o Século XXI. Brasília: UNESCO.
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