09/08/2018
|
09/08/2018
|
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Estudo dirigido sobre a identidade de aprendiz.
|
16/08/2018
|
16/08/2018
|
Relação histórica entre Psicologia e Educação. Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas acerca da aprendizagem.
|
23/08/2018
|
23/08/2018
|
Processos de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva sociocultural e situada (aprendizagem significativa, influencia educativa, aprendizagem colaborativa, identidade de aprendiz, personalização da aprendizagem)
|
30/08/2018
|
30/08/2018
|
Aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) através da participação em diferentes contextos de atividade. Nova ecologia da aprendizagem: as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como artefatos culturais mediadores dos processos de ensino-aprendizagem
|
06/09/2018
|
06/09/2018
|
Apresentação e debate sobre o filme Como estrelas na terra.
|
13/09/2018
|
13/09/2018
|
2ª avalação da aprendizagem: Aprendizagem e comportamento segundo Skinner
|
20/09/2018
|
20/09/2018
|
Teoria do desenvolvimento cognitivo segundo Piaget
|
27/09/2018
|
27/09/2018
|
Perspectiva histórico-cultural da aprendizagem segundo Vygotsky
|
11/10/2018
|
11/10/2018
|
Aprendizagem e emoções: contribuições de Wallon à prática educativa.
|
18/10/2018
|
18/10/2018
|
Freud e as contribuições da Psicanálise para a educação.
|
25/10/2018
|
25/10/2018
|
Rógers e a educação centrada no aluno.
|
01/11/2018
|
01/11/2018
|
Orientações para a elaboração dos projetos de pesquisa.
|
08/11/2018
|
08/11/2018
|
Orientações para a elaboração e apesentação dos projetos de pesquisa.
|
15/11/2018
|
15/11/2018
|
Apresentação dos projetos de pesquisa, se possível com os dados coletados.
|
22/11/2018
|
22/11/2018
|
Encerramento. Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
|