Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas estimular o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Desta forma serão desenvolvidas três avaliações com o seguinte formato. A avaliação da disciplina será a construção de um Projeto de Pesquisa tendo as orientações e produção final de cada momento a avaliação. Haverão três momentos denominados de Avaliação de Orientação e Escrita I,II,III. Sejam eles: Avaliação de Orientação e Escrita I construção do tema da pesquisa, construção do problema de pesquisa, construção do objetivo geral e objetivo de pesquisa e revisão de literatura. Avaliação de Orientação e Escrita II construção da metodologia e introdução do Projeto de Pesquisa. Avaliação de Orientação e Escrita III Apresentação Oral do Projeto de Pesquisa. A nota final será a média final das tres avaliações. |
Bibliografia:
| BREAKWELL, G. M., HAMMOND, S., FIFE-SCHAW, C. & SMITH, J.A. Método de Pesquisa em Psicologia (3ªed). Porto Alegre: Artmed, 2010.
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2007.
BOSI.M.L.M. Pesquisa Qualitativa em Saúde Coletiva: panoramas e desafios. Ciência & Saúde Coletiva, v.17, n.3, p.575-586, 2012
KASTRUP, V; PASSOS, E.; BARROS, R. B. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
PASSOS, E, KASTRUP, V, ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre, Sulina, 2012.
ZANELLA, A. V. Perguntar, registrar e escrever: inquietações metodológicas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2013.
DESLANDES, S.F; ASSIS, S.G. Abordagens quantitativa e qualitativa em saúde: o dialogo das diferenças. In MINAYO, M.C.S. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ,2002.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo. Perspectiva,2007.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa. Edições 70,2009.
SILVERMAN.D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre. ARTMED EDITORA, 2009.
VASCONCELOS, E.M. Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis, Vozes,2009.
CAMPOS, R.O. (Orgs). Pesquisa avaliativa em saúde mental: desenhos participativo e efeitos da narratividade. São Paulo, Aderaldo & Rothschild, 2008.
|