Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
As estratégias de ensino utilizadas nesta disciplina aplicadas serão atividades em sala, como debates, relatórios, análise de material audiovisual, estudos de casos e seminários. Para o desenvolvimento do processo ensino- aprendizagem das aulas teóricas serão utilizados recursos audiovisuais como: projetor de slides, quadro-negro, equipamento de DVD. A utilização destes recursos terá como objetivo favorecer a participação ativa dos alunos no desenvolvimento de cada tema abordado. Nas aulas práticas será dada a ênfase nas atividades realizadas entre os alunos, que praticarão as técnicas de avaliação entre si, com base na explicação teórica das mesmas |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O aproveitamento escolar será aferido por duas notas da avaliação continuada (AC) e uma nota da prova final escrita. (PF). A avaliação continuada será obrigatoriamente composta dois (2) instrumentos diferentes de avaliação, sendo um deles individual e um em grupo. As notas da avaliação continuada e da prova final serão expressas em números inteiros, de zero a dez. A média final (MF) é a média aritmética entre as notas da avaliação continuada (AC) e da prova final escrita (PF), segundo a fórmula: MF = AC1 + AC2 + PF /3 O Calendário Escolar estabelecerá um período destinado ao lançamento das notas da avaliação continuada (AC) e do período da realização da prova final escrita. O aluno que obtiver média final inferior a seis, mas igual ou superior a dois, poderá realizar o exame, estabelecido no calendário, desde que satisfeita a frequência mínima exigida. O aluno que obtiver média final inferior a dois é considerado reprovado.
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Horário de atendimento:
| Sábado das 8:00 às 12:00 |
Bibliografia:
| BÁSICA: MOURA-RIBEIRO, M. V.; GONÇALVES, V. M. G. (Colab.). Neurologia do desenvolvimento da criança. 2 ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. MAGILL, R Aprendizagem motora conceitos e aplicações. 5 ed. São Paulo: Edgar Blucher, 2000. SHUNWAY-COOK, A. Controle Motor: teoria e aplicações. Práticas. 3 ed. Barueri (SP): Manole, 2010. COMPLEMENTAR: BEAR, Mark F.; CONNORS, Barry W (Colab.); PARADISCO, Michael A (Colab.). Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 896p. COLE, M. O desenvolvimento da criança e do adolescente. 4 ed. Porto Alegre: |