MYCHELANGELA DE ASSIS BRITO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CAFS

Ir ao Menu Principal

mychelangela de assis brito

EFO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM/CAFS

CPSIC/CMRV020 - ESTÁGIO PROFISSIONAL EM PSICOLOGIA I/PSICOLOGIA CLÍNICA - Turma: 03 (2018.2)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA (15/06/2024 - 15/07/2024)

IMAGEM 1: REPRESENTAÇÃO GERAL DA DISCIPLINA

Disponível em: https://www.gemconsortium.org/news/webinar%3A--improving-entrepreneurship-education-around-the-world---insights-from-gem-research

 

PROFESSOR INDICA

Artigo:

Promoting entrepreneurship in science education: Insights into curricular goals

(Promovendo empreendedorismo no ensino de ciências: percepções sobre os objetivos curriculares)

Link: https://www.engineegroup.us/articles/TCSIT-7-147.php

 

Caro(a) aluno(a),

Sejam bem-vindos à disciplina de “Empreendedorismo na área de Química de nível médio”! Este é o último degrau para o êxito na sua pós-graduação voltada ao Ensino de Química e suas Tecnologias. Neste curso, exploraremos como a química pode ser utilizada para criar soluções inovadoras e sustentáveis para problemas sociais e ambientais. Vocês aprenderão sobre os princípios do empreendedorismo social, a importância da sustentabilidade e a química verde. Através de estudos de caso, projetos práticos e discussões, vocês serão desafiados a desenvolver e implementar iniciativas que promovam um impacto positivo em suas comunidades. Nosso objetivo é equipá-los com o conhecimento e as habilidades necessárias para se tornarem líderes e inovadores no campo do ensino de química com um foco social. Estamos entusiasmados para iniciar esta jornada de aprendizado e transformação com vocês!

 

Link: Vídeo introdutório e plano de disciplina:

https://drive.google.com/drive/folders/1-lh3XIoDg3BZtHUE6SwmiH3tWiTcrmzN?usp=share_link

Para você ter o melhor aproveitamento da disciplina e contribuir para o processo de aprendizagem e realização das atividades, faz-se necessário acessar todos os conteúdos disponibilizados.

Será uma disciplina incrível onde iremos transitar na trilha formativa ao longo dos módulos de super trocas e aprendizagens.

Uma excelente trilha de aprendizagem!!

 

 

Você contará com o acompanhamento no percurso da disciplina do Professor: 

Everson Thiago Santos G. da Silva

CONHEÇA O PROFESSOR:

Minicurrículo: Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2010 e 2015, respectivamente). Atuou como pesquisador da Universidade Estadual de Campinas em nível de pós-doutorado pelo período de 2 anos, com ênfase na área de eletroquímica, atuando principalmente na fabricação de dispositivos eletroquímicos portáteis em plataforma de papel para análises de monitoramento e diagnóstico point-of-care. Suas áreas de interesse são: dispositivos sensores portáteis, biossensores, tintas condutoras, dispositivos eletroquímicos e diagnósticos de baixo custo. Atualmente é Professor da Universidade Federal do Piauí, membro dos programas de pós-graduação da UFPI e da UESPI, e pesquisador do Laboratório de Automontagem Supramolecular - LAS.

 

 

Saiba mais no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053088127528351

 

AMBIENTAÇÃO DO ALUNO (15/06/2024 - 15/07/2024)

 

Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta na internet. Ou seja, são os padrões desejáveis de como as pessoas devem se comunicar virtualmente, de forma a manter uma interação agradável e respeitável.  

Comportamentos inadequados no ambiente virtual podem provocar ruídos na comunicação realizada, causando mal-entendidos, prejudicando a imagem das pessoas, levando-as ao desânimo, desmotivação e até mesmo excluindo participantes do grupo.

Comportar-se adequadamente possibilita a aproximação das pessoas. Seguir regras de netiqueta é uma maneira de facilitar a aceitação no grupo na medida em que gerencia as impressões que se pretende causar no ambiente virtual.

Para que as interações sejam bem-sucedidas, seja no ambiente virtual ou via e-mail, é importante seguir algumas normas fundamentais de comunicação virtual. A seguir, listamos algumas dicas de Netiqueta para auxiliá-lo em suas interações:

  • Tenha cuidado com a linguagem utilizada;
  • Fique atento à formatação das mensagens;
  • Atenção no envio de mensagem para grupos de pessoas;
  • Respeite o nível de conhecimento de cada um;
  • Seja cortês na comunicação.

 

 

Metodologia de Aprendizagem do curso: Conheça!

 

 

Desenvolvimento das aulas por meio das tecnologias da informação e comunicação;

Interação do professor com os alunos do curso por meio do material e das atividades;

Metodologia de ensino e aprendizagem com foco nos princípios que constituem as metodologias ativas:

  • Aluno visto como centro do ensino e aprendizagem;
  • Autonomia;
  • Reflexão;
  • Problematização da realidade;
  • Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação);

Professor como mediador, facilitador.

 

Neste espaço você terá acesso as gravações das aulas síncronas.

   FÓRUM DE APRESENTAÇÕES E TIRA DÚVIDAS
UNIDADE I - SEMANA 1 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade I – Parte 1: Empreendedorismo vs. Empreendedorismo Social

Disponível em: https://www.entrepreneur.com/en-ae/growth-strategies/social-entrepreneurship-has-a-key-role-to-play-enabling-our/359705

UNIDADE I – Parte I: Empreendedorismo vs. Empreendedorismo Social

             Fórum 1 – Empreendedorismo Social e Química: Desafios e Oportunidades

•             Introdução ao Empreendedorismo Social

•             Fundamentos de Química para o Empreendedorismo Social

Entender a diferença entre empreendedorismo, empreendedorismo social e filantropia.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1XwuSvmn09NIk7Lo40NrfjfEac_sluFXO?usp=share_link

A Revolução do Microcrédito

Em 1976, o economista Muhammad Yunus fundou o Grameen Bank em Bangladesh para oferecer pequenos empréstimos a pessoas pobres sem acesso a bancos tradicionais. Ele começou emprestando 27 dólares a 42 mulheres que fabricavam bambu, permitindo-lhes melhorar suas condições de vida.

O Grameen Bank tornou-se um modelo global de microfinanciamento, e Yunus recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Características do microcrédito incluem pequenos empréstimos sem garantias, alta taxa de reembolso (mais de 97%), e foco no empoderamento das mulheres. Este modelo demonstra como o empreendedorismo social pode transformar vidas e promover inclusão financeira.

   FÓRUM I
Período de Habilitação: 15/06/2024 às 00:00 a 14/07/2024 às 23:59
UNIDADE I - SEMANA 2 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade I – Parte 2: Empreendedorismo na Educação e o impacto social

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/three-things-entrepreneurs-dont-have-worry-danielle-storey  

UNIDADE I – Parte II: Empreendedorismo na Educação e o impacto social

•             Metodologias ativas e empreendedorismo

•             Desenvolvimento de projetos de impacto social em química

•             Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade I (22/06/2024) – Aula Síncrona 1

•             Atividade 1

Reconhecer, ensinar e/ou aplicar o empreendedorismo social associado a área da educação, especialmente no contexto da química e suas atribuições.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/18FEV0KM7cy6eYM64IofV9gqYGVcYw5Pg?usp=share_link

Empresa: GreenSoap

GreenSoap começou como um projeto escolar em São Paulo, onde alunos coletavam óleo de cozinha usado e aprendiam a transformá-lo em sabão ecológico, aplicando princípios de química verde. O sucesso local levou à formalização do projeto como uma empresa social. A missão da GreenSoap é reduzir a poluição e fornecer produtos de limpeza sustentáveis, enquanto educa a comunidade sobre práticas ecológicas. A empresa emprega ex-alunos e moradores locais, oferecendo treinamento contínuo e expandindo sua linha de produtos para incluir detergentes ecológicos. GreenSoap ganhou reconhecimento por seu impacto ambiental e educativo, inspirando iniciativas similares em outras comunidades.

 

 

    
Inicia em 22/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
UNIDADE II - SEMANA 3 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade II – Parte I: Ensino e empreendedorismo

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/vital-stats-start-up-arnab-ghosh?trk=article-ssr-frontend-pulse_more-articles_related-content-card

UNIDADE II – Parte I: Ensino e empreendedorismo

  • Fórum 2 – Inovação Pedagógica e Sustentabilidade no Ensino de Química
  • Sustentabilidade e química verde
  • Inclusão e diversidade no ensino de química
  • Aspectos relevantes sobre o conteúdo da Unidade II (29/06/2024) – Aula Síncrona 2

Associar a química ao empreendedorismo social voltado ao meio-ambiente, sustentabilidade e inclusão.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1Q1h90ZXPUDnXx9QT3tomktpNn-JYMZqC?usp=share_link

Hand Talk começou como um projeto universitário no Brasil, criado por Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, para promover a inclusão de pessoas surdas na educação e na comunicação diária. Eles desenvolveram um aplicativo que traduz texto e fala para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) usando um avatar 3D animado chamado Hugo. Transformado em empresa em 2012, Hand Talk colabora com instituições de ensino para integrar Libras nas aulas e foi reconhecida globalmente, inclusive pela ONU, por seu impacto social. A empresa continua a expandir internacionalmente, oferecendo soluções inclusivas para a educação e o mercado coorporativo.

   FÓRUM II
Período de Habilitação: 29/06/2024 às 00:00 a 14/07/2024 às 23:59
UNIDADE II - SEMANA 4 (15/06/2024 - 15/07/2024)

Unidade II – Parte II: Uma empresa social na educação

Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/two-problems-student-start-up-initiatives-must-address-tony-paul  

UNIDADE II – Parte II: Uma empresa social na educação

  • Engajamento comunitário e parcerias
  • Criação de uma ideia de empresa
  • Atividade 2

Ser capaz de desenvolver uma ideia de empresa social voltada ao ensino de química e pivotar a ideia de acordo com as necessidades do momento.

Livros didáticos

  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • MAHAN, H. Química: um curso universitário, 2. Ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1981.

 

Link(s) para pasta(s) que direciona(m) para Slides, vídeos e artigos:

https://drive.google.com/drive/folders/1JYhQOH1jr3Z7HlUVyMqv5hnsA0wUoxWC?usp=share_link

BioAqua surgiu de um projeto de feira de ciências em uma escola de ensino médio na Califórnia, onde estudantes desenvolveram um filtro de água de baixo custo utilizando materiais recicláveis e tecnologia de bioremediação para remover metais pesados da água. Com o sucesso do projeto, eles fundaram a empresa para fornecer soluções sustentáveis de purificação de água para comunidades carentes. BioAqua ganhou reconhecimento e prêmios por sua inovação e impacto social, melhorando a saúde pública e expandindo suas operações globalmente, inspirando outros projetos escolares a se tornarem startups de impacto ambiental e social.

    
Inicia em 29/06/2024 às 0h 0 e finaliza em 14/07/2024 às 23h 59
AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA (15/06/2024 - 15/07/2024)
    
Inicia em 05/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 10/07/2024 às 23h 59
SEGUNDA CHAMADA (15/06/2024 - 15/07/2024)
    
Inicia em 15/07/2024 às 0h 0 e finaliza em 15/07/2024 às 23h 59
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental" (07/08/2018 - 07/08/2018)

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo-Comportamental um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental" (08/08/2018 - 08/08/2018)
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental" (09/08/2018 - 09/08/2018)
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental" (10/08/2018 - 10/08/2018)
Não Haverá Aula - Feriado Dia de Parnaíba (14/08/2018)
Supervisão: apresentação: regulamento do Estágio Profissional e regulamento do SEP (4h) e contrato de trabalho (2h) (15/08/2018 - 15/08/2018)
Planejamento de atividades: definição do dia do grupo de estudos e dinâmica de funcionamento (2h) (16/08/2018 - 16/08/2018)
Grupo de estudos: roda de conversa sobre a documentação e estrutura do relatório (2h) (17/08/2018 - 17/08/2018)

Documentos a serem anexados ao relatório:

Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (21/08/2018 - 21/08/2018)
Supervisão: Discussão sobre triagens e atendimentos psicoterápicos (4h), e apresentação das normas de funcionamento do SEP (2h) (22/08/2018 - 22/08/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (23/08/2018 - 23/08/2018)
Grupo de estudos: discussão dos capítulos 1, 2 e 3 de Wright (2h) (24/08/2018 - 24/08/2018)

1 – Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental

2 – A relação terapêutica: empirismo

3 – Avaliação e formulação

Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (28/08/2018 - 28/08/2018)
Supervisão: TCC para crianças e role play sobre a psicoeducação do modelo cognitivo (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (29/08/2018 - 29/08/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (30/08/2018 - 30/08/2018)
Grupo de estudos: capítulos 4, 5 e 6 de Wright (2h) (31/08/2018 - 31/08/2018)

4 – Estruturação e educação

5 – Trabalhando com pensamentos automáticos

6 – Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas

Reposição do grupo de estudos do feriado de 07/09 (2h): Capítulos 7 e 8 de Wright (03/09/2018 - 03/09/2018)
7 – Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação; 8 – Modificando esquemas
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (04/09/2018 - 04/09/2018)
Supervisão: avaliação em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (05/09/2018 - 05/09/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (06/09/2018 - 06/09/2018)
Não Haverá Aula – Feriado dia da independência (07/09/2018)
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (11/09/2018 - 11/09/2018)
Supervisão: Discussão e role play sobre triagem (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (12/09/2018 - 12/09/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (13/09/2018 - 13/09/2018)
Grupo de estudos: capítulos 9 e 10 de Wright (2h) (14/09/2018 - 14/09/2018)

9 – Problemas e dificuldades comuns: aprendendo com os desafios da terapia

10 – Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos

Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (18/09/2018 - 18/09/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (19/09/2018 - 19/09/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (20/09/2018 - 20/09/2018)
Grupo de estudos: capítulo 11 de Wright e capítulo 1 de Stallard (2h) (21/09/2018 - 21/09/2018)

Capítulo 11 (Wright) – Desenvolvendo competências em terapia cognitivo-comportamental

Capítulo 1 (Stallard) – Visão geral

Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (25/09/2018 - 25/09/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (26/09/2018 - 26/09/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (27/09/2018 - 27/09/2018)
Grupo de estudos: capítulos 2 e 3 de Stallard (2h) (28/09/2018 - 28/09/2018)

2 – Engajamento e prontidão para a mudança

3 – Formulações

Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (02/10/2018 - 02/10/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (03/10/2018 - 03/10/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (04/10/2018 - 04/10/2018)
Grupo de estudos: capítulos 4 e 5 de Stallard (2h) (05/10/2018 - 05/10/2018)

4 – O processo socrático e raciocínio indutivo

5 – Envolvendo os pais na TCC focada na criança

Reposição do grupo de estudos do feriado de 12/10 (2h): Capítulos 6 e 7 de Stallard (08/10/2018 - 08/10/2018)
6 – O processo da TCC focada na criança; 7 – Adaptando a TCC à criança
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (09/10/2018 - 09/10/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (10/10/2018 - 10/10/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (11/10/2018 - 11/10/2018)
Não Haverá Aula – Feriado dia da Padroeira do Brasil (12/10/2018)
Reposição do grupo de estudos do feriado de 19/10 (16/10/2018 - 16/10/2018)
Aula Extra.
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (16/10/2018 - 16/10/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (17/10/2018 - 17/10/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (18/10/2018 - 18/10/2018)
Não Haverá Aula – Feriado dia do Piauí (19/10/2018)
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (23/10/2018 - 23/10/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (24/10/2018 - 24/10/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (25/10/2018 - 25/10/2018)
Grupo de estudos (2h) (26/10/2018 - 26/10/2018)
Reposição do grupo de estudos do feriado de 02/11 (2h) (29/10/2018 - 29/10/2018)
Aula Extra.
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (30/10/2018 - 30/10/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (31/10/2018 - 31/10/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (01/11/2018 - 01/11/2018)
Não Haverá Aula – Feriado dia de finados (02/11/2018)
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (06/11/2018 - 06/11/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (07/11/2018 - 07/11/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (08/11/2018 - 08/11/2018)
Grupo de estudos (2h) (09/11/2018 - 09/11/2018)
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (13/11/2018 - 13/11/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (14/11/2018 - 14/11/2018)
Não Haverá Aula – Feriado Proclamação da República (15/11/2018)
Grupo de estudos (2h) (16/11/2018 - 16/11/2018)
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (20/11/2018 - 20/11/2018)
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h) (21/11/2018 - 21/11/2018)
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h) (22/11/2018 - 22/11/2018)
Grupo de estudos (2h) (23/11/2018 - 23/11/2018)
Aula extra - Avaliação devolutiva dos relatórios (6h) (23/11/2018 - 23/11/2018)
- Geice - Christian - Cleber - Jefferson
Aula extra - Avaliação devolutiva dos relatórios (4h) (26/11/2018 - 26/11/2018)
- Lainny
Aula extra - Avaliação devolutiva dos relatórios (4h) (27/11/2018 - 27/11/2018)
- Ana Paula - Andresa - Geovane - Hiago
Avaliação da disciplina (4h) (28/11/2018 - 28/11/2018)
Realização de triagens (29/11/2018 - 29/11/2018)
Realização de triagens e encerramento (30/11/2018 - 30/11/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (04/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (05/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (06/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (07/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (11/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (12/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
07 08 09 10 15 16 17 21 22 23 24 28 29 30 31 03 04 05 06 11 12 13 14 18 19 20 21 25 26 27 28 02 03 04 05 08 09 10 11 15 16 17 18 23 24 25 26 29 30 31 01 06 07 08 09 13 14 16 20 21 22 23 26 27 28 29 30
1 2014912**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 0 4 0 2 0 0 0 0 2 0 4 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 30
2 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 18
3 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0 1 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
4 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
5 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015900**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
7 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
9 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015902**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 2 AM
2 2014912**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 28 AM
3 2015902**** 8,5 8,5 8,5 8,5 8.5 5 AM
4 2015901**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2015902**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 10 AM
6 2015900**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 10 AM
7 2015900**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 18 AM
8 2015902**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 12 AM
9 2015902**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 15 AM
10 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Elaboração do projeto do Estágio Profissional em Psicologia: problematização da realidade, definição dos objetivos, das metodologias de intervenção e de avaliação do estágio. Atividades desenvolvidas com supervisão acadêmica e também, preferencialmente, local. Em Estágio Profissional em Psicologia I, ênfase em Saúde Coletiva, inserção prioritária em comunidades, instituições e contextos rurais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 - EMENTA<br />Integração teórico-prática de conhecimentos, habilidades e atitudes para uma prática profissional a ser desenvolvida em contextos comunitários e/ou instituições formais ou informais. Elaboração do projeto de Estágio Profissional em Psicologia. Atividades desenvolvidas com supervisão e, preferencialmente, local.<br /><br />2 – OBJETIVOS<br />Geral:<br />• Elaborar o projeto de Estágio Profissional I, de acordo com as demandas encontradas no trabalho de campo.<br /><br />Específicos:<br />• Realizar triagem;<br />• Desempenhar acolhimento e co-responsabilização do cuidado;<br />• Realizar avaliação psicológica: entrevista clínica, aplicação de testes; laudos, relatórios e pareceres;<br />• Realizar atendimento clínico individual, em grupo e familiar em diferentes faixas etárias;<br />• Realizar reuniões periódicas com a equipe do SEP para organização das ações/atividades do serviço;<br />• Realizar orientação e aconselhamento de paciente, familiares e cuidadores, de forma individual e/ou grupal; <br />• Desempenhar atividades voltadas para prevenção e promoção de saúde.<br />3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO<br />• Instrumentos de avaliação e elaboração de documentos psicológicos;<br />• Problematizar o campo de estágio e analisar criticamente as estratégias de intervenção desenvolvidas;<br />• Supervisão de triagem e de casos de acordo com a demanda.<br />4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO<br />Supervisão dos atendimentos em grupo visando a aprendizagem social, roda de debate.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Pontualidade, assiduidade às diferentes atividades do estágio (atendimentos e supervisões) e avaliação individual - elaboração do relatório final.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Indicada de acordo com as demandas dos atendimentos psicoterápicos<br /><br />
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/08/2018
07/08/2018
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental"
08/08/2018
08/08/2018
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental"
09/08/2018
09/08/2018
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental"
10/08/2018
10/08/2018
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental"
14/08/2018
14/08/2018
Não Haverá Aula - Feriado Dia de Parnaíba
15/08/2018
15/08/2018
Supervisão: apresentação: regulamento do Estágio Profissional e regulamento do SEP (4h) e contrato de trabalho (2h)
16/08/2018
16/08/2018
Planejamento de atividades: definição do dia do grupo de estudos e dinâmica de funcionamento (2h)
17/08/2018
17/08/2018
Grupo de estudos: roda de conversa sobre a documentação e estrutura do relatório (2h)
21/08/2018
21/08/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
22/08/2018
22/08/2018
Supervisão: Discussão sobre triagens e atendimentos psicoterápicos (4h), e apresentação das normas de funcionamento do SEP (2h)
23/08/2018
23/08/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
24/08/2018
24/08/2018
Grupo de estudos: discussão dos capítulos 1, 2 e 3 de Wright (2h)
28/08/2018
28/08/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
29/08/2018
29/08/2018
Supervisão: TCC para crianças e role play sobre a psicoeducação do modelo cognitivo (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
30/08/2018
30/08/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
31/08/2018
31/08/2018
Grupo de estudos: capítulos 4, 5 e 6 de Wright (2h)
03/09/2018
03/09/2018
Reposição do grupo de estudos do feriado de 07/09 (2h): Capítulos 7 e 8 de Wright
04/09/2018
04/09/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
05/09/2018
05/09/2018
Supervisão: avaliação em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
06/09/2018
06/09/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
07/09/2018
07/09/2018
Não Haverá Aula – Feriado dia da independência
11/09/2018
11/09/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
12/09/2018
12/09/2018
Supervisão: Discussão e role play sobre triagem (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
13/09/2018
13/09/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
14/09/2018
14/09/2018
Grupo de estudos: capítulos 9 e 10 de Wright (2h)
18/09/2018
18/09/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
19/09/2018
19/09/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
20/09/2018
20/09/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
21/09/2018
21/09/2018
Grupo de estudos: capítulo 11 de Wright e capítulo 1 de Stallard (2h)
25/09/2018
25/09/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
26/09/2018
26/09/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
27/09/2018
27/09/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
28/09/2018
28/09/2018
Grupo de estudos: capítulos 2 e 3 de Stallard (2h)
02/10/2018
02/10/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
03/10/2018
03/10/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
04/10/2018
04/10/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
05/10/2018
05/10/2018
Grupo de estudos: capítulos 4 e 5 de Stallard (2h)
08/10/2018
08/10/2018
Reposição do grupo de estudos do feriado de 12/10 (2h): Capítulos 6 e 7 de Stallard
09/10/2018
09/10/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
10/10/2018
10/10/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
11/10/2018
11/10/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
12/10/2018
12/10/2018
Não Haverá Aula – Feriado dia da Padroeira do Brasil
16/10/2018
16/10/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
16/10/2018
16/10/2018
Reposição do grupo de estudos do feriado de 19/10
17/10/2018
17/10/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
18/10/2018
18/10/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
19/10/2018
19/10/2018
Não Haverá Aula – Feriado dia do Piauí
23/10/2018
23/10/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
24/10/2018
24/10/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
25/10/2018
25/10/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
26/10/2018
26/10/2018
Grupo de estudos (2h)
29/10/2018
29/10/2018
Reposição do grupo de estudos do feriado de 02/11 (2h)
30/10/2018
30/10/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
31/10/2018
31/10/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
01/11/2018
01/11/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
02/11/2018
02/11/2018
Não Haverá Aula – Feriado dia de finados
06/11/2018
06/11/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
07/11/2018
07/11/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
08/11/2018
08/11/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
09/11/2018
09/11/2018
Grupo de estudos (2h)
13/11/2018
13/11/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
14/11/2018
14/11/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
15/11/2018
15/11/2018
Não Haverá Aula – Feriado Proclamação da República
16/11/2018
16/11/2018
Grupo de estudos (2h)
20/11/2018
20/11/2018
Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
21/11/2018
21/11/2018
Supervisão de estágio e revisão dos conceitos básicos em TCC (4h). Atendimento psicoterápico (1h) e síntese do atendimento (1h)
22/11/2018
22/11/2018
Planejamento de atividades (1h) e relatório de estágio (1h)
23/11/2018
23/11/2018
Grupo de estudos (2h)
23/11/2018
23/11/2018
Aula extra - Avaliação devolutiva dos relatórios (6h)
26/11/2018
26/11/2018
Aula extra - Avaliação devolutiva dos relatórios (4h)
27/11/2018
27/11/2018
Aula extra - Avaliação devolutiva dos relatórios (4h)
28/11/2018
28/11/2018
Avaliação da disciplina (4h)
29/11/2018
29/11/2018
Realização de triagens
30/11/2018
30/11/2018
Realização de triagens e encerramento
04/12/2018
04/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
05/12/2018
05/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
06/12/2018
06/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
07/12/2018
07/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
11/12/2018
11/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
12/12/2018
12/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
Avaliações
Data Descrição
12/09/2018 1ª Avaliação
03/10/2018 2ª Avaliação
31/10/2018 3ª Avaliação
14/11/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Estágio Profissional I e Seminário de Práticas I 21/08/2018
Estágio Profissional I e Seminário de Práticas I 10/08/2018
Estágio Profissional I e Seminário de Práticas I 05/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1286 26/04/2025 02:48