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PPGAF001 - SEMINÁRIOS II - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Palestra Conhecimento Científico (16/08/2018 - 16/08/2018)
Palestra de abertura do semestre (30/08/2018 - 30/08/2018)
   Plano de curso-Seminário_2018-2.docx 
Apresentação das bases de indexação (30/08/2018 - 30/08/2018)
as apresentações dos seminários dos alunos matriculados (30/08/2018 - 13/12/2018)
Apresentação da disciplina. Sorteio ordem Seminários. (27/09/2018 - 27/09/2018)
Estrutura do Projeto ? Método Científico (25/10/2018 - 25/10/2018)
Critérios de Avaliação ? Bases Indexadoras (22/11/2018 - 22/11/2018)
Apresentação estrutura do projeto ? Everaldo (13/12/2018 - 13/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2018100**** 9,2 9.2 0 AM
3 2017100**** 7,4 7.4 0 AM
4 2018100**** 8,2 8.2 0 AM
5 2018100**** 9,8 9.8 0 AM
6 2018100**** 8,7 8.7 0 AM
7 2018100**** 9,6 9.6 0 AM
8 2018100**** 8,5 8.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina tem a função de proporcionar uma visão geral das discussões na área de Fitotecnia, sem a fixação de um tema específico. Os seminários serão ministrados por professores da UFPI e de outras instituições convidados pelo coordenador da disciplina. É obrigatória a participação dos alunos matriculados, salvo justificativas do orientador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Proporcionar uma visão geral das discussões na área de ciência do solo com seminários ministrados pelos próprios alunos do curso. Melhoria no planejamento e escrita científica. Desenvolver técnicas para falar em público. Aproximar todos os docentes do programa aos diferentes projetos que estão sendo executados.

A disciplina será ministrada utilizando-se de aulas expositivas, grupos de discussão e seminários.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação final será feita com duas avaliações:

1ª) Escrita e Apresentação do projeto Seminários I (10pts);

Didática na apresentação do projeto:

• Os discentes serão os responsáveis pela instalação e funcionamento dos auxílios audiovisuais escolhidos para as apresentações;
• Cada seminário deverá ocorrer ente 20 e 25 minutos, com mais 20 minutos para arguições;
• Serão avaliados itens como postura, qualidade de slides, domínio do conteúdo e desenvoltura durante a arguição.
• Compte ao aluno e orientador, selecionar dois membros para participar como avaliadores do projeto escrito e da apresentação, sendo obrigatório a presença do orientador e dois membros avaliadores (ficha de avaliação anexa).

2ª) Apresentação do Seminário de tema livre Seminários II (10pts);

Didática na apresentação de seminários:

• Artigos deverão ter sido publicados de 2015 a 2018 em revistas de conceitos A1, A2 ou B1.
• Os discentes serão os responsáveis pela instalação e funcionamento dos auxílios audiovisuais escolhidos para as apresentações;
• Cada seminário deverá ocorrer ente 20 e 25 minutos, com mais 20 minutos para arguições;
• Serão avaliados itens como postura, qualidade de slides, domínio do conteúdo e desenvoltura durante a arguição.
3ª) Avaliação do Seminário de tema livre e do projeto Seminários I e II (10pts);
• Os discentes farão a avaliação crítica escrita das apresentações, considerando os critérios de avaliação (ficha de avaliação anexa).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ADAS, Eduardo e GALVÃO, Joni. Superapresentações - Como vender ideias e conquistar audiências. São Paulo: Panda Books, 2011
HINDLE, Tim. Como fazer apresentações. Tradução por César Taylor da Costa. 2ª. ed. São Paulo: Publifolha, 1999. Tradução de:Making Presentations - 1998
KALISH, Karen. Como fazer apresentações espetaculares. Tradução por Marcelo Filardi Ferreira. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Tradução de: How to give a terrific presentation – 1997
MACHADO, Andréa Monteiro de Barros. Falando muito bem em público. São Paulo: Makron Books, 1999
MARCHETTI, Sérgio Henrique. Falar em público e comunicar... é só começar. Belo Horizonte: Santa Clara, 1999
POLITO, Reinaldo. A influência da emoção do orador no processo de conquista dos ouvintes. São Paulo: Saraiva, 2001
POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 11ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 76ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
POLITO, Reinaldo. Como preparar boas palestras e apresentações. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1997
POLITO, Reinaldo. Um jeito bom de falar bem: como vencer na comunicação. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2001
POLITO, Reinaldo. Vença o medo de falar em público. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva, 1999
RIBEIRO Filho, Frederico. Socorro! O auditório tá cheio. Belo Horizonte: 2010
SAGMAN, Stephen W. Microsoft PowerPoint 7 for Windows 95: guia autorizado Microsoft. Tradução por João Eduardo Nóbrega Tortello. São Paulo: Makron Books, 1996. Tradução de: Running Microsoft PowerPoint for Windows 95 – 1995
STAYLER, Sharon. Seu corpo fala no trabalho: conquiste seu espaço, crie relacionamentos, inspire e influencie pessoas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012
STEWARD, Chris e WILKINSON, Mike. Tudo que você precisa saber sobre oratória para nunca passar vergonha. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992. Tradução e adaptação de: Bluff Your Way in Public Speaking
VOLPATO, Gilson Luiz. Dicas para a redação científica. 4ª. Ed. Cultura Acadêmica, 2016
VOLPATO, Gilson Luiz. Guia prático para redação científica. Best Writing, 2015
VOLPATO, Gilson Luiz e BARRETO, Rodrigo Egydio. Elabore Projetos Científicos Competitivos: biológicos, exatas e humanas. Best Writing, 2014.
VOLPATO, Gilson Luiz. Método lógico para redação científica. Best Writing, 2011.

SITES RELACIONADOS:
www.periodicos.capes.gov.br
www.webofknowledge.com
www.scopus.com
www.sciencedirect.com
www.scielo.br
www.scholar.google.com.br
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/08/2018
16/08/2018
Palestra Conhecimento Científico
30/08/2018
30/08/2018
Apresentação das bases de indexação
30/08/2018
30/08/2018
Palestra de abertura do semestre
30/08/2018
13/12/2018
as apresentações dos seminários dos alunos matriculados
27/09/2018
27/09/2018
Apresentação da disciplina. Sorteio ordem Seminários.
25/10/2018
25/10/2018
Estrutura do Projeto ? Método Científico
22/11/2018
22/11/2018
Critérios de Avaliação ? Bases Indexadoras
13/12/2018
13/12/2018
Apresentação estrutura do projeto ? Everaldo
Avaliações
Data Descrição
13/12/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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