Metodologia: |
As aulas serão distribuídas da seguinte forma: aulas expositivas cumprirá o papel de apresentar os principais conceitos de Biofísica e relacioná-los com os conteúdos da educação básica, no decorrer dessas aulas o professor provocará os alunos a discutirem as principais consequências das mesmas e como poderemos realizar a transposição didática para o ensino básico; aulas destinadas somente à resolução de problemas na forma de exercícios e criação de novas situações problemas contextualizados com a realidade dos discentes; e aulas onde serão realizados estudos dirigidos, em pequenos grupos, referentes a temas pertinentes à disciplina. Os alunos serão estimulados a realizar apresentações, discussões e construção de mapas conceituais de tópicos pré-selecionados. Serão utilizados recursos, sempre que possível, experimentais e das tecnologias de informação e comunicação como meios para auxiliar a aprendizagem dos alunos a fim de torná-la mais sólida e consistente. |
Bibliografia:
| Básica: - Mourão Júnior, C. A. e Abramov, D. M. Curso de Biofísica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. - Heneide, I. F., Biofísica Básica, Atheneu, São Paulo (1996). - Cromer, A.H. Physics for the Life Science; McGraw-Hill; USA; 1977. - Chung, K. C. Introdução à física nuclear, Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. Complementar: - HEWITT, P. G. Conceptual physics Nona edição. São Francisco: Addison-Wesley, 1992. Trad. Port.: Física Conceitual, Porto Alegre: ARTMED, 2002. - Parkinson, W. D. Introduction to Geomagnetism, Elsevier, 1983. - Hobbie, R.K. Intermediate Physics for medicine and Biology; Jonh Wiley & Sons; USA; 1978. - Marques, G. C. Física: tendências e perspectivas, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2005. - Okuno, E. Caldas, I. Chow, C. Física para Ciencias Biológicas e Biomédicas. Harper & Row do Brasil, São Paulo, 1982. |