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PPGARQ030 - ANTROPOLOGIA E ARQUEOLOGIA - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentações do plano de curso e pessoais. (15/08/2018 - 15/08/2018)
Dinâmica de grupo e exposição do plano de curso.
   Arqueologia para etnólogos 
  História oral como fazer como pensar 
História oral como fazer como pensar
  História oral diferenças 
História oral diferença
  Análise textual discursiva 
Análise textual discursiva
  Teoria da história 
Teoria da história
Evento: Simpósio de Arqueologia (22/08/2018 - 22/08/2018)
Exploração de várias temáticas sobre a atuação profissional no campo da Arqueologia.
Estado da arte da Arqueologia e Antropologia produzida no Brasil. (29/08/2018 - 29/08/2018)
SCHAN, Denise P. Arqueologia para etnólogos. Revista Anuário Antropológico, 2014.(on-line)
Métodos e técnicas em pesquisas Antropológicas. (05/09/2018 - 05/09/2018)
MALINOWSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Introdução)(pp17-34) GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Caps. 1)
Natureza e/ou cultura? (12/09/2018 - 12/09/2018)
LÉVI-STRAUSS. Natureza e Cultura. In. Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982 LÉVI-STRAUSS. C. A Ciência do concreto. In. O Pensamento Selvagem
Cultura material, história, antropologia e patrimônio (19/09/2018 - 19/09/2018)
OLIVEN, Ruben George. A antropologia dos grupos urbanos.Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002 DaMATTA, Roberto. Relativizando; uma introdução a Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 (segunda parte) VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. In. LIMA FILHO, Manuel et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenal: Nova Letra, 2007 LIMA FILHO, Manuel. Entre campos: cultura material, relações sociais patrimônio. In. TAMAZO, Maria Isabela. Et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: Trajetórias e conceitos. Brasília: ABA, 2012
(Re)aproximando os campos: Antropologia Social e Arqueologia Aula 5. (26/09/2018 - 26/09/2018)
OLIVEIRA, João Pacheco de. Para além do horizonte normativo: elementos para uma etnografia dos processos de reconhecimento de territórios indígenas. In. OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015. OLIVEIRA, Jorge Eremites de. (Re)aproximando os campos da Antropologia Social e da Arqueologia no Brasil: etnoarqueologia em laudos antropológicos judiciais sobre terras indígenas em Mato Grosso do Sul. In OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015. ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2002 (Introdução e Cap. 1)
Diálogos antropológicos contemporâneos: gênero, memória e imagem (03/10/2018 - 03/10/2018)
ATHIAS, Renato e FILHO, Manuel Lima . Dos museus etnográficos às etnografias dos museus: o lugar da antropologia na contemporaneidade. In. RIAL, Carmem et al. Diálogos antropológicos contemporâneos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016. ECKERT, Cornélia et al. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. Brasília: ABA, 2015. (Cap.1) CAVALCANTE, Francisca Verônica. Religiosidades e Juventudes em Teresina. In. LUZ, Lila Cristina Xavier et al (orgs.). A condição juvenil em Teresina. Teresina: EDUFPI, 2013.
Introdução ao estudo da História Oral (10/10/2018 - 10/10/2018)
FERREIRA, Marieta de Moraes. História Oral: um inventário das diferenças. In: ENTRE-VISTAS: abordagens e usos da história oral / Marieta de Moraes Ferreira (Coordenação); Alzira Alves de Abreu.... [et al]. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1998. 316 p. il. p.1-13.
Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades (17/10/2018 - 17/10/2018)
MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed: UNIJUÌ, 2007. 224 p. CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-americanos. PUCRS, v. XXVIII n. 1, p. 183-194, junho 2002.
Teoria da História e reabilitação da oralidade: convergência de um processo. (24/10/2018 - 24/10/2018)
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Teoria da História e reabilitação da oralidade: convergência de um processo. In: A aventura (auto) biográfica ? teoria e empiria ? Maria Helena Menna Barreto Abrahão (Org.). EDIPUCRS, Porto Alegre, 2004. P. 37-74.
O lugar da Memória e da História Oral na Arqueologia Contextual e simbólica (31/10/2018 - 31/10/2018)
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. Seleção [de textos Alessandro Portelli e Ricardo Santhiago; Tradução Fernando Luiz Cássio e Ricardo Santhiago] ? São Paulo: Letra e Voz, 2010 ? (Coleção ideias)
Projeto de História Oral (07/11/2018 - 07/11/2018)
BOM MEIHY, José Carlos Sebe e HOLANDA, Fabíola. ?Projeto de história oral?. In: História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: contexto, 2007.
Usos e abusos da história oral (14/11/2018 - 14/11/2018)
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2006.
Transcrição de entrevistas (21/11/2018 - 21/11/2018)
Aspectos metodológicos da História Oral como recurso para a Arqueologia contextual
Escolha do entrevistado e execução da entrevista (28/11/2018 - 28/11/2018)
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. SP: UNESP, 1992.
Elaboração de metatexto (05/12/2018 - 05/12/2018)
Apresentação do metatexto (12/12/2018 - 12/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12
1 2018100**** 0 0 0 0 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2018100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2018100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 3 AM
2 2018100**** 9,5 9,5 9,5 9,5 9.5 2 AM
3 2018100**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 2 AM
4 2018100**** 9,0 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Antropologia: Noções teóricas e metodológicas da antropologia. Simbolismo e Cultura Material: objetos e formas de classificação. Tempo, Espaço, Pessoa, Paisagem e Patrimônio. Arqueologia e Processo de Simbolização. O fazer Etnografia. Antropologia, Cultura Material e dimensão simbólica. Etnoarqueologia, Antropologia e História. Arqueologia: Noções teóricas e metodológicas da História Oral aplicada à Arqueologia. Fontes orais e o registro arqueológico. Os processos de formação do registro oral. As noções de tempo e espaço em uma arqueologia contextual e simbólica. As dimensões tecnológicas, utilitárias e simbólicas da cultural material. A práxis arqueológica da memória: conservação, pesquisa, patrimônio e sustentabilidade. A arqueologia e memória em terras indígenas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: •Aulas expositivas e dialogadas. Vídeos etnográficos e documentários. Estudo de texto. Discussão em grupo. Seminários. Elaboração de projetos de entrevistas. Produção de caderno de campo e de textos, de entrevistas, de metatextos e de artigos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Produção de um caderno de campo. Vale DEZ PONTOS (5,0).
• Participação nas aulas. Vale CINCO PONTOS (10,0).
• Elaboração de projeto de entrevista. Realização de entrevista com sujeitos da pesquisa ou com um profissional da área. Transcrição da entrevista. Produção de meta-texto. VALE DEZ PONTOS (5,0).
• Produção e apresentação do artigo (10,0)
• A disciplina terá como valor máximo TRINTA (30,0) PONTOS. A média final será a soma dos pontos dos divididos por três (03).
Horário de atendimento: de segunda, terça e sexta de 14 às 18h.
Bibliografia: Aula 1. Apresentação do Curso – Antropologia e Arqueologia
SCHAN, Denise P. Arqueologia para etnólogos. Revista Anuário Antropológico, 2014.(on-line)
SYMANSKI, Luís Cláudio Pereira. ARQUEOLOGIA – ANTROPOLOGIA OU HISTÓRIA?
Origens e tendências de um debate epistemológico In.ARQUEOLOGIA – ANTROPOLOGIA https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/article/download/.../3244
STOCKING, George W. Jr. (org. e introdução). A formação da Antropologia Americana, 1883-1911: Antropologia /Franz Boas. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora UERJ, 2004. ( Parte 1)
Natureza e Cultura? Um Olhar Antropológico
Aula 2.
MALINOWSKI, B. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (Introdução)(pp17-34)
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. (Caps. 1)
Aula3.
LÉVI-STRAUSS. Natureza e Cultura. In. Estruturas Elementares do Parentesco. Petrópolis: Vozes, 1982
LÉVI-STRAUSS. C. A Ciência do concreto. In. O Pensamento Selvagem
Cultura Material, História, Antropologia e Patrimônio.
Aula 4.
OLIVEN, Ruben George. A antropologia dos grupos urbanos.Petrópolis,RJ: Editora Vozes, 2002
DaMATTA, Roberto. Relativizando; uma introdução a Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1997 (segunda parte)
VELHO, Gilberto. Patrimônio, negociação e conflito. In. LIMA FILHO, Manuel et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenal: Nova Letra, 2007
LIMA FILHO, Manuel. Entre campos: cultura material, relações sociais patrimônio. In. TAMAZO, Maria Isabela. Et al (Orgs.). Antropologia e patrimônio cultural: Trajetórias e conceitos. Brasília: ABA, 2012
(Re)aproximando os campos: Antropologia Social e Arqueologia
Aula 5.
OLIVEIRA, João Pacheco de. Para além do horizonte normativo: elementos para uma etnografia dos processos de reconhecimento de territórios indígenas. In. OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015.
OLIVEIRA, Jorge Eremites de. (Re)aproximando os campos da Antropologia Social e da Arqueologia no Brasil: etnoarqueologia em laudos antropológicos judiciais sobre terras indígenas em Mato Grosso do Sul. In OLIVEIRA, João Pacheco de et al (orgs.). Laudos antropológicos em perspectiva. Brasília: ABA, 2015.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas,SP: Editora da Unicamp, 2002 (Introdução e Cap. 1)
Aula 6
Diálogos antropológicos contemporâneos: gênero, memória e imagem
ATHIAS, Renato e FILHO, Manuel Lima . Dos museus etnográficos às etnografias dos museus: o lugar da antropologia na contemporaneidade. In. RIAL, Carmem et al. Diálogos antropológicos contemporâneos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Antropologia, 2016.
ECKERT, Cornélia et al. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. Brasília: ABA, 2015. (Cap.1)
CAVALCANTE, Francisca Verônica. Religiosidades e Juventudes em Teresina. In. LUZ, Lila Cristina Xavier et al (orgs.). A condição juvenil em Teresina. Teresina: EDUFPI, 2013.
SEU ARTIGO PROFa. AMPARO
Exibição de vídeos: “Jovem de Santo” e “Ervas Medicinais”.

REFERÊNCIAS DO SEGUNDO MÓDULO: ARQUEOLOGIA (30h)
Aula 12. Introdução ao estudo da História Oral
História Oral como campo de pesquisa
Aula 13. Narrativa e história oral
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Narrativa e história oral. In: Humanas, Porto Alegre, v.19/20, n.1/2, p.115-126, 1996-1997.
Aula 14: História oral: um inventário das diferenças
FERREIRA, Marieta de Moraes. História Oral: um inventário das diferenças. In: ENTRE-VISTAS: abordagens e usos da história oral / Marieta de Moraes Ferreira (Coordenação); Alzira Alves de Abreu.... [et al]. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getulio Vargas, 1998. 316 p. il. p.1-13.
Aula 15: Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades.
MORAES, Roque & GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed: UNIJUÌ, 2007. 224 p.
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades. Estudos Ibero-americanos. PUCRS, v. XXVIII n. 1, p. 183-194, junho 2002.
Aula 16: Teoria da História e reabilitação da oralidade: convergência de um processo.
CONSTANTINO, Núncia Santoro de. Teoria da História e reabilitação da oralidade: convergência de um processo. In: A aventura (auto) biográfica – teoria e empiria – Maria Helena Menna Barreto Abrahão (Org.). EDIPUCRS, Porto Alegre, 2004. P. 37-74.
O lugar da Memória e da História Oral na Arqueologia Contextual e simbólica
Aula 17: Ensaios de História oral
PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. Seleção [de textos Alessandro Portelli e Ricardo Santhiago; Tradução Fernando Luiz Cássio e Ricardo Santhiago] – São Paulo: Letra e Voz, 2010 – (Coleção ideias)
Aula 18: Projeto de História Oral
BOM MEIHY, José Carlos Sebe e HOLANDA, Fabíola. “Projeto de história oral”. In: História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: contexto, 2007.
Aula 19: Usos e abusos da história oral
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína (org.). Usos e abusos da História Oral. 6ª ed. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2006.
Aula 20: Transcrição de entrevistas
Aspectos metodológicos da História Oral como recurso para a Arqueologia contextual
Aula 21: Escolha do entrevistado e execução da entrevista
Aula 22: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Aula 23: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. SP: UNESP, 1992.
Aula 24: Elaboração de metatexto
Aula 25: Apresentação do metatexto

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
CARVALHO, Maria do Amparo Alves de. História e repressão: fragmentos de uma memória oculta em meio às tensões entre a Igreja Católica e o Regime Militar em Teresina. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) Departamento de Ciências Humanas e Letras, UFPI, Teresina, 2006.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. 5. ed. revis. e ampl. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MORAES, José Geraldo Vinci de; REGO, José Marcio. Conversa com historiadores brasileiros. São Paulo: Editora 34, 2002.
MONTENEGRO, Antonio Torres. História, Metodologia, Memória. São Paulo: Contexto, 2010.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do. Cidade sob o fogo: modernização e violência policial em Teresina (1937-1945). Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2002.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História – História e Cultura. PUC-SP, n 17 1998.
ALVES-MAZZOTTI, Alda; GEWANDSZANJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2000.
BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BRUNNET, VIDAL E VOUVÉ. Conservation de l’art rupestre: deux études, glossaire illustré. Paris: UNESCO, 1985, p 1-65.
CANEVA, Giulia; SALVADORI, Ornella. La dégradation e la conservation de la Pierre. UNESCO, n. 16, 1996, p 187-209.
CARVALHO, E. de Assis (org.) Antropologia Econômica. (M. Sahlins, M. Godelier, C. Meillassoux, P.PH. REY, J. S. Kahn, R. Batra). São Paulo: Editora Ciências Humanas Ltda, 1978.
COULON, Alain. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.
CLIFFORD, James. Sobre a autoridade etnográfica. In: A experiência etnográfica: Antropologia e Literatura no século XX. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 1998, p. 13-42.
DaMATTA, Roberto. Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arqueologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
DESCARTES, René. Discurso do Método: regras para a direção do espírito. São Paulo: Martin Claret, 2005.
FEYERANBEND, Paul. Contra o método. Lisboa : Relógio D’água, 1993.
FLEYSCHER, Soraya et all (orgs). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Editora Letras Livres, UNB, 2010.
FREYRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 2000.
GEERTZ, Clifford. “Uma descrição densa”. In: Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 1989, p. 13-41.
GEERTZ, Clifford. Nova luz sobre a Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
GIL, A. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2001. GRIAULE, Marcel. El Método de la Etnografia. Buenos Aires: Editora Nova, 1969.
GROSSI, Mirian Pillar et all (orgs). Conferências e diálogos: saberes e práticas antropológicas. Blumenau: Nova Letra, 2007.
HIRANO, Sedi. Pesquisa social: projeto e planejamento. São Paulo. T. A. Queiroz, 1979.
HODDER, Ian. Interpretación en Arqueología. Barcelona. Crítica, 1998.
JACOBINI, Maria L. de Paiva. Metodologia do trabalho Acadêmico. Campinas: Ed. Alínea, 2003.
KAUFMENN, Felix. Metodologia das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
KHUN, Thomas. A estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1996. LAVILE, Cristian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, Belo Horizonte: Ed UFMG, 1999.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas : Papirus, 1989.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Minhas palavras. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MAGNANI, José G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. IN: Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 17, n. 49, junho/2002, p. 11-29.
MacRAE, Donald G. As idéias de Max Weber. São Paulo: Cultrix, 1988.
MALINOWSKI, B. Objeto, método e alcance desta pesquisa. In: Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976.
MAMEDE, Mario. Atividades de Educação Patrimonial em uma Festa Agropecuária. Disponível em [www.webartigos.com], acessado em 03.03.2009.
Fonte:[http://www.webartigos.com/articles/15051/1/Atividades-de-Educacao-Patrimonial-em-uma-Festa-Agropecuaria/pagina1.html#ixzz0xXjmAxgg]
MARTIN, G. Pré-História do Nordeste do Brasil. 5ª Ed. Recife: UFPE, 2008.
OLIVEN, Ruben George. A Antropologia de Grupos Urbanos. Petrópolis: Vozes, 1995.
OLIVEIRA, Roberto Cardoso. Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1988.
ORIÁ, Ricardo. Educação Patrimonial: conhecer para preservar. Disponível em [www.educacional.com.br].
PEIRANO, Mariza. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1995.
PEIRANO, Mariza (org). O Dito e o Feito: Ensaio de Antropologia dos Rituais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2002 (Cap. 1).
PESSIS, A. M. Imagens da Pré-História. PNSC, São Raimundo Nonato (PI): FUMDHAM, Petrobrás, 2003.
PROUS, A. Arqueologia brasileira. Brasília: EDUnB, 1992.
QUEIROZ, Moema Nascimento. A educação patrimonial como instrumento de cidadania. Disponível em [www.revistamuseu.gov.br]. Acessado em 7.11.2007.
QUEIROZ, Moema Nascimento. Preservação do Patrimônio através da Educação Patrimonial: uma experiência com profissionais da Rede Pública de Ensino de Itabirito/MG. Rev. Brasileira de Arqueometria Restauração Conservação – ARC. Ed. Especial, n. 1, março/2006. Resumos do III Simpósio de Técnicas Avançadas em Conservação de Bens Culturais, Olinda, 2006.AERPA Editora. Disponível em [www.restaurabr.org/arc/arc0pdf/1001]
RANWELL, Derek. “Movement of Vegetated Sand Duns at Newborough Warren, Anglesy”. Journal of Ecology, vol. 46, nº 1, mar/1958, p 83-100.
SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.
SCHIAVINI, A. L.; PEREZ, R. A. « O Sambaqui da Amizade e o lençol conchífero natural da Jabuticabeira. Um olhar epistemológico da Arqueologia”. Canindé, n. 8. Canindé do São Francisco (SE): MAX, UFS, CHESF, Petrobras, dez/2006. (Ed digital: ISSN 1809-8975).
SILVA, Gláucia (org). Antropologia extramuros: novas responsabilidades sociais e políticas dos antropólogos. Brasília: Paralelo 15, 2008.
THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica : Investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1980.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, Editores Associados, 1992.
WEBER, Max. The Methodology of the Social Science. Glencoe: The Free Press, 1949.
WEBER, Max. Conceitos básicos de Sociologia. São Paulo: Ed. Moraes, 1987.
WATSON, P. J.; LEBLANC, S. J. ; REDMAN, C. L. El método científico en Arqueología.





Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2018
15/08/2018
Apresentações do plano de curso e pessoais.
22/08/2018
22/08/2018
Evento: Simpósio de Arqueologia
29/08/2018
29/08/2018
Estado da arte da Arqueologia e Antropologia produzida no Brasil.
05/09/2018
05/09/2018
Métodos e técnicas em pesquisas Antropológicas.
12/09/2018
12/09/2018
Natureza e/ou cultura?
19/09/2018
19/09/2018
Cultura material, história, antropologia e patrimônio
26/09/2018
26/09/2018
(Re)aproximando os campos: Antropologia Social e Arqueologia Aula 5.
03/10/2018
03/10/2018
Diálogos antropológicos contemporâneos: gênero, memória e imagem
10/10/2018
10/10/2018
Introdução ao estudo da História Oral
17/10/2018
17/10/2018
Pesquisa histórica e análise de conteúdo: pertinência e possibilidades
24/10/2018
24/10/2018
Teoria da História e reabilitação da oralidade: convergência de um processo.
31/10/2018
31/10/2018
O lugar da Memória e da História Oral na Arqueologia Contextual e simbólica
07/11/2018
07/11/2018
Projeto de História Oral
14/11/2018
14/11/2018
Usos e abusos da história oral
21/11/2018
21/11/2018
Transcrição de entrevistas
28/11/2018
28/11/2018
Escolha do entrevistado e execução da entrevista
05/12/2018
05/12/2018
Elaboração de metatexto
12/12/2018
12/12/2018
Apresentação do metatexto
Avaliações
Data Descrição
26/09/2018 1ª Avaliação
31/10/2018 2ª Avaliação
28/11/2018 3ª Avaliação
19/12/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Ausência na aula de ontem e mais 29/11/2018
Cronograma de nossa disciplina 21/11/2018
Nossa aula de 19/09/18 12/09/2018
Nossa aula de amanhã,12/09/18 11/09/2018
Textos para aula de amanhã, 05/09/18 04/09/2018
Adiada a aula de hoje em função do evento 22/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 01:27