Metodologia: |
Apresentar o estudante aos conceitos e princípios básicos da Administração e Organização de Empresas com ênfase na ação empreendedora, com o intuito de instigar a possibilidade de atuação profissional autônoma. Desenvolver a percepção das principais idéias da administração, numa perspectiva de Qualidade, Motivação, Liderança e de uma Administração Estratégica. Compreender os Paradigmas da Administração, numa visão da Administração Participativa, da Reengenharia de Processos, do Empreendedorismo, de Bechmarking, da Realidade Virtual, da Globalização, da Ética e Responsabilidade Social. HABILIDADES Estabelecer as diferenças entre a teoria e a prática da administração. Definir motivação, reconhecer os tipos de motivação, simulando algumas ações possíveis. Definir liderança como processo interpessoal, dentro de um estudo de caso. Diagnosticar e reconhecer as características pessoais associadas à liderança. Reconhecer os conceitos de estratégias, planejamento estratégico e administração estratégica, em empresas da área de informática. Elaborar, implementar e avaliar estratégias organizacionais para empresas na área de informática.
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Bibliografia:
| CELINSKI, Lesze. Guia Para diagnóstico em Administração de Recursos Humanos. Petrópolis: Vozes, 1994.
CHIAVENATO, Idalberto, (1998), Teoria Geral da Administração. S. Paulo: Makron Books.
DEGEN, Ronald. O Empreendedor: Fundamentos da Iniciativa Empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1989.
DRUCKER, Peter. Fator Humano e Desempenho, São Paulo: Pioneira, 2002.
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