Metodologia: |
- Aulas expositivas e dialogadas. - Leitura de textos. - Atividades práticas. Seminários e debates. - Análise de casos.
A disciplina será desenvolvida por meio de atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando a reflexão sobre a prática docente, estimulando o aluno a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária a leitura dos textos indicados, a realização das atividades sugeridas, os encontros em sala de aula e a participação efetiva nas discussões.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado individualmente, considerando-se os seguintes critérios: frequência às aulas, participação nas discussões e qualidade dos trabalhos (conteúdo, redação e apresentação).
- Avaliação qualitativa: frequência e participação nas discussões propostas ....... 1 ponto - Plano de curso e plano de aula ........................................................................... 4 pontos - Aula simulada/prática docente ............................................................................ 5 pontos
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA:
DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.
GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137. MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003. MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.
______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX, Teresina, 2012. VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991. VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123. |