-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA (19/02/2019 - 14/03/2019)
1.1. Educação: alguns elementos da sua história 1.2. Adorno e a defesa de uma educação emancipatória 1.3. Mapeando a sociologia da educação: uma perspectiva crítica das desigualdades
   Breve relato da Educação 
Prezadx alunx, Segue, em anexo, texto para nossa próxima aula. Façam a leitura, teremos atividade avaliativa. Abraço,
  Texto 2_Educação e emancipação 
Prezadx alunx, Segue o texto de nossa próxima aula. Favor, leiam atentamente porque teremos atividade avaliativa sobre ele. Detalhe, isso não é um bilhete. Abraço fraterno,
  Texto 3 para aula 07.03.19 
Prezadx alunx, Esse é o texto que iremos discutir, após finalizar o anterior "educação e emancipação. Abraço,
  Atividade do dia 12.03.19 
Carx gente de cores, Embora não haja aula na sala, deixo a seguinte atividade para realizarem no dia 12.03. Vocês irão escolher entre os tipo fáceis e rápidos de fazer animação, do capítulo 3, da cartilha que vai em anexo. Entre esses tipos vocês podem escolher: 1. dobradinha; 2. bloquinho animado (flip book). O intuito dessa atividade é fazer com que vocês comecem a perceber como é o processo de animação. Receberei na quinta-feira, dia 14.03. Abraços e até a volta.
  Texto 5_ unidade 2 
Prezs. Seguem os textos de nossas próximas aulas. Abraço,
2. EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (19/03/2019 - 25/04/2019)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Os sujeitos da educação: interagindo com Judith Butler
  Texto 4_Unidade 2 
Prezs. Seguem os textos de nossas próximas aulas. Abraço,
  Texto 6_Unidade 2 
Prezs. Seguem os textos de nossas próximas aulas. Abraço,
  Texto 7_ unidade 2 
Prezs. Seguem os textos de nossas próximas aulas. Abraço,
  Texto 8_ unidade 2 
Prezs. Seguem os textos de nossas próximas aulas. Abraço,
3. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (30/04/2019 - 13/06/2019)
3.1. Alguns traços históricos 3.2. O desafio de uma educação para todos 3.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
  Texto 9_ unidade 3 
Prezs. Seguem os textos das próximas aulas. Abraços
  Texto 10_ unidade 3 
Prezs. Seguem os textos das próximas aulas. Abraços
  Modelo de projeto de animação 
Carx alunx, Segue, em anexo, modelo de projeto de animação. Irei recebe-lo dia 02/05/19. Abraço,
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
19 21 26 28 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 04
1 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2018900**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2018903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
9 2016901**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 52
10 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2018902**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 10
12 2017900**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2018903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2018900**** 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 2018902**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
33 2018901**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
34 2016901**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
35 2018902**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
36 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2018900**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
39 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
40 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2018901**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
42 2018901**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
43 2018903**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
44 2018902**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
45 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
46 2016901**** 0 2 2 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 10,0 4,0 9,5 7.8 6 AM
2 2018903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 18 RF
3 2018902**** 9,2 9,0 9,5 9.2 4 AM
4 2018903**** 10,0 8,7 9,5 9.4 2 AM
5 2017900**** 10,0 7,7 9,5 9.1 2 AM
6 2018902**** 10,0 6,5 9,5 8.7 2 AM
7 2018901**** 9,8 10,0 9,5 9.8 0 AM
8 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 0 AM
9 2018901**** 9,8 6,2 9,5 8.5 10 AM
10 2018902**** 9,2 7,8 9,5 8.8 10 AM
11 2018903**** 9,8 8,0 9,5 9.1 8 AM
12 2018901**** 10,0 8,0 9,5 9.2 2 AM
13 2016901**** 9,0 8,5 9,5 9.0 10 AM
14 2018901**** 10,0 4,5 10,0 8.2 0 AM
15 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
16 2018902**** 9,2 9,0 9,5 9.2 2 AM
17 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
18 2018901**** 10,0 8,0 10,0 9.3 2 AM
19 2018903**** 10,0 6,5 9,5 8.7 6 AM
20 2018901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 10 AM
21 2018900**** 10,0 7,2 9,5 8.9 6 AM
22 2018903**** 10,0 6,0 9,5 8.5 6 AM
23 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
24 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2018901**** 10,0 9,2 10,0 9.7 0 AM
26 2018900**** 9,0 7,0 9,5 8.5 0 AM
27 2018901**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
28 2018901**** 10,0 8,8 10,0 9.6 6 AM
29 2018900**** 10,0 5,5 9,5 8.3 0 AM
30 2018902**** 10,0 7,4 9,5 9.0 8 AM
31 2018900**** 9,8 7,4 9,5 8.9 0 AM
32 2016901**** 9,0 4,7 9,5 7.7 14 AM
33 2018900**** 10,0 7,5 9,5 9.0 0 AM
34 2018900**** 10,0 10,0 9,5 9.8 2 AM
35 2018900**** 10,0 9,6 10,0 9.9 2 AM
36 2018902**** 10,0 8,8 9,5 9.4 0 AM
37 2018900**** 10,0 8,1 9,5 9.2 4 AM
38 2018902**** 9,8 8,2 9,5 9.2 0 AM
39 2018900**** 9,8 6,5 9,5 8.6 0 AM
40 2018901**** 10,0 8,0 9,5 9.2 2 AM
41 2018901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
42 2018901**** 9,0 7,7 9,5 8.7 2 AM
43 2018901**** 10,0 7,5 9,5 9.0 8 AM
44 2018900**** 10,0 9,8 10,0 9.9 2 AM
45 2018900**** 10,0 6,5 9,5 8.7 4 AM
46 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos (Seminários) e debate em grande grupo;
• Produção de documentários
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações - prova escrita.
Trabalho Integrado – discussões, textos produzidos e questões online.
Produção do documentário - desenho animado = Construção crítica. Criatividade. Capacidade de produção audiovisual: clareza, objetividade e pertinência.

Horário de atendimento: 10-12
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 52-68.
ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.
APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento. In: ______. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
HOADLEY, U.; MULLER, J. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
YOUDELL, D. Reconhecendo os sujeitos da educação: interações com Judith Butler. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
OLSSEN, M. Social-democracia, complexidade e educação: perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BECKER, Howard. Outsiders: estudos de sociologia do desvio. Zahar, 2009 (1963).
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Perpectiva, 2011 (1966).
__________. A economia das trocas simbólicas. Perpectiva, 2011 (1970).
__________. O poder simbólico. Bertrand Brasil, 2012 (1973).
DIMITRIADIS, G. Cultura popular e a sociologia da educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador, volume 2.: Formação do Estado e Civilização. Jorge Zahar, 1993 (1939).
______. A sociedade dos indivíduos. Jorge Zahar, 1994 (1997).
______; SCOTSON, John. Os estabelecidos e os outsiders: Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Jorge Zahar, 2000 (1965).
EVANS, J.; DAVIES, B.; RICH, E. Educando o corpo em uma cultura performática. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Loyola, 2006 (1970).
___________. Microfísica do Poder. Graal, 2011 (1979).
GIDDENS, Anthony. As consequencias da modernidade. UNESP, 1991 (1990).
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. LTC, 1988 (1963).
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Editora 34, 2005 (1991).
NOGUEIRA, M. A. Um tema revisitado: as classes médias e a escola. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
SPOSITO, M. P. Interfaces entre a sociologia da educação e os estudos sobre a juventude no Brasil. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
VAN ZANTER, A. A sociologia da educação de elites. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/02/2019
14/03/2019
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
19/03/2019
25/04/2019
2. EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
30/04/2019
13/06/2019
3. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
04/04/2019 1ª Avaliação
30/05/2019 2ª Avaliação
13/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link do Filme de animação exibido e discutido 07/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 08/11/2024 00:32