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CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Extensão rural, pesqueira e aquícola (11/03/2019 - 01/04/2019)

a) Construção da conceituação dos termos: extensão, extensão rural, extensão pesqueira, extensão aquícola e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); Público de ATER; b) Percurso histórico da extensão rural e pesqueira no Brasil: campesinato, difusionismo tecnológico, comunicação participativa; reconversão cultural; desenvolvimento local; desenvolvimento sustentável; agronegócio; envolvimento participativo; e agroecologia;

   Plano de ensino 
Plano de ensino: ementa; objetivos; sistema de avaliação e bibliografia.
  Extensão ou comunicação? 
FREIRE, P. ¿Extensión o comunicación? La conscientización en el médio rural. Santiago: ICIRA. 1969.
  Difusionismo tecnológico 
Percurso da Ater: difusionismo tecnológico
  Texto sobre surgimento da extensão 
Surgimento da Ater
  Artigo extensão pesqueira 
Extensão pesqueira
PNATER, CNATER; Educação e mudança social; Abordagens participativa de Ater (25/03/2019 - 25/03/2019)
c) Política Nacional de Ater (PNATER) e Conferência Nacional de Ater (CNATER); d) Ater, educação e mudança social; e) Metodologias e abordagens participativas de ATER: diagnósticos e inventários rurais, pesqueiros e aquícolas;
  Atividades exercícos 3 
EXERCÍCIO E AULA – o POVO BRASILEIRO (Darcy Ribeiro) e Educação e mudança social; Abordagens participativa de Ater. 1) Assistir o filme sobre o livro de Darcy Ribeiro, O povo brasileiro https://www.youtube.com/watch?v=CjcBv5ZWyPU e relate com suas palavras os pontos mais importantes. Descreva na sua opinião como foi amalgamado o povo brasileiro? 2) O que o livro/filme tem haver com você? E Com sua cultura? Qual(ais) a(s) Matriz(es) de sua constituição como brasileiro? 3) Para atuar como engenheiro de pesca, com extensão pesqueira, porquê é importante conhecer o povo brasileiro? 4) Quais os objetivos da problematização para o trabalho do extensionista pesqueiro e aquícola? 5) Monte um power point com sua interpretação dos capítulos 1 e 2 do livro Extensão ou comunicação? De Paulo Freire para apresentar na próxima aula, em 10 minutos. ENTREGA E APRESENTAÇÃO DIA 08/04/19 .
1ª avaliação: Prova escrita (100% da nota) dia 08/04 ás 08h15 (08/04/2019 - 08/04/2019)
1ª avaliação: Prova escrita (100% da nota) dia 08/04 ás 08h15 na Estação de Aquicultura.
Inserção social e indissociabilidade da extensão com a pesquisa e ensino (15/04/2019 - 15/04/2019)
g) Inserção social de gênero/geração/etnia/raça e emancipação de juventudes no contexto de Ater; h) Hibridização da pesca e aquicultura no contexto de Ater; i) A indissociabilidade da extensão, pesquisa e ensino;
  "Desenvolvimento ou envolvimento participativo" 
Desenvolvimento ou envolvimento participativo?
Construção de Projetos de Extensão (portfólio e plano de trabalho) (22/04/2019 - 06/05/2019)

f) Construção participativa de Projetos de Ater: edificação de portfólio e plano de trabalho de projeto;

  Comunicação rural e construção de projetos 
comunicação rural e construção de projetos
  Elaboração de projetos 
Como construir projetos de extensão
  Ciclo de projetos 
Ciclo de projetos
  Estudo de caso, exercício de segunda avaliação 
Construa uma proposta de projeto, complete o portfólio até os objetivos. Entrega até 27/04/19. Utilize as publicações sobre o projeto, os conteúdos da última aula e as publicações e temas tratados na primeira unidade.
Experiências de Ater e Projeto de Ater (descritivo e executivo) (29/04/2019 - 13/05/2019)
j) Experiência de Ater pesqueira e aquícola: acordos de pesca e reserva extrativista; manejo participativo e ecossistêmico de pescado; jovens rurais; mulheres do campo; k) Metodologias e abordagens participativas de ATER: Planejamento, projeto descritivo; projeto executivo, monitoramento e avaliação;
Ater, pesquisa-ação participativa; educação do/no/para o campo e Projeto de Ater (06/05/2019 - 27/05/2019)

l) Ater, pesquisa-ação participativa e educação do/no/para o campo; m) Construção participativa de projeto (descritivo e executivo) de Ater para a pesca e aquicultura.

  Extensão pesqueira a agroecologia 
Extensão pesqueira, rurbano, reconversão cultural, desenvolvimento local, desenvolvimento sustentável, territorios e agroecologia.
  Agroecologia 
Livro agroecologia da Embrapa
2ª avaliação. Prova escrita e Projeto de Ater (Portfólio e Plano de trabalho) (20/05/2019 - 20/05/2019)
2ª avaliação. Prova escrita (60% da nota); Projeto de Ater (Portfólio e Plano de trabalho) (40% da nota) 20/05 ás 8h15.
Construção participativa de projeto (descritivo e executivo) de Ater para a pesca e aquicultura. (03/06/2019 - 03/06/2019)
m) Construção participativa de projeto (descritivo e executivo) de Ater para a pesca e aquicultura.
3ª avaliação ? Projeto descritivo de Ater (70% da nota) e Projeto executivo de Ater (30% da nota) (10/06/2019 - 10/06/2019)
3ª avaliação Projeto descritivo de Ater (70% da nota) e Projeto executivo de Ater (30% da nota)
  Metodologia para projetos e portfólio 
Metodologia para projeto e portfólio. Exercicio: Construa uma proposta de projeto para atuar com os jovens da escola da Ilha Grande, utilizando os temas que vocês escolheram, com atividades a serem executadas na manhã de uma segunda-feira na Estação de Aquicultura. Proposta individual e deve ser entregue até 25/05/19 até 23h59 no e-mail: prof.Josenildo.pesca@gmail.com
Avaliação Final ? Prova escrita com todo o assunto. (17/06/2019 - 17/06/2019)
Avaliação Final, Prova escrita com todo o assunto, ás 8h15 na Estação de Aquicultura.
Correções das avaliações e Encerramento das atividades (24/06/2019 - 24/06/2019)
Correções das avaliações e Encerramento das atividades.
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 25 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201392**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 76
3 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201494**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 201395**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
16 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 201391**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201392**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
2 201395**** 4,0 4,0 9,0 6.5 6.1 0 EF
3 201395**** 3,5 6,0 9,5 6.0 6.2 0 EF
4 201392**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
5 2015905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
6 201494**** 6,0 7,8 9,5 7.8 0 AM
7 201392**** 8,0 7,5 9,3 8.3 0 AM
8 2016901**** 7,5 7,8 9,0 8.1 0 AM
9 201391**** 8,0 8,8 9,0 8.6 0 AM
10 2015902**** 7,8 8,2 9,5 8.5 0 AM
11 2016902**** 8,0 9,1 9,7 8.9 0 AM
12 2017902**** 9,0 7,0 9,5 8.5 0 AM
13 2016902**** 6,5 7,3 8,0 7.3 0 AM
14 201495**** 4,5 8,1 9,0 7.2 0 AM
15 2016902**** 7,0 9,0 10,0 8.7 0 AM
16 2015903**** 7,5 8,5 9,0 8.3 0 AM
17 2015905**** 3,0 6,5 8,0 6.5 6.2 0 EF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso (20h);
• Aulas práticas (16h);
• Experiência técnico-vivencial em projeto de extensão da UFPI (12h);
• Seminários em grupo da proposta de projetos (6h);
• Avaliações (6h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: i) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
a) 1ª avaliação: Prova escrita (100% da nota) dia 08/04 ás 08h15;
b) 2ª avaliação Prova escrita (60% da nota) 13/05; Projeto de Ater (Portfólio e Plano de trabalho) (40% da nota) 20/05 ás 8h15;
c) 3ª avaliação – Projeto descritivo de Ater (70% da nota) e Projeto executivo de Ater (30% da nota) 10/06 ás 8h15;
d) Final – Prova com todo o assunto 17/06 ás 8h15.

ii) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
iii) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
iv) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Professor (terça-feira de 09 ás 11h30 na Estação de Aquicultura).
Bibliografia: ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciencias da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
FREIRE, P. ¿Extensión o comunicación? La conscientización en el médio rural. Santiago: ICIRA. 1969.
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2019
01/04/2019
Extensão rural, pesqueira e aquícola
25/03/2019
25/03/2019
PNATER, CNATER; Educação e mudança social; Abordagens participativa de Ater
08/04/2019
08/04/2019
1ª avaliação: Prova escrita (100% da nota) dia 08/04 ás 08h15
15/04/2019
15/04/2019
Inserção social e indissociabilidade da extensão com a pesquisa e ensino
22/04/2019
06/05/2019
Construção de Projetos de Extensão (portfólio e plano de trabalho)
29/04/2019
13/05/2019
Experiências de Ater e Projeto de Ater (descritivo e executivo)
06/05/2019
27/05/2019
Ater, pesquisa-ação participativa; educação do/no/para o campo e Projeto de Ater
20/05/2019
20/05/2019
2ª avaliação. Prova escrita e Projeto de Ater (Portfólio e Plano de trabalho)
03/06/2019
03/06/2019
Construção participativa de projeto (descritivo e executivo) de Ater para a pesca e aquicultura.
10/06/2019
10/06/2019
3ª avaliação ? Projeto descritivo de Ater (70% da nota) e Projeto executivo de Ater (30% da nota)
17/06/2019
17/06/2019
Avaliação Final ? Prova escrita com todo o assunto.
24/06/2019
24/06/2019
Correções das avaliações e Encerramento das atividades
Avaliações
Data Descrição
08/04/2019 1ª Avaliação
20/05/2019 2ª Avaliação
10/06/2019 3ª Avaliação
17/06/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Prova final 09/06/2019
Envio das apresentações 04/06/2019
Terceira avaliação 04/06/2019
Aula amanhã 8h20 24/03/2019
Início das aulas 11/03/19 08/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:25