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CPSIC/CMRV007 - ESTÁGIO BÁSICO II - Turma: 03 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II. Relações sociais, habilidades interpessoais, postura (18/02/2019 - 18/02/2019)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: pesquisa documental, uso de entrevistas e questionários. (25/02/2019 - 25/02/2019)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: observação sistemática e participante. (11/03/2019 - 11/03/2019)
Articulando informações e triangulando os dados provenientes dos diversos instrumentos de coleta de dados aplicados em diferentes momentos e junto aos vários atores da comunidade escolar. (18/03/2019 - 18/03/2019)
A transversalidade das competências desenvolvidas no Estágio Básico para a formação do psicólogo nos diversos campos de atuação. Orientações finais para a inserção nos campos de estágio. (25/03/2019 - 25/03/2019)
Visita técnica ao campo de estágio. Observação da estrutura física e organizacional da escola. Entrevistas com a equipe gestora e os técnicos. (01/04/2019 - 01/04/2019)
Supervisão das atividades realizadas em campo: observações iniciais e entrevistas conduzidas com educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte. (08/04/2019 - 08/04/2019)
Atividades realizadas em campo: entrevistas semiestruturadas conduzidas com os professores. (15/04/2019 - 15/04/2019)
Supervisão das atividades realizadas em campo: análise colaborativa das entrevistas conduzidas com os educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte. (22/04/2019 - 22/04/2019)
Atividades realizadas em campo: observações sistemáticas em sala de aula. (29/04/2019 - 29/04/2019)
Supervisão das atividades realizadas em campo: análise colaborativa das observações sistemáticas realizadas na escola e elaboração do plano de intervenção. (06/05/2019 - 06/05/2019)
Supervisão das atividades realizadas em campo: elaboração do plano de intervenção a ser realizado na escola. (13/05/2019 - 13/05/2019)
Atividades realizadas em campo: realização do plano de intervenção proposto a partir da análise das demandas da escola (20/05/2019 - 20/05/2019)
Atividades realizadas em campo: culminância do plano de intervenção proposto a partir da análise das demandas da escola (27/05/2019 - 27/05/2019)
Apresentação da experiência pessoal ao longo do estágio e avaliação conjunta das atividades realizadas na disciplina. (03/06/2019 - 03/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 25 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24
1 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017914**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
6 2016906**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM
7 2017914**** 8,0 7,5 8,5 8.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Método de observação de crianças. Identificação das etapas do desenvolvimento infantil: funções cognitivas (pensamento de linguagem), fases psicossexuais e afetividade (nível das interações sociais). Avaliação psicométrica do desempenho escolar, da memória e da inteligência. Elaboração de relatório dos métodos utilizados (observação e avaliação psicológica).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Inserção em campo de estágio para cumprimento das atividades previamente programadas durante os encontros de supervisão. Em geral, as atividades a serem realizadas no campo de estágio se agrupam em três grandes blocos: anamnese, diagnóstico e intervenção. A anamnese consiste no levantamento de dados acerca dos processos psicológicos e da maneira como se apresentam. O diagnóstico consiste na interpretação desses dados, tendo em vista identificar demandas para atuação. A fase de intervenção corresponde à articulação dos dados levantados, tendo em vista demandas e potencialidades, para a proposição de atividades que podem ser ou não realizadas no marco do estágio.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: relatório parcial referente às atividades desenvolvidas em campo (10,0); relatório final referente às atividades desenvolvidas em campo (10,0); apresentação de relato de experiência de estágio básico (10,0).
Horário de atendimento: Segunda das 14 às 18h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
FAGUNDES, A J. da F. M. Descrição e registro de comportamento. São Paulo: Edicon, 1982.
VAYER, P e COELHO, M.H. A Observação da criança. São Paulo: Manole, 1990.

Bibliografia Complementar
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LATAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1992.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1978.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
18/02/2019
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II. Relações sociais, habilidades interpessoais, postura
25/02/2019
25/02/2019
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: pesquisa documental, uso de entrevistas e questionários.
11/03/2019
11/03/2019
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar: observação sistemática e participante.
18/03/2019
18/03/2019
Articulando informações e triangulando os dados provenientes dos diversos instrumentos de coleta de dados aplicados em diferentes momentos e junto aos vários atores da comunidade escolar.
25/03/2019
25/03/2019
A transversalidade das competências desenvolvidas no Estágio Básico para a formação do psicólogo nos diversos campos de atuação. Orientações finais para a inserção nos campos de estágio.
01/04/2019
01/04/2019
Visita técnica ao campo de estágio. Observação da estrutura física e organizacional da escola. Entrevistas com a equipe gestora e os técnicos.
08/04/2019
08/04/2019
Supervisão das atividades realizadas em campo: observações iniciais e entrevistas conduzidas com educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte.
15/04/2019
15/04/2019
Atividades realizadas em campo: entrevistas semiestruturadas conduzidas com os professores.
22/04/2019
22/04/2019
Supervisão das atividades realizadas em campo: análise colaborativa das entrevistas conduzidas com os educadores. Definição das atividades a serem realizadas na visita seguinte.
29/04/2019
29/04/2019
Atividades realizadas em campo: observações sistemáticas em sala de aula.
06/05/2019
06/05/2019
Supervisão das atividades realizadas em campo: análise colaborativa das observações sistemáticas realizadas na escola e elaboração do plano de intervenção.
13/05/2019
13/05/2019
Supervisão das atividades realizadas em campo: elaboração do plano de intervenção a ser realizado na escola.
20/05/2019
20/05/2019
Atividades realizadas em campo: realização do plano de intervenção proposto a partir da análise das demandas da escola
27/05/2019
27/05/2019
Atividades realizadas em campo: culminância do plano de intervenção proposto a partir da análise das demandas da escola
03/06/2019
03/06/2019
Apresentação da experiência pessoal ao longo do estágio e avaliação conjunta das atividades realizadas na disciplina.
Avaliações
Data Descrição
06/05/2019 1ª Avaliação
27/05/2019 2ª Avaliação
03/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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