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A Economia Política da Comunicação aborda questões referentes à produção, às práticas laborais e à integração dos sujeitos e profissionais nas estruturas produtivas do jornalismo contemporâneo (DIB; AGUIAR; BARRETO, 2010). Possui contribuição fundamental do método materialista histórico dialético (MARX, 1984), que tende a "conceber o conhecimento com fundamento em interpretações ativas da realidade, construídas graças à experiência social (e, simultaneamente, única para cada indivíduo), e que produz raciocínio lógico e essencial para a devida interpretação de regras subjacentes ao ambiente pesquisado" (DOURADO, 2012, p.120).
A partir da EPC é que emerge o conceito de Economia Política do Jornalismo, que, inclusive, dá título aos três volumes bibliográficos organizados pelo grupo de pesquisa COMUM, os dois primeiros já lançados e o terceiro em processo de edição. Em consonância com Franciscato (2013) e Mosco (2016), os estudos da EPC oferecem à pesquisa em jornalismo uma percepção dos fenômenos, modelos e processos com base nos quais opera o mercado de comunicação, elucidando, por exemplo, questões como as transformações do jornalismo ao ingressar nas redes digitais (até porque o jornalismo contemporâneo não é somente o que é produzido na grande mídia, mas também está contido nas postagens em redes sociais e blogs de indivíduos comuns).
Porém, é importante destacar que a Economia Política do Jornalismo não implica apenas em uma justaposição entre conceitos e abordagens, na medida em que exige uma articulação e uma revisão de fundamentos teórico-metodológicos efetivas, a fim de constituir uma área interdisciplinar (FRANCISCATO, 2013). Além disso, não deve se concentrar apenas em uma esfera, embora, hoje, segundo Mosco (2016), sejam mais comuns as pesquisas voltadas para o conteúdo da mídia e menos recorrentes as direcionadas para a audiência desses meios e para o trabalho desenvolvido para produção da mídia. Alinhado, portanto, à perspectiva teórica da Economia Política da Comunicação e do Jornalismo, o Grupo COMUM busca abranger não apenas questões relacionadas ao mercado da comunicação, mas também as discussões contemporâneas decorrentes da inserção das tecnologias digitais na sociedade. Desde o seu surgimento, em 2010, o grupo tem organizado livros, seminários e conferências na área. É partindo desse contexto que se apresenta, aqui, a necessidade de um curso de extensão para discussão e debate das pesquisas já realizadas pelo COMUM a partir da perspectiva teórica da Economia Política da Comunicação e do Jornalismo.
O curso será realizado todas as sextas-feiras, das 8h às 12h, durante o semestre 2019.1. A ideia é que todos os membros egressos do grupo de pesquisa COMUM - Comunicação, Diversidade e Economia Política apresentem suas produções na área, tendo como foco os graduandos e mestrandos em Comunicação Social - Jornalismo (UFPI), assim como os estudantes de Comunicação Social e professores e pesquisadores de Teresina.
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