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MNPEF-UFPI021 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL II - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação com comentários do Plano de Curso; Introdução à reflexão acerca das funções e da estrutura fundamental da Dissertação de Mestrado. (08/03/2019 - 08/03/2019)
Introdução à reflexão acerca das funções e da estrutura fundamental da Dissertação de Mestrado.
   Texto 01: Problematizar e participar elaboração do Produto Educacional no Mestrado Profissional em Ensino 
Texto 01: Problematizar e participar elaboração do Produto Educacional no Mestrado Profissional em Ensino
  ABNT NBR 14724_2011 TRABALHOS ACADÊMICOS.pdf 
ABNT NBR 14724_2011 TRABALHOS ACADÊMICOS.pdf (ATUALIZADA)
  ABNT NBR-6027_2012 SUMÁRIO (ATUALIZADA) 
ABNT NBR-6027_2012 SUMÁRIO (ATUALIZADA)
  ABNT NBR 6028_200E RESUMO (ATUALIZADA) 
ABNT NBR 6028_200E RESUMO (ATUALIZADA)
  ABNT NBR 10520-2002 CITAÇÕES (ATUALIZADA) 
ABNT NBR 10520-2002 CITAÇÕES (ATUALIZADA)
  ABNT NBR 6023-2018 REFERÊNCIAS 
ABNT NBR 6023-2018 REFERÊNCIAS
  REFLEXÃO DAS FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA 
REFLEXÃO DAS FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA
  Orientações e ficha de avaliação seminários 
Orientações e ficha de avaliação seminários
  CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS – GT PARA A REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS 
CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS – GT PARA A REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
  Atividade avaliativa (em grupo) - análise de uma dissertação/MNPEF 
Atividade avaliativa (em grupo) - análise de uma dissertação/MNPEF
  Resenha do texto de Belluzzo 
Exemplo de uma resenha
  Elaboração de uma resenha 
Elaboração de uma resenha
  DISSERTAÇÃO DE EDSON LOPES DA SILVCA 
O USO DE UM HIPERTEXTO SOBRE CONCEITOS BÁSICOS DE ASTRONOMIA E O SISTEMA SOLAR
  Slides Artigo Científico 
Slides Artigo Científico
Problematizar e participar da elaboração do Produto Educacional no Mestrado Profissional em Ensino (22/03/2019 - 22/03/2019)

Leitura e discussão (no coletivo) do texto: Problematizar e participar da elaboração do Produto Educacional no Mestrado Profissional em Ensino (LEODORO; BALKINS, 2010).

Reflexão acerca das funções, da estrutura fundamental e do processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física (05/04/2019 - 05/04/2019)

Reflexão acerca das funções, da estrutura fundamental e do processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física

Reflexão acerca das funções, da estrutura fundamental e do processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física (12/04/2019 - 12/04/2019)

Reflexão acerca das funções, da estrutura fundamental e do processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física

Seminários sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos (19/04/2019 - 19/04/2019)

Seminários sobre: ABNT NBR 14724/2011 - Trabalhos acadêmicos; ABNT NBR 10520/2002 - Citações

Seminários sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos (26/04/2019 - 26/04/2019)

Seminários sobre: ABNT NBR 6027/2013 - Sumário; ABNT NBR 6028/2003 - Resumo; ABNT NBR 6023/2018 - Referências

Socialização com a produção e aplicação do Produto Educacional: O uso de um hipertexto sobre conceitos básicos de Astronomia e o Sistema Solar (03/05/2019 - 03/05/2019)

Apresentação e Socialização com a produção e aplicação do Produto Educacional: O uso de um hipertexto sobre conceitos básicos de Astronomia e o Sistema Solar pelo egresso do MNPEF/UFPI Edson Lopes da silva.

Elaboração da dissertação (atividade prática) (10/05/2019 - 10/05/2019)

Elaboração da dissertação (atividade prática): referencial teórico e discussão no coletivo

Elaboração da dissertação (atividade prática) (17/05/2019 - 17/05/2019)

Elaboração da dissertação (atividade prática): referencial teórico e discussão no coletivo

Elaboração da dissertação (atividade prática) (24/05/2019 - 24/05/2019)

Elaboração da dissertação (atividade prática): referencial teórico e discussão no coletivo

Resenha (31/05/2019 - 31/05/2019)

Orientações para elaboração de uma resenha

Elaboração (em grupos) de uma resenha crítica (07/06/2019 - 07/06/2019)

Atividade prática: elaboração (em grupos) de uma resenha crítica

O processo de elaboração de um artigo científico (14/06/2019 - 14/06/2019)

Artigo científico: conceito e proecsso de elaboração.

Análise de dissertação defendida, do MNPEF, considerando as orientações e normas técnicas trabalhadas em sala de aula (21/06/2019 - 21/06/2019)

Análise de dissertação de mestrado defendida, do MNPEF, considerando as orientações e normas técnicas trabalhadas em sala de aula (atividade avaliativa em grupo)

Discussão sobre Análise de Dados com exemplificação/pesquisa de campo (28/06/2019 - 28/06/2019)

Discussão sobre Análise de Dados com exemplificação/pesquisa de campo.

Entrega da dissertação (elementos pré-textuais, referencial teórico, metodologia e elementos pós-textuais (05/07/2019 - 05/07/2019)

Entrega da dissertação (elementos pré-textuais, referencial teórico, metodologia e elementos pós-textuais; Avaliação da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
4 2018100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
5 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018100**** 10,0 9,0 9.5 2 AM
7 2018100**** 8,5 9,0 8.8 0 AM
8 2018100**** 8,5 9,0 8.8 4 AM
9 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2018100**** 8,5 8,5 8.5 2 AM
11 2018100**** 10,0 9,0 9.5 2 AM
12 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2018100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados 15 (quinze) encontros presenciais, sendo que a disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas; atividades de discussão e reflexão sobre o processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física, individualmente; sistematização, organização e elaboração do Produto Educacional; seminários sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Dissertação, dentre outras estratégias. Durante o desenvolvimento da disciplina serão utilizados recursos como: projetor multimídia, textos científicos, livros, pincel, quadro de acrílico, entre outros.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
? Frequência mínima de 75% das aulas;
? Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
? Qualidade dos trabalhos produzidos;
? Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
Durante o decorrer da disciplina, serão aplicadas 02 (duas) avaliações parciais. A cada avaliação parcial será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos com, no máximo uma casa decimal. Terá nota aprovativa o discente que obtiver Média Aritmética (MA), das avaliações parciais, igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
? Primeira Avaliação: Elaboração da Dissertação/Produto Educacional;
? Segunda Avaliação: Apresentação individual da Dissertação/Produto Educacional (Não serão obrigatórias para essa disciplina as seções das análises e das considerações finais).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação ? citações em documentos ? apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação ? trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação ? referências ? elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica ? Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.


ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação ? citações em documentos ? apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação ? trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação ? referências ? elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica ? Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2018.

LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 1986.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
08/03/2019
08/03/2019
Apresentação com comentários do Plano de Curso; Introdução à reflexão acerca das funções e da estrutura fundamental da Dissertação de Mestrado.
22/03/2019
22/03/2019
Problematizar e participar da elaboração do Produto Educacional no Mestrado Profissional em Ensino
05/04/2019
05/04/2019
Reflexão acerca das funções, da estrutura fundamental e do processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física
12/04/2019
12/04/2019
Reflexão acerca das funções, da estrutura fundamental e do processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física
19/04/2019
19/04/2019
Seminários sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos
26/04/2019
26/04/2019
Seminários sobre normas técnicas de formatação de trabalhos acadêmicos
03/05/2019
03/05/2019
Socialização com a produção e aplicação do Produto Educacional: O uso de um hipertexto sobre conceitos básicos de Astronomia e o Sistema Solar
10/05/2019
10/05/2019
Elaboração da dissertação (atividade prática)
17/05/2019
17/05/2019
Elaboração da dissertação (atividade prática)
24/05/2019
24/05/2019
Elaboração da dissertação (atividade prática)
31/05/2019
31/05/2019
Resenha
07/06/2019
07/06/2019
Elaboração (em grupos) de uma resenha crítica
14/06/2019
14/06/2019
O processo de elaboração de um artigo científico
21/06/2019
21/06/2019
Análise de dissertação defendida, do MNPEF, considerando as orientações e normas técnicas trabalhadas em sala de aula
28/06/2019
28/06/2019
Discussão sobre Análise de Dados com exemplificação/pesquisa de campo
05/07/2019
05/07/2019
Entrega da dissertação (elementos pré-textuais, referencial teórico, metodologia e elementos pós-textuais
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Informe sobre a nossa aula de hoje (21/06) 21/06/2019
Não haverá aula presencial hoje (07/06) 07/06/2019
SOBRE A AULA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (17/05) 16/05/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 17:44