Metodologia: |
EMENTA: Introdução e prática das estratégias de compreensão escrita com vistas à habilitação a uma leitura mais eficiente e independente de textos técnicos e variados em língua inglesa voltados para a área de informática. OBJETIVOS: Geral: Tornar o aluno apto a ler e entender os textos em inglês de variadas áreas através de estratégias e técnicas de leitura. Específicos: Aumentar o vocabulário e estudar a gramática essencial para a compreensão textual; Adquirir estratégias e técnicas que possibilitem uma melhor compreensão de textos em Língua Inglesa; Acionar as estratégias trabalhadas durante a leitura do texto, visando ao seu rápido e eficiente entendimento; Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão de textos autênticos de Língua Inglesa. Desenvolver habilidades mentais, senso crítico e capacidade de aplicação de conteúdo à realidade do aluno. Utilizar a língua inglesa como instrumento para maior compreensão de textos técnicos e melhor desempenho profissional.
METODOLOGIA: Apresentação e treinamento das estratégias de leitura em nível de compreensão geral e compreensão dos pontos principais. As aulas serão compostas por: Aulas expositivas; Exercícios de fixação e avaliação de aprendizagem; Leitura e interpretação de texto; Aulas expositivas com apoio de data-show, slides, quadro, vídeos e filmes e; Atividades Individuais e em grupo. |
Bibliografia:
| 1. Livros texto: GALLO, Lígia Razera. Inglês instrumental para informática: módulo I. São Paulo: Ícone, 2008. TORRES, Décio et al. Inglês.com.textos para informática. Salvador: O autor, 2001. 2. Complementar ARAÚJO, Dilamar Araújo; SILVA, Santilha Maria Sampaio e. (org.) Caminhos para leitura: inglês instrumental. Teresina, PI: Alínea Publicações Editora, 2002. COLLINS COBUILD, Collins Birmingham University International Language Database. English Guides 2: Word Formation, London, UK HarperCollins Publishers Ltd, 1991. DIAS, Reinildes. Inglês Instrumental: leitura crítica - uma abordagem construtivista, Reinildes Dias, Belo Horizonte, Editora UFMG, 3ª edição revista e ampliada, 2002.
LONGMAN, Dictionary of Contemporary English Teachers Resource Pack, Longman, London, UK, 2000. MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental: estratégias de leitura, módulo I, Rosângela Munhoz, São Paulo: Texto Novo, 2000. OXFORD, Advanced Learners Dictionary Free Worksheets photocopiable- 5 th edition, UK, Oxford University Press, 1996. SOCORRO, Evaristo
et al. Inglês Instrumental. Teresina: Halley Gráfica e Editora 1996. |