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PPGED083 - ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS SOBRE JUVENTUDE - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Problematização do conceito de juventudes (20/03/2012 - 20/03/2012)
Exibição do documentário a Invenção da infância para discussão inicial das juventudes
Apresentação do Plano de disciplina (27/03/2012 - 27/03/2012)

Explanação da proposta da disciplina.

Discussão sobre os saberes iniciais da turma sobre o tema das juventudes.

História da Infancia, da adolescencia e da juventude (03/04/2012 - 03/04/2012)

Com base em estudos da história social fizemos um debate sobre a invenção das idades da vida e consequentemente da condição infanto-juvenil.

Historia dos jovens, com Nobert Schindler (10/04/2012 - 10/04/2012)

Com base no texto de Schindler, discutimos os ritos de iniciação dos jovens no inicio da era moderna, fazendo uma relação com o contemporâneo.

História dos jovens - continuação da aula anterior (17/04/2012 - 17/04/2012)

Continuação da aula anterior dando enfoque a história dos jovens

Condição Juvenil no Brasil Contemporâneo (24/04/2012 - 24/04/2012)

Com base em autores contemporâneos como Abramo, Dayrell fizemos discussão sobre as juventudes no Brasil de hoje.

Os rebeldes sem causa e a constituição juvenil (01/05/2012 - 01/05/2012)

Com base no texto de Lapassade, discutimos a condição de rebeldia dos jovens como expressão de uma crise na sociedade capitalista.

Sobre os jovens pobres (08/05/2012 - 08/05/2012)

Com base na teoria foucaultiana, discutimos à luz do Texto de Cecília Coimbra e Livia Nascimento a questão do mito da periculosidade instituido sobre os pobres, instaurando eles uma vigilancia estigmatizante e preconceituosa.

Sobre os jovens pobres - continuação da aula anterior (15/05/2012 - 15/05/2012)

Debate sobre os jovens pobres nos projetos presentes na turma.

Rebeldia urbana: tramas da exclusão e violência (22/05/2012 - 22/05/2012)

Com base nas aulas anteriores, discutimos a relação entre pobreza, rebeldia, exclusão e violência.

A questão da violência e a formação de gangues e galeras (29/05/2012 - 29/05/2012)

Discussão da questão da violência entre jovens da periferia na demarcação de territórios de conflitos entre gangues e galeras.

Os saberes dos jovens de rua (05/06/2012 - 05/06/2012)

Discussão sobre os saberes dos jovens de rua em Teresina/PI

Politicas Públicas para juventudes (12/06/2012 - 12/06/2012)

 Discussão sobre políticas públicas para juventudes com base na sensibilidade presente nas subjetividades juvenis.

A inserção da arte nas políticas públicas de juventudes (19/06/2012 - 19/06/2012)

Importância da arte como dispositivo de atuação juvenil e implementação de politicas públicas voltadas para os interesses juvenis.

Politicas Públicas versus movimentos sociais juvenis (26/06/2012 - 26/06/2012)

O diálogo entre as políticas públicas e os movimentos juvenis, como o Hip Hop.

Apresentação de trabalhos sobre cultura de paz e juventudes (03/07/2012 - 03/07/2012)

Com base em trabalhos academicos fazer a ligação entre a necessidade de uma cultura de paz entre os jovens na escola e nos seus espaços de sociabilidade.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 03
1 201210**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201010**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 201010**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
4 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
5 201210**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
8 201210**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201210**** 10,0 10.0 4 AM
2 201010**** 10,0 10.0 4 AM
3 201010**** 10,0 10.0 4 AM
4 201210**** 10,0 10.0 4 AM
5 201210**** 10,0 10.0 4 AM
6 201210**** 10,0 10.0 4 AM
7 201210**** 10,0 10.0 4 AM
8 201210**** 10,0 10.0 4 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .• Construção histórica e cultural da categoria de juventudes. • Práticas culturais constitutivas de subjetividades e estilos juvenis. • Políticas públicas de/para/com as juventudes.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA:
Falar em juventude é movimentar-se num campo ambíguo de conceituação. A juventude se constitui enquanto categoria social, no que tange a definição de um intervalo entre a infância e vida adulta apenas no final do século XIX, ganhando contornos mais nítidos no final do século XX. A juventude é uma invenção moderna sendo, desse modo, tecida em um terreno de constantes transformações. Como uma produção social e cultural, a juventude, mais do que qualquer outra categoria, tem a característica de ?ser irredutível a uma definição concreta e estável? pois se configura a partir de diversos estilos culturais imprimindo no cenário urbano múltiplas juventudes. Desse modo, nossa disciplina sobre as culturas juvenis e sua dimensão sócio-historica-educativa irá assumir o próprio percurso da discussão e produção de sentido da categoria juventude; nem sempre um caminho estável e bem definido. Essa disciplina será dividida em duas partes ministradas, em momentos diferentes, pelas duas professoras. Num primeiro momento, discutiremos a produção cultural e histórica dos movimentos juvenis no Brasil, problematizaremos o conceito de juventude e identificaremos as culturas juvenis produzidas em Teresina e em outros municípios do Piauí, através da discussão de textos, filmes, fotos e reflexões sobre o tema a partir dos depoimentos de pessoas que participaram de movimentos juvenis, como também com aquelas que realizaram pesquisa com a temática em questão. Num segundo momento, ampliaremos a discussão para políticas públicas de/para/com as juventudes.

EMENTA:

? Construção histórica e cultural da categoria de juventudes.
? Práticas culturais constitutivas de subjetividades e estilos juvenis.
? Políticas públicas de/para/com as juventudes.


OBJETIVOS GERAIS:
? Problematizar histórica e culturalmente da categoria de juventudes.
? Identificar Práticas culturais constitutivas de subjetividades e estilos juvenis.
? Refletir sobre as políticas públicas de/para/com as juventudes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

? Problematização da categoria Juventudes
? Identificação e análise de Práticas culturais constitutivas de subjetividades e estilos juvenis.
? Reflexão sobre as políticas públicas de/para/com as juventudes.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
? Aulas dialogadas
? Oficinas
? Leitura orientada de textos
? Debates de filmes sobre a temática em estudos
? Depoimentos de profissionais e protagonistas dos movimentos juvenis que possuem como objeto de suas práticas o tema em questão.


Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: AVALIAÇÃO:
? Serão utilizados como critérios de avaliação a produção final de um artigo como resultado das reflexões realizadas na disciplina. Além disso, levaremos em conta a participação e a assiduidade do(a) aluno(a) nos trabalhos e debates em sala de aula tendo como base as estratégias pedagógicas trabalhadas, bem como a sua auto-avaliação.

REFERÊNCIAS
ABRAMO, Helena W. O estilo monta o espetáculo. In: Cenas Juvenis: Punks e Darks no espetáculos urbanos. São Paulo: Página Aberta, 1994.
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 5, Maio/jun/jul/ago, 1997; Nº 6, set/out/nov/dez1, 1997.
ABRAMO, Helena; FREITAS, Maria Virginia; SPOSITO, Marilia Pontes (orgs.). Juventude em Debate. São Paulo: Cortez, 2000.
ABRAMO, Helena. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, Helena; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: dissolvência e excesso pelas ruas da cidade. In: DAMASCENO, Mª Nobre, MATOS, Kelma S. L. de & VASCONCELOS, José Gerardo. Trajetórias da Juventude. Fortaleza: LCR, 2001. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: cartografia de um saber pelas ruas da cidade. In: VASCONCELOS, José Gerardo & MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Território-Movimento: Itinerários juvenis pelas ruas de Teresina. In: VASCONCELOS, Gerardo & ADAD, Shara Jane H. Costa (orgs.). Coisas de Cidade. Fortaleza: UFC, 2005.
ADORNO, Sérgio. A experiência precoce da punição. In: José de Sousa Martins (org.) Massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koogan S.A., 1981.
BARROS, José Márcio (org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2009
CAIAFA, Janice. Movimento Punk na cidade: a invasão dos bandos sub. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
_____. Jornadas Urbanas: Exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.
CASTRO, Mary Garcia; ABROMOVAY, Miriam. Quebrando Mitos: juventude, participação e políticas. Brasília: RITLA, 2009.
CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousas Porto. Culturas Juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008. (Coleção Paradidáticos).
COIMBRA, Cecília Mª Bouças & NASCIMENTO, Lívia do. A instituição ?Menino de Rua?e alguns dos seus efeitos. In: Anuário do laboratório de Subjetividade e Política. Rio de Janeiro: MCR gráfica e editora. Ano II, vol II, 1993.
_____. Jovens pobres: o mito da periculosidade. In: FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real. Rio de Janeiro: DP&A EDITORA, 2003.
_____ e BOCCO, Fernanda. Subvertendo o conceito de adolescência. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Vol. 57. nº 1. (2005). Disponível em: http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs/viewarticle.php?id=11&layout=html
Acesso: 02/02/2008.
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
DIÓGENES, Glória. Cartografias da Cultura e da Violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 1998.
_____. Itinerários de corpus juvenis: o Tatame, o Jogo e o Baile. São Paulo: Annablume, 2003
FREITAS, Maria Virgínia de; PAPA, Fernanda de Carvalho (org.). Políticas Públicas: Juventude em pauta. São Paulo: Cortez: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Fundação Friedrich Ebert, 2008.
HERSCHMANN, Micae. Abalando os Anos 90: Funk e Movimento Hip Hop: globalização, violência e estilo culural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LAPASSADE, Georges. Os rebeldes sem causa. In: Sociologia da Juventude III: a vida coletiva juvenil. Rio de janeiro: Zahar, 1968.
MAZZARELLA, Sharon R. et all (orgs.) Os jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NASCIMENTO, Maria Lívia (org.) Pivetes: a produção de infâncias desiguais. Rio de Janeiro: Oficina do autor; Niterói/RJ: Intertexto, 2002.
PAIS, José Machado. Cultura Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2003.
PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva. Tribos Urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
PERROT, Michelle. Na França da Belle Époque, os ?Apaches?, primeiros bandos de jovens. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Oficinas da História).
PERLONGER, Néstor. O negócio do Michê: a prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Trad. Claudio Marcondes et alli.
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinqüentes na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume/FAPESP,2008
SPOSITO, Marilia P. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. Nº 104. São Paulo: Cortez Editora, Julho 1998. p, 58.
WELLEAR, Wivian. Aminha voz é tudo o que eu tenho: manifestações juvenis em Berlim e São Paulo: Editora da UFMG, 2011.


Horário de atendimento: 14h
Bibliografia: REFERÊNCIAS
ABRAMO, Helena W. O estilo monta o espetáculo. In: Cenas Juvenis: Punks e Darks no espetáculos urbanos. São Paulo: Página Aberta, 1994.
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 5, Maio/jun/jul/ago, 1997; Nº 6, set/out/nov/dez1, 1997.
ABRAMO, Helena; FREITAS, Maria Virginia; SPOSITO, Marilia Pontes (orgs.). Juventude em Debate. São Paulo: Cortez, 2000.
ABRAMO, Helena. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, Helena; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: dissolvência e excesso pelas ruas da cidade. In: DAMASCENO, Mª Nobre, MATOS, Kelma S. L. de & VASCONCELOS, José Gerardo. Trajetórias da Juventude. Fortaleza: LCR, 2001. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: cartografia de um saber pelas ruas da cidade. In: VASCONCELOS, José Gerardo & MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Território-Movimento: Itinerários juvenis pelas ruas de Teresina. In: VASCONCELOS, Gerardo & ADAD, Shara Jane H. Costa (orgs.). Coisas de Cidade. Fortaleza: UFC, 2005.
ADORNO, Sérgio. A experiência precoce da punição. In: José de Sousa Martins (org.) Massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koogan S.A., 1981.
BARROS, José Márcio (org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2009
CAIAFA, Janice. Movimento Punk na cidade: a invasão dos bandos sub. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
_____. Jornadas Urbanas: Exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.
CASTRO, Mary Garcia; ABROMOVAY, Miriam. Quebrando Mitos: juventude, participação e políticas. Brasília: RITLA, 2009.
CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousas Porto. Culturas Juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008. (Coleção Paradidáticos).
COIMBRA, Cecília Mª Bouças & NASCIMENTO, Lívia do. A instituição ?Menino de Rua?e alguns dos seus efeitos. In: Anuário do laboratório de Subjetividade e Política. Rio de Janeiro: MCR gráfica e editora. Ano II, vol II, 1993.
_____. Jovens pobres: o mito da periculosidade. In: FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real. Rio de Janeiro: DP&A EDITORA, 2003.
_____ e BOCCO, Fernanda. Subvertendo o conceito de adolescência. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Vol. 57. nº 1. (2005). Disponível em: http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs/viewarticle.php?id=11&layout=html
Acesso: 02/02/2008.
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
DIÓGENES, Glória. Cartografias da Cultura e da Violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 1998.
_____. Itinerários de corpus juvenis: o Tatame, o Jogo e o Baile. São Paulo: Annablume, 2003
FREITAS, Maria Virgínia de; PAPA, Fernanda de Carvalho (org.). Políticas Públicas: Juventude em pauta. São Paulo: Cortez: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Fundação Friedrich Ebert, 2008.
HERSCHMANN, Micae. Abalando os Anos 90: Funk e Movimento Hip Hop: globalização, violência e estilo culural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LAPASSADE, Georges. Os rebeldes sem causa. In: Sociologia da Juventude III: a vida coletiva juvenil. Rio de janeiro: Zahar, 1968.
MAZZARELLA, Sharon R. et all (orgs.) Os jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NASCIMENTO, Maria Lívia (org.) Pivetes: a produção de infâncias desiguais. Rio de Janeiro: Oficina do autor; Niterói/RJ: Intertexto, 2002.
PAIS, José Machado. Cultura Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2003.
PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva. Tribos Urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
PERROT, Michelle. Na França da Belle Époque, os ?Apaches?, primeiros bandos de jovens. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Oficinas da História).
PERLONGER, Néstor. O negócio do Michê: a prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Trad. Claudio Marcondes et alli.
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinqüentes na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume/FAPESP,2008
SPOSITO, Marilia P. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. Nº 104. São Paulo: Cortez Editora, Julho 1998. p, 58.
WELLEAR, Wivian. Aminha voz é tudo o que eu tenho: manifestações juvenis em Berlim e São Paulo: Editora da UFMG, 2011.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/03/2012
20/03/2012
Problematização do conceito de juventudes
27/03/2012
27/03/2012
Apresentação do Plano de disciplina
03/04/2012
03/04/2012
História da Infancia, da adolescencia e da juventude
10/04/2012
10/04/2012
Historia dos jovens, com Nobert Schindler
17/04/2012
17/04/2012
História dos jovens - continuação da aula anterior
24/04/2012
24/04/2012
Condição Juvenil no Brasil Contemporâneo
01/05/2012
01/05/2012
Os rebeldes sem causa e a constituição juvenil
08/05/2012
08/05/2012
Sobre os jovens pobres
15/05/2012
15/05/2012
Sobre os jovens pobres - continuação da aula anterior
22/05/2012
22/05/2012
Rebeldia urbana: tramas da exclusão e violência
29/05/2012
29/05/2012
A questão da violência e a formação de gangues e galeras
05/06/2012
05/06/2012
Os saberes dos jovens de rua
12/06/2012
12/06/2012
Politicas Públicas para juventudes
19/06/2012
19/06/2012
A inserção da arte nas políticas públicas de juventudes
26/06/2012
26/06/2012
Politicas Públicas versus movimentos sociais juvenis
03/07/2012
03/07/2012
Apresentação de trabalhos sobre cultura de paz e juventudes
Avaliações
Data Descrição
03/07/2012 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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