-

PPGED118 - ABORDAGEM SÓCIOPOÉTICA NAS PESQUISAS QUALITATIVAS - Turma: 01 (2012.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso e discussão inicial sobre pesquisa (19/03/2012 - 19/03/2012)

Apresentação do plano de curso e dos alunos VIVÊNCIA: “VIAGEM IMAGINÁRIA AO LUGAR DA PESQUISA” e os respectivos RELATOS de cada aluno 2. Leitura do texto, Rubem Alves, Ciência é coisa boa...

Escuta sensível na pesquisa (26/03/2012 - 26/03/2012)

Leitura do livro Pesquisa-ação do René Barbier no que diz respeito a Escuta Sensível na pesquisa

Olhar Cego na pesquisa (02/04/2012 - 02/04/2012)

Com base na entrevista com Hubert Godar discussão sobre a necessidade da sensibilidade no corpo do pesquisador com a criação de um olhar cego.

Olhar Cego na pesquisa - continuação (09/04/2012 - 09/04/2012)

Continuamos a discussão da entrevista com Hubert Godar pela Suely Rolnik sobre a necessidade de um olhar cego na pesquisa com vivência utilizando fotografias e realçando o olhar objetivo e subjetivo do pesquisador.

Aspectos iniciais da Sociopoética (16/04/2012 - 16/04/2012)

Com base no texto da Sandra Petit discutimos as influências teóricas da sociopoética, abordagem filosófica na pesquisa e no ensino-aprendizagem.

Os cinco princípios da Sociopoética (23/04/2012 - 23/04/2012)

Continuação da aula anterior com leitura e discussão do texto do Jacques Gauthier.

Sociopoética e cartografia (30/04/2012 - 30/04/2012)

Com base no texto da Virginia Kastrup, discussão do método cartográfico de inspiração deleuzeana e o seu atravessamento na sociopoética.

Apresentação sobre Espinosa (07/05/2012 - 07/05/2012)

Apresentação de Espinosa na questão do grupo-pesquisador na sociopética e a potência que isto revela entre os corpos nas oficinas.

Alguns exemplos de dispositivos sociopoéticos (14/05/2012 - 14/05/2012)

Por meio dos cinco princípios, houve a apresentação de exemplos de dispositivos sociopoéticos como disruptor do pensamento do grupo-pesquisador.

Exibição de vídeo sobre o pensamento deleuzeano (21/05/2012 - 21/05/2012)

Exibição do vídeo do Deleuze para discussão do livro O que é filosofia, de Deleuze e Guattari.

Apresentação de pesquisas sociopoéticas (28/05/2012 - 28/05/2012)

Apresentação de pesquisas sociopoéticas para discussão final da disciplina e importancia do método nas pesquisas contemporâneas que utilizam o corpo como fonte do conhecimento, o grupo-pesquisador como pesquisador coletivo e produtor de conhecimentos e a arte como inspiração na produção dos dados com grupos de resistências.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28
1 201110**** 1 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 4
2 201110**** 0 0 0 1 0 0 0 0 3 0 0 4
3 201010**** 0 0 0 0 0 0 0 1 3 0 0 4
4 201110**** 0 0 1 0 0 0 0 0 3 0 0 4
5 201010**** 0 0 0 3 0 0 1 0 0 0 0 4
6 201010**** 0 0 3 0 0 0 0 1 0 0 0 4
7 201110**** 0 0 1 0 0 0 3 0 0 0 0 4
8 201110**** 0 0 0 1 0 0 0 3 0 0 0 4
9 201110**** 0 0 0 1 0 0 3 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201110**** 10,0 10.0 4 AM
2 201010**** 10,0 10.0 4 AM
3 201010**** 10,0 10.0 4 AM
4 201110**** 10,0 10.0 4 AM
5 201110**** 10,0 10.0 4 AM
6 201110**** 10,0 10.0 4 AM
7 201110**** 10,0 10.0 4 AM
8 201110**** 10,0 10.0 4 AM
9 201010**** 10,0 10.0 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .• O método sociopoético como abordagem qualitativa na pesquisa e no processo ensino-aprendizagem. • Influências filosóficas e teóricas de formação da Sociopoética. • Os princípios da Sociopoética. • A construção dos dispositivos de pesquisa (as técnicas).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: PLANO DE ENSINO



1 – EMENTA
• O método sociopoético como abordagem qualitativa na pesquisa e no processo ensino-aprendizagem.
• Influências filosóficas e teóricas de formação da Sociopoética.
• Os princípios da Sociopoética.
• A construção dos dispositivos de pesquisa (as técnicas).

Objetivos:
GERAL:
• Habilitar os(as) alunos(as) da Pós-graduação em Educação e outros profissionais interessados(as) na disciplina ao uso do método no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de pesquisas sociopoéticas, formando o grupo-pesquisador.
ESPECIFICOS:
• Apresentar as principais influências filosóficas e teóricas de formação da Sociopoética.
• Conhecer os princípios da Sociopoética.
• Eleger e vivenciar dispositivos (técnicas) de modo a suscitar o estranhamento necessário à criação de conceitos filosóficos sobre um tema-gerador.
• Refletir sobre a importância do grupo-pesquisador e do corpo todo na produção dos dados.
• Perceber o grupo-pesquisador como estratégia de pesquisa propícia a auto-análise das práticas educativas, dos alunos(as), no sentido de torná-los sujeitos e cidadãos responsáveis pelas fases da pesquisa e do ensino-aprendizagem.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Apresentação do método sociopoético a partir da discussão teórica desenvolvida em vivências no decorrer das oficinas, por meio de debates e de textos dos autores e pesquisadores estudiosos do método.
• Construção de dispositivos (técnicas) que possibilitem a abertura do corpo todo para o desencadear do estranhamento necessário à produção dos dados da pesquisa (conceitos e confetos).
• Discussão da produção dos conceitos e dos confetos na contra-análise.
• A poética, o cuidar e a espiritualidade na pesquisa e na aprendizagem.
• Apresentação de trabalhos acadêmicos que utilizaram a sociopoética.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
• Aulas dialogadas
• Oficinas Sociopoética com o uso de dispositivos artísticos.
• Leitura orientada de textos, dissertações e teses.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Serão utilizados como critérios de avaliação a produção final de um artigo como resultado das reflexões realizadas na disciplina. Além disso, levaremos em conta a participação e a assiduidade do(a) aluno(a) nos trabalhos e debates em sala de aula tendo como base as estratégias pedagógicas trabalhadas, bem como a sua auto-avaliação.
Horário de atendimento: 18h as 21h
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/03/2012
19/03/2012
Apresentação do plano de curso e discussão inicial sobre pesquisa
26/03/2012
26/03/2012
Escuta sensível na pesquisa
02/04/2012
02/04/2012
Olhar Cego na pesquisa
09/04/2012
09/04/2012
Olhar Cego na pesquisa - continuação
16/04/2012
16/04/2012
Aspectos iniciais da Sociopoética
23/04/2012
23/04/2012
Os cinco princípios da Sociopoética
30/04/2012
30/04/2012
Sociopoética e cartografia
07/05/2012
07/05/2012
Apresentação sobre Espinosa
14/05/2012
14/05/2012
Alguns exemplos de dispositivos sociopoéticos
21/05/2012
21/05/2012
Exibição de vídeo sobre o pensamento deleuzeano
28/05/2012
28/05/2012
Apresentação de pesquisas sociopoéticas
Avaliações
Data Descrição
28/05/2012 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:32