-

CMR0311 - INTRODUCAO A FILOSOFIA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Apresentação pessoal e do plano de ensino. (10/12/2012 - 10/12/2012)
Para que serve a Filosofia (13/12/2012 - 13/12/2012)
As razões do mito. (17/12/2012 - 17/12/2012)
Mito e realidade, mitologia e conhecimento. (20/12/2012 - 20/12/2012)
O surgimento da filosofia. (24/12/2012 - 24/12/2012)
Os pré socráticos. (27/12/2012 - 27/12/2012)
Sócrates e a noção de justiça. (31/12/2012 - 31/12/2012)
Sócrates e a vida examinada. (03/01/2013 - 03/01/2013)
Platão e a teoria dos dois mundos. (07/01/2013 - 07/01/2013)
Platão e o mito da caverna. (10/01/2013 - 10/01/2013)
Aristóteles e a doutrina das quatro causas. (14/01/2013 - 14/01/2013)
Aristóteles e a crítica a Platão. (17/01/2013 - 17/01/2013)
Os estóicos e o observar das paixões. (21/01/2013 - 21/01/2013)
O epicurismo, o valor da vida simples. (24/01/2013 - 24/01/2013)
O ceticismo antigo. (28/01/2013 - 28/01/2013)
Santo Agostinho e a revelação por meio da fé. (31/01/2013 - 31/01/2013)
Santo Agostinho e a subjetividade. (04/02/2013 - 04/02/2013)
São Tomás de Aquino. (07/02/2013 - 07/02/2013)
Descartes, contexto histórico e o "cogito". (11/02/2013 - 11/02/2013)
Descartes e o racionalismo. (14/02/2013 - 14/02/2013)
Descartes e a teoria do sujeito. (18/02/2013 - 18/02/2013)
O empirismo, contexto histórico e diretrizes gerais. (21/02/2013 - 21/02/2013)
Bacon e a teoria dos ídolos (25/02/2013 - 25/02/2013)
Locke e o valor da experiência. (28/02/2013 - 28/02/2013)
Locke e o valor da experiência. (04/03/2013 - 04/03/2013)
O problema da Indução em Hume. (07/03/2013 - 07/03/2013)
Identidade Pessoal em Hume. (11/03/2013 - 11/03/2013)
Kant e a teoria do conhecimento. (14/03/2013 - 14/03/2013)
Kant e o imperativo categórico. (18/03/2013 - 18/03/2013)
Exercício escrito sobre a Filosofia do Período Moderno. (21/03/2013 - 21/03/2013)

David Hume e a crítica à noção cartesiana de identidade pessoal; Kant e seu imperativo categórico: como devemos agir?

Marx e o impacto do marxismo no século XX. (25/03/2013 - 25/03/2013)
Marx e o impacto do marxismo no século XX. (28/03/2013 - 28/03/2013)
Marx e o impacto do marxismo no século XX. (01/04/2013 - 01/04/2013)
Nietzsche e a crítica aos valores. (04/04/2013 - 04/04/2013)
A crítica de Nietzsche ao sistema de valores. (08/04/2013 - 08/04/2013)

A crítica de Nietzsche ao sistema de valores.

Nietzsche e a crítica aos valores. (08/04/2013 - 08/04/2013)
Nietzsche e a crítica aos valores. (11/04/2013 - 11/04/2013)
Existencialismo. (15/04/2013 - 15/04/2013)
Revisão para a prova final. (15/04/2013 - 18/04/2013)
Prova final. (15/04/2013 - 22/04/2013)
Avaliação da disciplina e espaço críticas e sugestões. (15/04/2013 - 25/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 13 17 20 03 07 10 14 17 21 24 28 31 04 07 14 18 21 25 28 04 07 11 14 21 25 01 04 08 11 15 18 22
1 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20125**** 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 20125**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
6 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20125**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
9 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
10 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
11 20125**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
12 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20125**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
16 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
19 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
21 20125**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
22 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
23 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
28 20125**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
29 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
33 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
36 20125**** 0 0 0 1 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 53
37 20125**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
38 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
39 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 201010**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 0 0 60
41 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
44 20125**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
45 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
46 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
47 20125**** 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
48 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
49 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
50 20125**** 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
51 20125**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
52 201297**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20125**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
2 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
3 20125**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
4 20125**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
5 20125**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
6 20125**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
7 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
9 20125**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
10 20125**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
11 20125**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
12 20125**** 9,0 8,0 9,0 8.7 0 AM
13 201010**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
14 20125**** 4,0 8,0 9,0 7.0 0 AM
15 20125**** 10,0 8,0 8,0 8.7 0 AM
16 20125**** 10,0 8,0 7,0 8.3 0 AM
17 20125**** 7,5 8,0 7,0 7.5 0 AM
18 20125**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
19 20125**** 8,0 8,0 10,0 8.7 0 AM
20 20125**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
21 20125**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
22 20125**** 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
23 20125**** 8,0 7,0 8,0 7.7 0 AM
24 201297**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
25 20125**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
26 20125**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
27 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
28 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
29 20125**** 8,0 7,0 6,0 7.0 0 AM
30 20125**** 9,0 8,0 10,0 9.0 0 AM
31 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
32 20125**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
33 20125**** 6,0 8,0 7,0 7.0 0 AM
34 20125**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
35 20125**** 8,0 7,0 10,0 8.3 0 AM
36 20125**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
37 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
38 20125**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
39 20125**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
40 20125**** 7,0 8,0 9,0 8.0 0 AM
41 20125**** 0,0 8,0 8,0 8.6 7.0 0 EF
42 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
43 201297**** 1,0 8,0 7,0 8.6 7.0 0 EF
44 20125**** 8,5 8,0 9,0 8.5 0 AM
45 20125**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
46 20125**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
47 20125**** 5,0 8,0 8,0 7.0 0 AM
48 20125**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
49 201297**** 7,0 8,0 7,0 7.3 0 AM
50 20125**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
51 20125**** 10,0 8,0 9,0 9.0 0 AM
52 20125**** 7,5 8,0 10,0 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Origem e sentido da filosofia. Conceituações. A filosofia antiga: Sofistas, Sócrates, Platão e Aristóteles. Filosofias da Interioridade: Epicuristas, Cínicos e Estóicos. Filosofia e Ciência. A questão do conhecimento: Racionalismo e Empirismo. A fenomenologia e o Existencialismo. Principais filósofos contemporâneos que contribuíram para a psicologia: Schopenhauer, Nietzsche, Kierkegaard, Husserl, Sartre, Foucault, Buber e Merleau-Ponty.
Objetivos: Compreender o sentido da filosofia, suas atribuiçoes no âmbito do conhecimento e suas possíveis contribuiçoes para a psicologia; Analisar alguns elementos filosóficos que, por sua precocidade e relevância, podem ser considerados a genese da psicologia; Discutir as principais correntes do pensamento moderno naquilo que elas tem de preliminar para a entao nascente psicologia; Examinar o possível diálogo entre a fenomenologia, especialmente na sua vertente existencialista, e a psicologia. Conhecer as diretrizes do pensamento filosófico contemporâneo e avaliar as possíveis contribuiçoes dessas filosofias para a psicologia.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas por parte do professor com espaço para contribuições e questionamentos por parte dos alunos. Discussões coletivas sobre os temas abordados e também a utilização de vídeos como plataforma de reflexão.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Haverá três avaliações. Duas provas individuais respondendo de maneira dissertativa a questões relativas aos temas trabalhados em sala. A terceira nota consiste na apresentação em grupo de um seminário sobre tema específico e determinado pelo professor. A participação conta como auxiliar na determinação da nota.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/12/2012
10/12/2012
Apresentação pessoal e do plano de ensino.
13/12/2012
13/12/2012
Para que serve a Filosofia
17/12/2012
17/12/2012
As razões do mito.
20/12/2012
20/12/2012
Mito e realidade, mitologia e conhecimento.
24/12/2012
24/12/2012
O surgimento da filosofia.
27/12/2012
27/12/2012
Os pré socráticos.
31/12/2012
31/12/2012
Sócrates e a noção de justiça.
03/01/2013
03/01/2013
Sócrates e a vida examinada.
07/01/2013
07/01/2013
Platão e a teoria dos dois mundos.
10/01/2013
10/01/2013
Platão e o mito da caverna.
14/01/2013
14/01/2013
Aristóteles e a doutrina das quatro causas.
17/01/2013
17/01/2013
Aristóteles e a crítica a Platão.
21/01/2013
21/01/2013
Os estóicos e o observar das paixões.
24/01/2013
24/01/2013
O epicurismo, o valor da vida simples.
28/01/2013
28/01/2013
O ceticismo antigo.
31/01/2013
31/01/2013
Santo Agostinho e a revelação por meio da fé.
04/02/2013
04/02/2013
Santo Agostinho e a subjetividade.
07/02/2013
07/02/2013
São Tomás de Aquino.
11/02/2013
11/02/2013
Descartes, contexto histórico e o "cogito".
14/02/2013
14/02/2013
Descartes e o racionalismo.
18/02/2013
18/02/2013
Descartes e a teoria do sujeito.
21/02/2013
21/02/2013
O empirismo, contexto histórico e diretrizes gerais.
25/02/2013
25/02/2013
Bacon e a teoria dos ídolos
28/02/2013
28/02/2013
Locke e o valor da experiência.
04/03/2013
04/03/2013
Locke e o valor da experiência.
07/03/2013
07/03/2013
O problema da Indução em Hume.
11/03/2013
11/03/2013
Identidade Pessoal em Hume.
14/03/2013
14/03/2013
Kant e a teoria do conhecimento.
18/03/2013
18/03/2013
Kant e o imperativo categórico.
21/03/2013
21/03/2013
Exercício escrito sobre a Filosofia do Período Moderno.
25/03/2013
25/03/2013
Marx e o impacto do marxismo no século XX.
28/03/2013
28/03/2013
Marx e o impacto do marxismo no século XX.
01/04/2013
01/04/2013
Marx e o impacto do marxismo no século XX.
04/04/2013
04/04/2013
Nietzsche e a crítica aos valores.
08/04/2013
08/04/2013
A crítica de Nietzsche ao sistema de valores.
08/04/2013
08/04/2013
Nietzsche e a crítica aos valores.
11/04/2013
11/04/2013
Nietzsche e a crítica aos valores.
15/04/2013
25/04/2013
Avaliação da disciplina e espaço críticas e sugestões.
15/04/2013
15/04/2013
Existencialismo.
15/04/2013
22/04/2013
Prova final.
15/04/2013
18/04/2013
Revisão para a prova final.
Avaliações
Data Descrição
18/03/2013 Prova de Recuperação com relação ao primeiro trabalho.
21/03/2013 Avaliação com relação ao Péríodo Moderno (Descartes, Hume e Kant).
22/04/2013 Prova Final (Todo o conteúdo trabalhado no semestre).
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:43