• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

PPGBIOTEC049 - ANÁLISE DE DADOS COM STATISTICAL PACKAGE FOR THE SOCIAL SCIENCES (SPSS) SOFTWARE I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
PROJETO DE PESQUISA E VARIÁVEIS (09/09/2019 - 09/09/2019)
- Planejamento da pesquisa - Delineamentos entre e dentre participantes - SPSS para Windows
ESTATÍSTICA DESCRITIVA (10/09/2019 - 10/09/2019)
- Descrição gráfica dos dados (SPSS: geração de descritivas gráficas) - Diagramas de dispersão (SPSS: geração de diagramas de dispersão) - Distribuição normal - Variação ou dispersão de distribuições (SPSS: obtenção de medidas de variação) - Distribuições não-normais (SPSS: geração de curvas normais e histogramas) - Obtenção de estatísticas descritivas - Exercícios para o SPSS
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: O r DE PEARSON (11/09/2019 - 11/09/2019)
- Correlações bivariadas (SPSS: correlações bivariadas - o r de Pearson e obtenção uma matriz de diagramas de dispersão) - Correlações de primeira e segunda ordem (SPSS: correlações parciais r de Pearson) - Padrões de correlações - Exercícios para o SPSS
Primeira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE DUAS CONDIÇÕES: O TESTE t (12/09/2019 - 12/09/2019)
- Análise de duas condições (SPSS: para um teste t independente e delineamento de medidas repetidas para duas amostras: teste t pareado). - Exercícios para o SPSS
ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR (13/09/2019 - 13/09/2019)
- Visualização do delineamento - Significado da análise de variância (SPSSPW; execução da ANOVA de uma classificação) - Estatísticas descritivas - Comparações planejadas - Controle para múltiplos testes - Testes de post hoc - ANOVA de medidas repetidas (SPSSPW: instruções para a ANOVA de medidas repelidas) - Exercícios para o SPSSPW
Segunda avaliação do aprendizado - ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE (14/09/2019 - 14/09/2019)
- Introdução - Delineamento apropriado para uma ANOVA fatorial - Terminologia da ANOVA - Duas variáveis independentes entre participantes (SPSSPW: análise de dois fatores entre participantes)
terceira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE (16/09/2019 - 16/09/2019)
- Duas variáveis dentre participantes (SPSSPW: ANOVA, dentre participantes com dois fatores) - Uma variável entre e outra dentre participantes (SPSSPW: ANOVA com um fator entre participantes e um dentre participantes) - Exercícios para o SPSSPW
Quarta avaliação do aprendizado (17/09/2019 - 17/09/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula SET Total
09 10 11 12 13 14 16 17
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019101**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
4 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2019101**** 0 6 3 0 0 0 0 0 9
7 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,0 8,5 9,0 8,5 8.8 4 AM
2 2019101**** 8,5 8,5 8,0 8,0 8.3 0 AM
3 2019101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 4 AM
4 2019101**** 7,0 7,0 7,0 7,0 7.0 9 AM
5 2019100**** 9,5 9,5 9,5 9,0 9.4 0 AM
6 2019101**** 9,5 9,0 9,5 8,0 9.0 0 AM
7 2018100**** 8,0 7,0 7,5 7,5 7.5 0 AM
8 2019101**** 8,0 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da estatística elementar e introdução a Correlação, teste t e ANOVA no Statistical Package for the Social Sciences software.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia utilizada visa preparar os alunos para uma sociedade pluralista, em constante processo de transformação, além de proporcionar uma educação preocupada com o desenvolvimento humano. Para tal, as atividades propostas favorecem a didática do aprender a aprender, a reflexão, a construção e reconstrução do conhecimento para promover a autonomia do estudante. Além da aula expositiva, dialogada e prática, o aluno realizará tarefas de pesquisa bibliográfica, leitura, exercícios com a utilização do software SPSS.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O conteúdo da disciplina será avaliado por intermédio das atividades realizadas em sala de aula e domicílio. Serão consideradas em uma escala total de 10 (dez) pontos por atividade e fracionadas conforme o desempenho do aluno. No final da disciplina será realizada a média do grau obtido pelo aluno correspondente ao número de atividades realizadas que totalizará no máximo 10 (dez) pontos.
O aluno será considerado aprovado na disciplina se obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete inteiros) e frequência igual ou superior a 75 % (setenta e cinco).
Horário de atendimento: Segunda-feira de 14:00hs às 17:00hs
Bibliografia: Bibliografia Básica
BISQUERRA R., SARRIEBA J.C., MARTINEZ, F. Introdução a estatística: Enfoque informático com o pacote SPSS. Porto Alegre: ARTMED, 2004.

DANCEY, C.P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia: usando SPSS para Windows. 3. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.

FAVERO, L. P. Manual de análise de dados. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

GRAVETTER, J.F. WALLNAU L.B. Statistics for the Behavioral Sciences. Wadsworth, Cengage Learning. 2013. 657p.

RIBAS, J.R; VIERIA, P.R.C. Análise multivariada com o uso do SPSS. 1, ed. Rio de Janeiro: 2011.


Bibliografia Complementar

BARBETTA, Pedro A. Estatística aplicada às ciências sociais. 6. ed. - Florianopolis: UFSC, 2006.

FIELD, A., Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. – Porto Alegre: Penso, 2004.

HAIR, JOSEPH; BLACK, WILLIAM C.; BABIN, BARRY B.; ANDERSON, ROLPH E.; TATHAM, RONALDO L. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. - Porto Alegre: Bookman, 2009.

MAROCO, J. Análise estatística com utilização do SPSS. Silabo, - Lisboa 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/09/2019
09/09/2019
PROJETO DE PESQUISA E VARIÁVEIS
10/09/2019
10/09/2019
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
11/09/2019
11/09/2019
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO: O r DE PEARSON
12/09/2019
12/09/2019
Primeira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE DUAS CONDIÇÕES: O TESTE t
13/09/2019
13/09/2019
ANÁLISE DE DIFERENÇAS ENTRE TRÊS OU MAIS CONDIÇÕES: ANOVA DE UM FATOR
14/09/2019
14/09/2019
Segunda avaliação do aprendizado - ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE
16/09/2019
16/09/2019
terceira avaliação do aprendizado e ANÁLISE DE VARIÂNCIA COM MAIS DE UMA VARIÁVEL INDEPENDENTE
17/09/2019
17/09/2019
Quarta avaliação do aprendizado
Avaliações
Data Descrição
12/09/2019 1ª Avaliação
14/09/2019 2ª Avaliação
16/09/2019 3ª Avaliação
17/09/2019 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:18