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PPGENF049 - OFICINA DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE E ENFERMAGEM - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta da disciplina Troca de experiências sobre publicação de artigos (14/08/2019 - 14/08/2019)
   Plano+Cronograma 
  Revisão Sistemática e Metanálise 
Capítulo sobre interpretação Metanálise
O processo de publicação científica em Saúde e Enfermagem: obstáculos e perspectivas de superação (21/08/2019 - 21/08/2019)
Revisão da literatura: bases para sua construção: Tipos de estudos de Revisão: integrativa e sistemática (28/08/2019 - 28/08/2019)
Revisão integrativa da literatura: apresentação da pergunta de pesquisa utilizando PICO e a estratégia de busca dos artigos em pelo menos duas bases de dados (04/09/2019 - 04/09/2019)
Diretrizes internacionais e áreas de aplicação: breve histórico e situação na Enfermagem Enhancing the Quality and Transparency Of health Research - EQUATOR network Síntese individual: 1 – STROBE - estudos observacionais 2 - CONSORT - estudos randomizados 3 - CARE (relato de casos) 4 - COSMIN - Validação (11/09/2019 - 11/09/2019)
5 - CHEERS (Avaliação econômica) 6 – COREQ; SRQR; ENTREQ (estudos qualitativos) 7 - GRAMMS (métodos mistos) e SQUIRE (Qualidade e Segurança da Assistência em Saúde), 8 - PRISMA (revisões sistemáticas e metanálise) 9 - SPIRIT e PRISMA – P (estudo de protocolos) (18/09/2019 - 18/09/2019)
Atividade não presencial: preparação da síntese sobre os periódicos de enfermagem Qualis A e B1 (25/09/2019 - 25/09/2019)
Apresentação individual sobre os Periódicos Qualis A1 e A2: tipologia de artigos (02/10/2019 - 02/10/2019)
Revisão integrativa da literatura: apresentação da seleção e categorização dos artigos em um quadro. Apresentação individual (09/10/2019 - 09/10/2019)
Atividade não presencial: preparação seminário (16/10/2019 - 16/10/2019)
S1: A autoria do manuscrito: aspectos éticos e legais S2: Plágio x autoplagio. Estratégias de verificação antiplágio (23/10/2019 - 23/10/2019)
Revisão integrativa da literatura: atividade não presencial para confecção do artigo a ser submetido a Revista Qualis A (30/10/2019 - 30/10/2019)
Revisão integrativa da literatura: atividade não presencial para confecção do artigo a ser submetido a Revista Qualis A Envio para os professores até 17/11 (06/11/2019 - 06/11/2019)
Revisão integrativa da literatura: apresentação do artigo (versão prévia) (13/11/2019 - 13/11/2019)
Revisão integrativa da literatura: atividade não presencial para leitura do artigo (versão prévia) pelos professores da disciplina (20/11/2019 - 20/11/2019)
Apresentação do artigo (versão final) para ser publicado em periódico Qualis A (27/11/2019 - 27/11/2019)
Apresentação do comprovante de submissão do artigo Encerramento da disciplina (04/12/2019 - 04/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
14 21 28 04 11 18 25 02 16 23 30 06 13 20 27 04
1 2019100**** 3 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 9
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 3 0 0 6
5 2019100**** 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 39
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 0 0 3 3 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 9
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 9,8 8,9 10,0 9.6 3 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 9,5 9.8 0 AM
3 2019100**** 9,0 8,7 10,0 9.2 6 AM
4 2019100**** 9,0 8,3 9,0 8.8 0 AM
5 2019100**** 9,3 8,0 10,0 9.1 9 AM
6 2019100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 39 RF
7 2019100**** 9,3 8,0 10,0 9.1 9 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Apresentação de vídeos; leitura e síntese de textos, discussão em grupo; seminário, exercícios individuais; redação de manuscrito.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Fundamentada na Resolução Nº 003/94 do CEPEX da UFPI. e considera frequência e aproveitamento. Serão realizadas três avaliações:
A1 - Média da apresentação sobre as Diretrizes Internacionais + síntese dos periódicos da área de saúde e enfermagem (individual)
A2 - Apresentação do seminário + síntese e discussão de textos + exercícios individuais sobre as etapas do artigo de revisão
A3 - Elaboração e submissão do manuscrito sobre revisão a revista Qualis A
Horário de atendimento: 14h-17h
Bibliografia: 1. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 1): o cavalo e a cenoura. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.1, p.1-4, 2014.
2. PAIVA, E.D. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 2): o fenômeno ?salami science?. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.2, p.125-28, 2014.
3. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 3): a cadeia alimentar em que todos ficam com fome. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.3, p.268-70, 2014.
4. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 4): estudos de revisão ? atalho, mas onde? Online Brazilian Journal of Nursing, v. 13, n.4, p.482-5, 2014.
5. LIMA, D. V. M. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (parte 5): a corrida de sapinhos. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n.1, p.01-04, 2015.
6. PAIVA, E.D. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (Parte 6): conversações entre Fausto e Mefistófeles. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n.3, p.217-20,2015.
7. PAIVA, E.D. Jogo dos sete erros no processo de submissão de artigos científicos (Parte 7): quem não lê manual não sabe (para quem e como) escrever. Online Brazilian Journal of Nursing, v. 14, n.4, p.467-70, 2015.
8. Marlow,M.A.Writing scientific articles like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. Clinics (São Paulo). 2014 Mar;69(3):153-7. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3935133/pdf/cln-69-03-153.pdf
9. GALVÃO, C.M.; MENDES, K. D. S. ; SILVEIRA, R. C.C. P. Revisão integrativa: método de revisão para sintetizar as evidências disponíveis na literatura. Guia prático para docentes e alunos da área da saúde. 4ed.São Paulo: Iátrica, 2010, v. , p. 105-126.
10. KARINO, M.E.; ANDRES FELLI, V. E. Enfermagem baseada em evidências: avanços e inovações em revisões sistemáticas. Cienc Cuid Saude. N.11(suplem.).2012.
11. SOUSA, L.M.M et al. Instrumentos de avaliação do risco de quedas em idosos residentes na comunidade. Enfermeía Global. n.42, 2016. Disponível em: < http://revistas.um.es/eglobal/article/viewFile/230251/192621>
12. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas : elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. Brasília :
Editora do Ministério da Saúde, 2012
13. WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. Journal of
Advanced Nursing, Oxford, v. 52, n. 5, p. 546-553, Dec. 2005
14. FRAM, D.; MARIM, C.M.; BARBOSA, D. Avaliação da necessidade da revisão sistemática e a perguntado estudo. In: BARBOSA, D. et. al. Enfermagem baseada em evidencias. São Paulo, Atheneu, 2014
15. FAVERO, L. et al. Trajetória dos requisitos uniformes para manuscritos submetidos a periódicos biomédicos. Cogitare Enferm. v. 18, v. 2, p.280-7, 2013.
16. PEREIRA, M.G. Editorial. Acta paul. enferm. v.27, n.2, p IV, 2014
17. PALACIOS GÓMEZ, M. Del ensayo y del error hasta EQUATOR Network. Colombia Médica. v. 43, n.3, 2012
18. GALVÃO, T.F.; SILVA ,M.T.; GARCIA, L.P. Ferramentas para melhorar a qualidade e a transparência dos relatos de pesquisa em saúde: guias de redação científica. Epidemiol. Serv. Saude, Brasília. v.25, n. 2, 2016.
19. MALTA, M. Iniciativa STROBE: subsídios para a comunicação de estudos observacionais. Rev Saúde Pública. v.44, n.3, 2010.
20. Von ELM, E. The trengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) Statement: Guidelines for Reporting Observational Studies. Annals of Internal Medicine. v 147, n. 8, 2007
21. Von ELM E. et al. Declaración de la iniciativa STROBE (Strengthening the Reporting of
Observational Studies in Epidemiology): directrices para la comunicación de estudios observacionales. Rev Esp Salud Publica. v. 82, n.3, 2008
22. VANDENBROUCKE, J .P. et al. Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE): explanation and elaboration. Ann Intern Med. v. 4, n. 3, 2007
23. SCHULZ KF, ALTMAN DG, MOHER D; CONSORT Group. CONSORT 2010 statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. Ann Int Med v.32,v., 2010
24. MARTINS, J.; SOUSA, L.M.; OLIVEIRA, A. S. Recomendações do enunciado CONSORT para o relato de estudos clínicos controlados e randomizados. Medicina, v.42, n.1, 2009
25. Lista de informações CONSORT 2010 para incluir no relatório de um estudo randomizado. Disponível em: http://www.consort-statement.org/Media/Default/Downloads/Translations/Portuguese_pt/Portuguese CONSORT Checklist.pdf
26. CARE Checklist ? 2016: Information for writing a case report. Disponível em: http://www.care-statement.org/downloads/CAREchecklist-Eng-20160131.pdf
27. GAGNIER J.J., et al. The CARE guidelines: consensus-based clinical case report guideline development. Journal of Clinical Epidemiology.v. 67, p. 46-51. 2014
28. MOKKINK, L. B. COSMIN checklist. Consensus-based Standards for the selection of health Measurement Instruments, 2012.
29. MOKKINK, L. B. The COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement INstruments (COSMIN) and how to select an outcome measurement instrument. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4900032/
30. MOKKINK , L.B. et al. International consensus on taxonomy, terminology, and definitions of measurement properties for health-related patient-reported ouctomes: results of the COSMIN study. Journal of Clinical Epidemology , v.63, p.737-745, 2010.
31. REICHENHEIM, M E.; HÖKERBERG, Y. H. M.; MORAES, C. L. Assessing construct structural validity of epidemiological measurement tools: a seven-step roadmap Cad Saude Publica, v. 30, n. 5, 2014
32. GUIMARAES, P. V.; HADDAD, M. C. L.; MARTINS, E. A. P. Validação de instrumento para avaliação de pacientes graves em ventilação mecânica, segundo o ABCDE. Rev. Eletr. Enf., v. 17, n. 1,p.43-50, 2015.
33. PILATTI, L. A.; PEDROSO, B.; GUTIERREZ. Propriedades Psicométricas de Instrumentos de Avaliação: um debate necessário. R.B.E.C.T., v.3, n.1, p.81-91, jan./abr. 2010.
34. RIBEIRO, M.A.S et al. Estudo de validação na enfermagem: revisão integrativa. Rev. RENE, v. 14, n.1, p.218-28, 2013.
35. RAYMUNDO, V. P. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Letras de hoje, v. 44, n. 3, p. 86-93, 2009.
36. BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes metodológicas : Diretriz de Avaliação Econômica / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. ? 2. ed. ? Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
37. SILVA, E. N. et al. Estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde: roteiro para análise crítica. Rev Panam Salud Publica. mar;v.35, n.3, p.219-27, 2014
38. SILVA, E. N.; SILVA, M. T.; PEREIRA, M. G. Estudos de avaliação econômica em saúde: definição e aplicabilidade aos sistemas e serviços de saúde. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v.25, n.1, p.205-207, jan-mar 2016.
39. SILVA, E. N.; SILVA, M. T.; PEREIRA, M. G. Estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde: roteiro para análise crítica. Rev Panam Salud Publica. 2014;35(3):219?27.
40. Augustovsky, F. Estandares consolidados de reporte de evaluaciones economicas sanitariias: version em espanol de la lista de comprobations CHEERS.2013. Disponível em: http://www.ispor.org/taskforces/documents/Cheers-paper_Spanish.pdf
41. O?BRIEN, B. C. et al. Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. Academic Medicine, v. 89, n. 9, p. 1245-1251, 2014.
42. TONG, A., SAINSBURY, P., CRAIG, J. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): A 32-item checklist for interviews and focus groups. International Journal of Qualitative Health Care, v 19, n6, 2007
43. TONG, A. et al. Enhancing transparency in reporting the synthesis of qualitative research: ENTREQ . BMC Medical Research Methodology 2012, v.12, n. 181, 2012.
44. O?Brien, B.C. et al. Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. Academic Medicine, v. 89, n. 9, 2014. (SRQR)
45. OGRINC, G. et al. SQUIRE 2.0 (Standards for Quality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus process. BMJ Qual Saf. 2015. doi:10.1136/bmjqs-2015-004411
46. CAMERON, R. Lessons from the field: Applying the Good Reporting of A Mixed Methods Study (GRAMMS) framework. The Electronic Journal of Business Research Methods. v 11, n 2. 2013 . ( Disponível em: www.ejbrm.com)
47. ROSLYN, C. et al. Lessons from the field: Applying the Good Reporting of A Mixed Methods Study (GRAMMS) framework. The Electronic Journal of Business Research Methods, v.11, n.2, p 53-66, 2013.
48. PARANHOS, R. Uma introdução aos métodos mistos. Sociologias, v 18, n 42, 2016, p. 384-411. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-018004221
49. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3 ed. Porto Aalegre: ARTMED, 2010.
50. Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0). Disponível em: http://www.squire-statement.org/index.cfm?fuseaction=document.viewDocument&documentid=1&documentFormatId=1&vDocLinkOrigin=1&CFID=43785984&CFTOKEN=e821330d1560cfb3-FEAFBC17-1C23-C8EB-806E577E7E54DC68
51. OGRINC, G. et al. Squire 2.0 (Standards for Quality Improvement Reporting Excellence): revised publication guidelines from a detailed consensus
process. Am J Crit Care 2015; 24:466-73.
52. PORTELA, M.C. Ciência da melhoria do cuidado de saúde: bases conceituais e teóricas para a sua aplicação na melhoria do cuidado de saúde. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32 Sup 2:e00105815, 2016
53. Prefered reporting itens for systematic reviews and meta-analyses ? The PRISMA statement. Annals of Intern Medicine, v.151, n.4, 2009
54. MOHER, D. et al. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: A recomendação PRISMA. Epidemiol. Serv. Saúde. v. 24, n.2, 2015
55. An-Wen Chan et al. SPIRIT 2013 explanation and elaboration: guidance for protocols of clinical trials. BMJ | RESEARCH METHODS AND REPORTING. 2013. Disponivel em: http://www.snf.ch/SiteCollectionDocuments/SPIRIT_2013_Explanation_and_Elaboration.pdf
56. CALVERT, M et al. Guidelines for Inclusion of Patient-Reported Outcomes in Clinical Trial ProtocolsThe SPIRIT-PRO Extension. JAMA. 2018 Feb 6;319(5):483-494. doi: 10.1001/jama.2017.21903.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
14/08/2019
14/08/2019
Apresentação da proposta da disciplina Troca de experiências sobre publicação de artigos
21/08/2019
21/08/2019
O processo de publicação científica em Saúde e Enfermagem: obstáculos e perspectivas de superação
28/08/2019
28/08/2019
Revisão da literatura: bases para sua construção: Tipos de estudos de Revisão: integrativa e sistemática
04/09/2019
04/09/2019
Revisão integrativa da literatura: apresentação da pergunta de pesquisa utilizando PICO e a estratégia de busca dos artigos em pelo menos duas bases de dados
11/09/2019
11/09/2019
Diretrizes internacionais e áreas de aplicação: breve histórico e situação na Enfermagem Enhancing the Quality and Transparency Of health Research - EQUATOR network Síntese individual: 1 – STROBE - estudos observacionais 2 - CONSORT - estudos randomizados 3 - CARE (relato de casos) 4 - COSMIN - Validação
18/09/2019
18/09/2019
5 - CHEERS (Avaliação econômica) 6 – COREQ; SRQR; ENTREQ (estudos qualitativos) 7 - GRAMMS (métodos mistos) e SQUIRE (Qualidade e Segurança da Assistência em Saúde), 8 - PRISMA (revisões sistemáticas e metanálise) 9 - SPIRIT e PRISMA – P (estudo de protocolos)
25/09/2019
25/09/2019
Atividade não presencial: preparação da síntese sobre os periódicos de enfermagem Qualis A e B1
02/10/2019
02/10/2019
Apresentação individual sobre os Periódicos Qualis A1 e A2: tipologia de artigos
09/10/2019
09/10/2019
Revisão integrativa da literatura: apresentação da seleção e categorização dos artigos em um quadro. Apresentação individual
16/10/2019
16/10/2019
Atividade não presencial: preparação seminário
23/10/2019
23/10/2019
S1: A autoria do manuscrito: aspectos éticos e legais S2: Plágio x autoplagio. Estratégias de verificação antiplágio
30/10/2019
30/10/2019
Revisão integrativa da literatura: atividade não presencial para confecção do artigo a ser submetido a Revista Qualis A
06/11/2019
06/11/2019
Revisão integrativa da literatura: atividade não presencial para confecção do artigo a ser submetido a Revista Qualis A Envio para os professores até 17/11
13/11/2019
13/11/2019
Revisão integrativa da literatura: apresentação do artigo (versão prévia)
20/11/2019
20/11/2019
Revisão integrativa da literatura: atividade não presencial para leitura do artigo (versão prévia) pelos professores da disciplina
27/11/2019
27/11/2019
Apresentação do artigo (versão final) para ser publicado em periódico Qualis A
04/12/2019
04/12/2019
Apresentação do comprovante de submissão do artigo Encerramento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Não havera aula dia 21/08 17/08/2019

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