-

PPGF016 - SEMINÁRIOS AVANÇADOS I - Turma: 01 (2019.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e detalhamento do plano de aula (15/08/2019 - 15/08/2019)
Unidade I:Elaboração do cronograma de desenvolvimento das atividades da disciplinas (22/08/2019 - 29/08/2019)
Unidade II: Apresentação dos tipos de artigos, com enfase em artigo de revisão. (05/09/2019 - 19/09/2019)
Unidade II: elementos constituintes de um artigo de revisão. (26/09/2019 - 03/10/2019)
Unidade II: Projeto para desenvolvimento do artigo (10/10/2019 - 17/10/2019)
Unidade II: Levantamento de artigos na loiteratura para o artigo de revisão. (24/10/2019 - 24/10/2019)
Unidade II: Escrita de artigo. (31/10/2019 - 31/10/2019)
Entrega do Artigo de Revisão (07/11/2019 - 07/11/2019)
Unidade III:Como elabora uma apresentação (seminário) (14/11/2019 - 21/11/2019)
Unidade III: Apresentação de seminários referentes aos artigos de Revisão. (28/11/2019 - 05/12/2019)
Resultado da disciplina (12/12/2019 - 12/12/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2019101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019101**** 9,9 9.9 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Nessa disciplina os alunos ministrarão seminários sobre temas de diversas áreas afins das linhas de pesquisa do curso de mestrado, sob a orientação e coordenação de um professor do curso.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento será através de atividades acadêmicas e de pesquisa, sendo assumido pelo aluno de forma socializada e individual.
• A leitura será prática constante sempre seguida de comentários e debates.
• Aulas expositivas dialogadas
• Leitura compartilhada
• Estudo em grupo
• Leituras complementares
• Elaboração textual
• Seminários
• Elaboração individual e coletiva das atividades
• Apresentação de Seminário
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O acompanhamento será feito continuamente para verificar o desempenho do aluno durante o desenvolvimento das atividades propostas para a disciplina, apresentando o material didático desenvolvido para a disciplina, os orientado nas dificuldades, diluindo dúvidas e motivando o aluno durante todo o processo de ensino/aprendizagem.

A participação do aluno será avaliada a partir das interações desencadeadas ao longo do curso, compreendendo a participação da leitura dos conteúdos e textos indicados, o desenvolvimento das atividades propostas e/ou realização de exercícios propostos, levando em conta não somente os aspectos quantitativos, mas também os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento e a assiduidade aos eventos educativos.

O processo de avaliação contará de 3 Prova:
1. Elaboração e execução do cronograma;
2. Elaboração e execução do artigo e;
3. Elaboração e execução do seminário.

Para efeito de aprovação e reprovação, serão aplicados os critérios abaixo especificados para a média aritmética das provas com cada valendo 10 pontos.
A média das avaliações em escala de 0 (zero) a 10 (dez):

De 7,0 a 10 – aprovado por média
De 4,0 a 6,9 – recuperação
De 0,0 a 3,9 – reprovação
Horário de atendimento:
Bibliografia: Temas sugeridos pelos orientadores;
LAKATOS. Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2008;
MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia cientifica. 6.ed. 2008. Técnica de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnica de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados . 7. ed. 2008;
COMPLEMENTAR:
CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org). Construindo o Saber – Metodologia Cientifica: Fundamentos e Técnicas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1989.
VIANNA, Heraldo Marelim. Pesquisa em educação: observação. Brasília: Plano Editora, 2003.
MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com Projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2019
15/08/2019
Apresentação e detalhamento do plano de aula
22/08/2019
29/08/2019
Unidade I:Elaboração do cronograma de desenvolvimento das atividades da disciplinas
05/09/2019
19/09/2019
Unidade II: Apresentação dos tipos de artigos, com enfase em artigo de revisão.
26/09/2019
03/10/2019
Unidade II: elementos constituintes de um artigo de revisão.
10/10/2019
17/10/2019
Unidade II: Projeto para desenvolvimento do artigo
24/10/2019
24/10/2019
Unidade II: Levantamento de artigos na loiteratura para o artigo de revisão.
31/10/2019
31/10/2019
Unidade II: Escrita de artigo.
07/11/2019
07/11/2019
Entrega do Artigo de Revisão
14/11/2019
21/11/2019
Unidade III:Como elabora uma apresentação (seminário)
28/11/2019
05/12/2019
Unidade III: Apresentação de seminários referentes aos artigos de Revisão.
12/12/2019
12/12/2019
Resultado da disciplina
Avaliações
Data Descrição
12/12/2019 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Último aviso de possíveis correções de notas 12/12/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:25