Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Estudo de temáticas e práticas que articulam a produção do conhecimento na área de Saúde da mulher ciclo gravídico puerperal, saúde mental e dermatologia no âmbito da atenção primária, com treinamento em serviço, supervisionado, para adquirir conhecimentos básicos das patologias dermatológicas e femininas no período gestacional. Acompanhamento do pré-natal e puerpério de baixo risco, identificação e classificação do risco obstétrico.
1. Objetivos: 1.1. GERAL Capacitação do estudante para: Anamnese e exame físico aplicados à psiquiatria, obstetrícia e dermatologia, dentro dos preceitos da clínica ampliada. Realização da coleta da história clínica e do exame físico. Elaboração do prontuário médico para atenção básica em obstetrícia e dermatologia.
1.2. ESPECÍFICOS
Realizar autonomamente o exame físico obstétrico, dermatológico e suas alterações no ambito da atenção básica. Reconhecer, estratificar risco e tratar as principais queixas dermatológicas da atenção básica.
2. Estratégias didáticos pedagógicas: Aula prática: acompanhamento do atendimento ao pré natal de baixo risco nas unidades básicas de saúde do município sob supervisão do preceptor. Discussão dos casos atendidos, com pro-posição de condutas. Estudo de casos: discussão de um tema teórico previamente determinado, a partir casos clínicos atendidos, seguindo o conteúdo programático da disciplina. Aulas teóricas e atividades de metodologia ativa: ministradas pelo professor, abordando temas relevantes em obstetrícia e psiquiatria, seguindo o conteúdo programático da disciplina. TBL, PBL.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizados 2 testes cognitivos que abordarão tanto os conteúdos ministrados em sala de aula como aquele contido nos livros texto e nas atividades práticas. Além disso, também serão realizadas atividades práticas e PBL, TBL. A nota final será obtida conforme se segue: MEDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3)/3 AP1 = Teste cognitivo 1 AP2 = Teste cognitivo 2 AP3 = Média das atividades de metodologias ativas e práticas Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não poderá se submeter ao exame final (Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. IV Alunos que faltarem à provas em datas regulares serão submetidos à avaliação DISCURSIVA.
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Horário de atendimento:
| Segundas-feiras de 8:00 às 12:00h. |
Bibliografia:
| 01. Zugaib. Obstetrícia. Editora Revinter, 3ª edição, 2016. 02. APA. DSM-5 Diagnostic and statistical manual of mental disorders. American Psychiatric Publishing, 5ª ed, 2013. 03. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Bá-sica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 04. Semiologia Médica - Celmo Celeno Porto - 6ª Edição. Editora Guanabara e Koogan. 2009 05. Dermatologia. Rubem David Azulay. 7o Edição. 2017. Editora Guanabara Koogan. 06. Tratado De Dermatologia. Thomas B. Fitzpatrick. 7oedição. 2010. Editora Revinter. 07.Junior, Walter Belga; Chiacchio, Nilton Di; Criado, Paulo Ricardo; Tratado De Dermatolo-gia. 2 Ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2014. P. 1209 1214.
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