Metodologia: |
Os conteúdos programáticos serão abordados por meio de fundamentos teóricos e reflexões contextualizadas acerca da realidade educacional; Aulas expositivas e dialogadas, filmes, slides, leitura e discussão de textos, debates, seminários, trabalhos individuais/em grupo e estudos dirigidos em sala de aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A ciência psicológica: Psicologia: definições, objeto de estudo e breve histórico. Psicologia da Educação: campo de estudos e fundamento científico. Subjetividade humana: Conceito, formação e desenvolvimento da personalidade.
Psicologia do Desenvolvimento Humano: Conceito de desenvolvimento humano. Fatores que influenciam o desenvolvimento humano. Fases do desenvolvimento humano segundo diferentes autores. Posições teóricas do desenvolvimento humano: Maturação biológica, Aprendizagem ambiental, Teorias de Freud, Erik Erikson. Novas perspectivas de adolescência.
Psicologia da Aprendizagem: Conceito e características da aprendizagem. Fatores que influenciam na aprendizagem. Teorias de aprendizagem. O construtivismo de Piaget. A teoria de Vygotsky.
Transtornos e dificuldades de aprendizagem: Porque incluir: A relevância da educação inclusiva. Fatores que interferem no desempenho escolar. Dificuldades de aprendizagem. Problemas afetivos e de conduta na sala de aula. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Transtorno do Espectro Autista. Diferentes deficiências e suas relações com a aprendizagem. Adaptação curricular
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Bibliografia:
| BÁSICA: AMIRALIAN, M. L. T. Psicologia do excepcional. São Paulo: EP, 1996. ARÍES, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999. BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologia sócio-histórica. São Paulo-SP: Cortez, 2001. BRAGHIROLLI, E. M. et al Psicologia Geral. 20ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001. CASTORINA, J. A. et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo-SP: Ática, 1996. COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e educação. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e evolutiva. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COMPLEMENTAR BARBOSA, D. R. Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, V. 32, n. esp., p. 104-123, 2012. BUMHAM, T. F. Complexidade, Multirreferencialidade, Subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, ano 12, n. 58, abr./jun. 1993. CAMPBELL, S. I. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009. CARVALHO, S. M. R. de., BATAGLIA, P. U. R. (Org.). Psicologia e educação: temas e pesquisas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. COLE, M., COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2003. FREITAS, L. M. Encruzilhadas teóricas: desvios necessários na formação inicial docente. Ver. Ensaio, v. 13, n. 01, p. 29-42, jan-abr 2011. PATTO, M. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999. SILVA, C. S.; NASCIMENTO, A. L.; ALENCAR, T.M.S.; FERREIRA, C.R. A Psicologia da Educação no currículo das Licenciaturas sob o olhar de licenciandos da UFPI. Rev. FSA, v.13, n. 4, p. 73-88, jul./ago. 2016. Disponível em: http://189.43.21.151/revista/index.php/fsa/article/view/1091/953 Acesso em: 15 de fev. 2020. VIGOTSKY, L. S. A formação Social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
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