-

DCE0157 - PSICOLOGIA DA EDUCACAO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Aula Inicial - Apresentação da Disciplina (06/03/2020 - 06/03/2020)
A ciência Psicologia (09/03/2020 - 16/03/2020)
Apresentação de novo plano de ensino (20/11/2020 - 20/11/2020)
O objeto de estudo da Psicologia (23/11/2020 - 23/11/2020)
A constituição histórica da Psicologia (27/11/2020 - 30/11/2020)
As relações da Psicologia com a Educação: estudo e importância (04/12/2020 - 07/12/2020)
Relação objetividade e subjetividade (11/12/2020 - 11/12/2020)
Aula Extra.
Relação objetividade e subjetividade (11/12/2020 - 14/12/2020)
Identidade e personalidade (18/12/2020 - 18/12/2020)
Aula Extra.
Identidade e personalidade (18/12/2020 - 21/12/2020)
Desenvolvimento: conceitos, fases e fatores determinantes (08/01/2021 - 08/01/2021)
Aprendizagem: concepções, fatores, princípios e características (11/01/2021 - 11/01/2021)
Teoria behaviorista de Skinner (15/01/2021 - 15/01/2021)
Teoria behaviorista de Skinner (15/01/2021 - 15/01/2021)
Aula Extra.
Epistemologia genética de Piaget (18/01/2021 - 18/01/2021)
Epistemologia genética de Piaget (18/01/2021 - 18/01/2021)
Aula Extra.
Abordagem histórico-cultural de Vigotski (22/01/2021 - 22/01/2021)
Abordagem histórico-cultural de Vigotski (22/01/2021 - 22/01/2021)
Aula Extra.
Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (25/01/2021 - 25/01/2021)
Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (25/01/2021 - 25/01/2021)
Aula Extra.
Dificuldades de aprendizagem: fatores escolares (29/01/2021 - 29/01/2021)
Dificuldades de aprendizagem: fatores escolares (29/01/2021 - 29/01/2021)
Aula Extra.
Transtornos de aprendizagem: conceitos e características (01/02/2021 - 01/02/2021)
Transtornos de aprendizagem: conceitos e características (01/02/2021 - 01/02/2021)
Aula Extra.
Frequências da Turma
# Matrícula MAR NOV DEZ JAN FEV Total
06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 11 14 18 21 08 11 15 18 22 25 29 01
1 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019901**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
3 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
4 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 2 0 2 2 15
6 2019903**** 0 0 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 2 2 15
7 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 8
8 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019904**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 10
10 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
12 2019904**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 46
13 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 4
14 2019904**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
15 2019905**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 4
16 2019904**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
17 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
18 2019903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 1 2 2 2 15
20 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
21 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2019904**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
23 2019904**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 8
24 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019902**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
26 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
27 2019905**** 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 4 2 4 2 2 2 4 4 4 4 4 4 52
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
2 2019902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
3 2019905**** 5,0 10,0 10,0 8.3 8 AM
4 2019905**** 8,0 10,0 9,0 9.0 4 AM
5 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2019905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
7 2019904**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
8 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2019904**** 7,5 9,5 10,0 9.0 10 AM
10 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
11 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
12 2019904**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
13 2019903**** 6,5 10,0 9,0 8.5 15 AM
14 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 2 AM
15 2019903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
16 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
17 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
18 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
19 2019905**** 10,0 10,0 7,0 9.0 15 AM
20 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
21 2019904**** 9,5 10,0 9,0 9.5 0 AM
22 2019905**** 8,5 9,0 10,0 9.2 4 AM
23 2019905**** 8,5 9,0 9,0 8.8 15 AM
24 2019904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
25 2019905**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
26 2019905**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
27 2019901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A ciência psicológica, a constituição de subjetividade, desenvolvimento e aprendizagem e transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os conteúdos programáticos serão abordados por meio de fundamentos teóricos e reflexões contextualizadas acerca da realidade educacional; Aulas expositivas e dialogadas, filmes, slides, leitura e discussão de textos, debates, seminários, trabalhos individuais/em grupo e estudos dirigidos em sala de aula.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A ciência psicológica:
Psicologia: definições, objeto de estudo e breve histórico.
Psicologia da Educação: campo de estudos e fundamento científico.
Subjetividade humana: Conceito, formação e desenvolvimento da personalidade.

Psicologia do Desenvolvimento Humano:
Conceito de desenvolvimento humano.
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano.
Fases do desenvolvimento humano segundo diferentes autores.
Posições teóricas do desenvolvimento humano: Maturação biológica, Aprendizagem ambiental, Teorias de Freud, Erik Erikson.
Novas perspectivas de adolescência.

Psicologia da Aprendizagem:
Conceito e características da aprendizagem.
Fatores que influenciam na aprendizagem.
Teorias de aprendizagem.
O construtivismo de Piaget.
A teoria de Vygotsky.

Transtornos e dificuldades de aprendizagem:
Porque incluir: A relevância da educação inclusiva.
Fatores que interferem no desempenho escolar.
Dificuldades de aprendizagem.
Problemas afetivos e de conduta na sala de aula.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Transtorno do Espectro Autista.
Diferentes deficiências e suas relações com a aprendizagem.
Adaptação curricular

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será feita ao longo da disciplina através de:
 Participação nas aulas e nos debates.
 Contribuição nos trabalhos em grupo.
 Envolvimento com a disciplina, frequência e pontualidade nas aulas.
 Provas subjetivas, resenhas.
 Plano de aula.
 Seminário.

Horário de atendimento:
Bibliografia: BÁSICA:
• AMIRALIAN, M. L. T. Psicologia do excepcional. São Paulo: EP, 1996. ARÍES, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
• BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
• BOCK, A. M. B; FURTADO, O, e TEIXEIRA, M. de L. T. Psicologia sócio-histórica. São Paulo-SP: Cortez, 2001.
• BRAGHIROLLI, E. M. et al Psicologia Geral. 20ª ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.
• CASTORINA, J. A. et al. Piaget e Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo-SP: Ática, 1996.
• COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e educação. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
• COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: psicologia e evolutiva. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
• COLL, C; PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Trad. Angélica Mello Alves, Vol. 2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COMPLEMENTAR
• BARBOSA, D. R. Contribuições para a construção da historiografia da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Psicologia: Ciência e Profissão, V. 32, n. esp., p. 104-123, 2012.
• BUMHAM, T. F. Complexidade, Multirreferencialidade, Subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, ano 12, n. 58, abr./jun. 1993.
• CAMPBELL, S. I. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Wak Ed., 2009.
• CARVALHO, S. M. R. de., BATAGLIA, P. U. R. (Org.). Psicologia e educação: temas e pesquisas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
• COLE, M., COLE, S. R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2003.
• FREITAS, L. M. Encruzilhadas teóricas: desvios necessários na formação inicial docente. Ver. Ensaio, v. 13, n. 01, p. 29-42, jan-abr 2011.
• PATTO, M. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
• SILVA, C. S.; NASCIMENTO, A. L.; ALENCAR, T.M.S.; FERREIRA, C.R. A Psicologia da Educação no currículo das Licenciaturas sob o olhar de licenciandos da UFPI. Rev. FSA, v.13, n. 4, p. 73-88, jul./ago. 2016. Disponível em: http://189.43.21.151/revista/index.php/fsa/article/view/1091/953 Acesso em: 15 de fev. 2020.
• VIGOTSKY, L. S. A formação Social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2020
06/03/2020
Aula Inicial - Apresentação da Disciplina
09/03/2020
16/03/2020
A ciência Psicologia
20/11/2020
20/11/2020
Apresentação de novo plano de ensino
23/11/2020
23/11/2020
O objeto de estudo da Psicologia
27/11/2020
30/11/2020
A constituição histórica da Psicologia
04/12/2020
07/12/2020
As relações da Psicologia com a Educação: estudo e importância
11/12/2020
14/12/2020
Relação objetividade e subjetividade
11/12/2020
11/12/2020
Relação objetividade e subjetividade
18/12/2020
21/12/2020
Identidade e personalidade
18/12/2020
18/12/2020
Identidade e personalidade
08/01/2021
08/01/2021
Desenvolvimento: conceitos, fases e fatores determinantes
11/01/2021
11/01/2021
Aprendizagem: concepções, fatores, princípios e características
15/01/2021
15/01/2021
Teoria behaviorista de Skinner
15/01/2021
15/01/2021
Teoria behaviorista de Skinner
18/01/2021
18/01/2021
Epistemologia genética de Piaget
18/01/2021
18/01/2021
Epistemologia genética de Piaget
22/01/2021
22/01/2021
Abordagem histórico-cultural de Vigotski
22/01/2021
22/01/2021
Abordagem histórico-cultural de Vigotski
25/01/2021
25/01/2021
Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel
25/01/2021
25/01/2021
Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel
29/01/2021
29/01/2021
Dificuldades de aprendizagem: fatores escolares
29/01/2021
29/01/2021
Dificuldades de aprendizagem: fatores escolares
01/02/2021
01/02/2021
Transtornos de aprendizagem: conceitos e características
01/02/2021
01/02/2021
Transtornos de aprendizagem: conceitos e características
Avaliações
Data Descrição
04/05/2020 1ª Avaliação
12/06/2020 2ª Avaliação
29/06/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
AVISO DE INICIO DAS AULAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - HOJE (23/11) 23/11/2020
AVISO DE INICIO DAS AULAS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 06/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:26