Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Procurar-se-á atingir os objetivos previstos neste plano de curso desenvolvendo, como adequado e necessário, as seguintes atividades: aulas expositivas, estudo dirigido, trabalhos individuais e em grupo, seminários e avaliações. Tipicamente estas atividades serão desenvolvidas tendo em mente o seguinte método: 1. Apresentar o objetivo geral e o sumário da disciplina (apenas na primeira aula); 2. Inquirir sobre dúvidas resutantes do estudo em casa da aula anterior e apresentar a solução do trabalho de casa proposto na atividade imediatamente anterior,se houver; 3. A fim de criar envolvimento emocional para com o assunto da atividade, relatar situações práticas que serão encontradas no futuro profissional dos alunos; 4. Para verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema, perguntar para a turma se alguém já tem conhecimento sobre o assunto. Em caso de resposta negativa, reforçar a necessidade futura do conhecimento. Em caso afirmativo solicitar a participação colaborativa; 5. Apresentar o assunto específico da atividade, forçando a participação com a realização de perguntas sem direcionamento específico e em seguida apresentando a resposta, alternando com perguntas dirigidas à classe e com perguntas dirigidas a alunos específicos. Quando aplicável provocar-se-á o debate entre discentes; 6. Sempre que possível apresentar figuras e imagens evocativas do assunto; 7. Apresentar e resolver com a participação dos discentes questões como exercícios de fixação; 8. Apresentar questões para solução em casa; e 9. Introduzir o assunto da atividade seguinte. Como recursos pedagógicos empregar-se-á o aplicativo gratuito Geogebra (disponível na internet para obtenção gratuita), quadro branco, pincéis coloridos, projetor multimídia e aplicativos de apresentação. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: a) Freqüência mínima de 75% da carga horária, sem o quê o aluno será reprovado por faltas independentemente das notas obtidas em avaliações subjetivas. b) Serão conduzidas três avaliações subjetivas, tempestivamente intercaladas, e que poderão ser complementadas ou substituídas por trabalho de pesquisa ou de solução de listas de problemas típicos da disciplina. Nestas avaliações o aluno que alcançar média aritmética das avaliações igual a 7,0 (sete) será aprovado por média. Aluno com média aritmética das avaliações inferior a 4,0 será reprovado por nota. O aluno que não obtiver aprovação por média será submetido a exame final, caso tenha obtido média das avaliações no mínimo igual a 4,0 (quatro). Será aprovado em exame final o aluno que obtiver média final 6,0 (seis) obtida da média aritmética entre a média das avaliações e a nota obtida no exame final. |
Horário de atendimento:
| Segundas, e quartas de 14:00h às 18:00h; Terças e quintas de 08:00h às 12:00h |
Bibliografia:
| Básica: THOMAS, G.B. Cálculo, V. 1, 10ª ed., Addison-Wesley, São Paulo, (2002). STEWART, J. Cálculo, V. 1 e 2, 4ª ed., Pioneira, São Paulo, (2001). LEITHOLD, D. L. O Cálculo com Geometria Analítica Ed. Harbra, S. Paulo, Vol. 1. Complementar: GUIDORIZZI, H.L. Um Curso de Cálculo, 5ª Ed., V. 1, Rio de Janeiro: LTC Editora, (2001). SIMMONS, G.F. Cálculo com Geometria Analítica, V. 1 e 2, Mc Graw-Hill do Brasil, RJ, (1987). TÁBOAS, P.Z. Cálculo Diferencial e Integral na Reta, Notas de Aulas, ICMC-USP.
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