Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Os trabalhos de ensino-aprendizagem serão desenvolvidos através de aulas dialogadas e expositivas, com a participação/interação dos alunos, apresentações de artigos indicados (seminários) individuais ou grupais, debates e trabalhos realizados em grupo, em sala de aula, sobretudo relacionados à leitura e discussão de Casos de Ensinos. A participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula e a apresentação de seminários representará 30% da nota da disciplina. Os 70% restante da nota serão atribuídos a um artigo de revisão da literatura sobre tema de livre escolha constante do conteúdo programático, o qual deverá ser entregue no prazo máximo de trinta dias após o termino da disciplina. Os critérios de avaliação do artigo são os seguintes: pertinência e originalidade do tema trabalhado; coordenação das ideias e legibilidade do texto; e objetividade na redação. |
Bibliografia:
| AMBIAGI, F.; ALÉM, F. Finanças públicas: teoria e Prática no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 1999 ARRETCHE, Marta. Federalismo e políticas fiscais no Brasil: problemas de coordenação e autonomia. São Paulo: São Paulo em Perspectiva, 2004. CULLIS, J.; JONES, P. Public finance and public choice: analytical perspectives. New York: Oxford university press, 1992. GIACOMONI, James. Orçamento público. São Paulo: Atlas, 2005. GIAMBIAGI, Fábio; ALEM, Ana Cláudia Duarte. Finanças públicas: teoria e prática no Brasil. 3. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007. KOHAMA, Heilo. Contabilidade pública: teoria e prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009. MATIASPEREIRA, José. Finanças públicas: a política orçamentária no Brasil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2006 MUSGRAVE, R.; MUSGRAVE, P. Finanças públicas. Rio de Janeiro: Campus, 1980. REZENDE, Fernando Antônio. Finanças públicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2006. SOUZA, Celina. Construção e Consolidação de Instituições Democráticas: papel do orçamento participativo. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 84-97, 2001. |