-

PPGENF045 - METODOLOGIA DE PESQUISA - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
1 Material Didático (02/06/2020 - 08/09/2020)

 

http://apoioemtudo.blogspot.com/2017/11/normas-da-abnt-orientacoes-tecnicas.html

  
Caros Alunos,
Sejam benvindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)!   A disciplina Metodologia de Pesquisa tem como objeto proporcionar aos estudantes conhecimentos sobre metodologia de pesquisa no âmbito de enfermagem fundamentando-se nos saberes subsidiadores. Esta disciplina será ofertada na modalidade remota, o que significa que as aulas bem como demais atividades serão desenvolvidas por intermédio do AVA. O processo de avaliação compreenderá a participação nas atividades propostas, considerando-se o conteúdo e a adequação aos prazos.
Bom trabalho a todos!

  
MATERIAL DIDÁTICO:
Unidade 1
 
  • Ciência e conhecimento científico fundamentais ao método.
Unidade 2
  • Aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa
Unidade 3
  • Fundamentos para elaboração do projeto de pesquisa  
Unidade 4 
  • Produção do Projeto de Pesquisa


  
UNIDADE 1
 
Na unidade 1, estudaremos a contextualização histórica de ciência. A concepção do que é ciência, conhecimento, pesquisa e método. Ao fim desta unidade o aluno deverá ser capaz de conhecer os pressupostos teóricos e históricos das teorias da ciência e do conhecimento com a finalidade de aplicação do método científico à pesquisa em Enfermagem e Saúde.

   02/06/2020 Web Aula: Ciência e conhecimento científico 
  
UNIDADE 2
 
Na unidade 2, estudaremos evolução da pesquisa em enfermagem, a introdução às abordagens quantitativa e qualitativa de pesquisa, como também dos estudos de revisão. Além de consulta a bancos de dados. Ao fim desta unidade o aluno deverá ser capaz de compreender os tipos de pesquisa para utilizar os aspectos teóricos conceituais das abordagens na pesquisa em enfermagem e saúde e diferenciar os desenhos de pesquisa com vistas ao desenvolvimento do trabalho de pesquisa em enfermagem.

  
UNIDADE 3
 
Na unidade 3, estudaremos os fundamentos para elaboração do projeto de pesquisa e os aspectos éticos que envolvem a pesquisa em saúde. Ao fim desta unidade o aluno deverá ser capaz de expressar pensamento crítico por meio de atividades de observação, discussão, reflexão escrita e produção na perspectiva de avaliação e uso de informação para comunicação em enfermagem e saúde, assim como compreender aspectos éticos para condução de pesquisas em enfermagem com base nos preceitos legais e humanitários.

  
UNIDADE 4
 
Na unidade 4, acontecerá a implementação de projetos de pesquisa sobre as temáticas de interesse de cada discente. Ao fim desta unidade o aluno deverá ser capaz de elaborar seu projeto de pesquisa para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa, com potencialidade de expor suas ideias e sustentá-las.

  Orientação Painel 
Roteiro de orientação para elaboração e apresentação dos Paineis.
2 Fóruns (09/06/2020 - 30/06/2020)
   02/6/2020 a 08/06/2020 - Fórum sobre Ciência e Conhecimento Científico
Período de Habilitação: 02/06/2020 às 00:00 a 08/06/2020 às 23:59
   23/06/2020 a 30/06/2020 – Fórum sobre acesso ao portal CAPES
Período de Habilitação: 23/06/2020 às 00:00 a 30/06/2020 às 23:59
3 Atividades (16/06/2020 - 01/09/2020)
    
Inicia em 08/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2020 às 23h 59
    
Inicia em 30/06/2020 às 0h 0 e finaliza em 07/07/2020 às 23h 59
    
Inicia em 17/07/2020 às 0h 0 e finaliza em 31/08/2020 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
10 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01 08
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 3 3 0 0 0 0 0 2 0 2 0 1 0 11
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 3 3 3 0 11
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 4
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 3
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 3 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,3 9,5 8,2 9.0 0 AM
2 2020100**** 9,4 9,0 8,5 9.0 1 AM
3 2020100**** 9,0 9,5 9,5 9.3 0 AM
4 2020100**** 9,0 9,2 9,0 9.1 11 AM
5 2020100**** 9,0 8,7 8,5 8.7 3 AM
6 2020100**** 8,0 8,0 8,5 8.2 4 AM
7 2020100**** 8,7 7,0 8,5 8.1 4 AM
8 2020100**** 9,0 9,7 9,5 9.4 0 AM
9 2020100**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
10 2020100**** 9,2 9,0 9,0 9.1 11 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida por meio de atividades remotas desenvolvidas com utilização de metodologia a distância durante o período de suspensão emergencial das aulas presenciais. A ferramenta pedagógica para aplicação das atividades remotas será o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nessa plataforma serão realizadas as atividades (fórum e tarefas), com a utilização de recursos como arquivo, rótulo, URL e vídeos. Além do AVA, outros recursos serão utilizados para implementação das atividades remotas como as webconferências (Conferência Web RNP e Google Meet).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação ocorrerá de modo processual, considerando-se a participação e compromisso no desenvolvimento das atividades síncronas e assíncronas. A disciplina possuirá dois momentos avaliativos.
- No primeiro momento se avaliará a elaboração de mapas mentais acerca dos aspecto teórico-conceitual das abordagens de pesquisa e de painéis sobre etapas do projeto de pesquisa, os quais serão elaborados por duplas de discentes com base em textos disponibilizados na plataforma e enviados como arquivo.
- O segundo momento será desenvolvido por meio das webconferências nas quais acontecerão as apresentações dos projetos de pesquisa dos discentes. Será observada a participação na discussão dos projetos e o papel dos debatedores, ambos realizados pelos discentes.
Horário de atendimento: Terça-feira 1400 as 18:00
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GRAY, J.R.; GROVE, S. K.; SUTHERLAND, S. Burns and Grove's The practice of nursing research: appraisal, synthesis and generation of evidence. 8.ed. St. Louis, Missouri: Elsevier, 2017.
HULEY, S.B. et al. Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 4.ed. Porto Alegre: Artmed. 2015.

LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Volume 2. Porto Alegre: Moriá, 2018.
LACERDA, M.R.; COSTENARO, R.G.S. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2015
MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14.ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

POLIT, D.F.; BECK, C.T.; HUNGLER, B.P. Fundamentos da Pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9.ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade. 8.ed. Joinville: UNIVILLE, 2009.

BARBOSA, D. Enfermagem baseada em evidências. 1.ed. São Paulo: Atheneu, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas reguladoras de pesquisa envolvendo seres humanos, Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Diário Oficial da União nº 112, 2012.

CECILIO, H.P.M.; OLIVEIRA, D.C. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Investigación Cualitativa en Salud. v. 2, 2017.

CRESWELL, J.W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos. 3.ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CULLUM, N. et al. Enfermagem baseada em evidências: uma introdução. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D. ; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 2: desenhos de pesquisa qualitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.15, n.4, p. 684-688, 2007.

DRIESSNACK, M.; SOUSA, V.D.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: parte 3: métodos mistos e múltiplos. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.5, p. 1046-49, 2007.

GALVAO, C.M.; SAWADA, N.O.; TREVIZAN, M. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. v.12, n.3, p. 549-56, 2004.

GUERRIERO, I.C.Z.; MINAYO, M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis, Rio de Janeiro, v.23, n.3, p. 763-782, 2013.

GUERRIERO, I.C.Z. Resolução n0 510 de 7 de abril de 2016 que trata das especificidades éticas das pesquisas nas ciências humanas e sociais e de outras que utilizam metodologias próprias dessas áreas. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.21, n.8, p. 2619- 29, 2016.

MARQUES, F. Quatro tons de plágio acadêmico. Revista pesquisa FAPESP. ed. 271 set. 2018. Disponível em: Revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2018/09/008_boas-práticas_271-3.pdf

MATOS, D.A.S. Confiabilidade e concordância entre juízes: aplicações na área educacional. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 59, p. 298-324, set./dez. 2014.

MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v.17, n.4, p. 758-64, 2008.

MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p.621-26, 2012.

MINAYO, M.C.S. Cientificidade, generalização e divulgação de estudos qualitativos. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v.22, n.1, p.16-17, 2017.

MINAYO, M.C.S.; DINIZ, D.; GOMES, R. O artigo qualitativo em foco. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 21, n.8, p.1 - 17, 2016.

MINAYO, M.C.S. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa consensos e controvérsias. Revista de Pesquisa Qualitativa. V.5, n.7, p.1-12. abril, 2017.

ONTORIA, A.; LUQUE A. de; GÓMEZ, J. P.R. Aprender com Mapas Mentais: uma estratégia para pensar e estudar. São Paulo: Madras, 2006.

SOARES, C. B. Revisão Integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev. Esc.Enf. USP. São Paulo, v.48, n.2, p. 335-45, 2014.

SOUSA, V.D.; DRIESSNACK, M.; MENDES, I.A.C. Revisão dos desenhos de pesquisa relevantes para enfermagem: Parte 1: desenhos de pesquisa quantitativa. Rev. Latino-Am. Enfermagem. Ribeirão Preto, v.15, n.3, p. 502-507, 2007.

SOUZA, M.T.;SILVA, M D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein. São Paulo, v.8, n.1, p.102-6, 2010.

SOUZA, R.F. O que é um estudo Clínico randomizado? Medicina. v. 42, n.1, p. 3-8, 2009.

STILLWELL, S.B.; FINEOUT-OVERHOLT, E.; MELNYK, B.M.; WILLIAMSON, K.M. Asking the clinical question: a key stepin evidence-based practice. AJN. v. 110, n. 3, march, 2010.

VOLPATO, G.L. Ciência: da filosofia a publicação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013.

WHITTEMORE, R.; KNAFL, K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs.v.52, n.5, p.546-53, 2005.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/06/2020
08/09/2020
1 Material Didático
09/06/2020
30/06/2020
2 Fóruns
16/06/2020
01/09/2020
3 Atividades
Avaliações
Data Descrição
16/06/2020 1ª Avaliação
07/07/2020 2ª Avaliação
01/09/2020 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Apresentação Projetos 01/09/2020
Apresentação Projetos 25/08/2020
Apresentação Projetos 18/08/2020
Apresentação Projetos 11/08/2020
Apresentação Projetos 04/08/2020
Webconferência sobre Mesquisa Metodológica na Enfermagem 27/07/2020
Apresentação Projetos 27/07/2020
Webconferência sobre Scoping Review 20/07/2020
Orientações sobre Apresentação Projetos 17/07/2020
Aula Apresentação Painéis (07/07/2020) 07/07/2020
PAINEL 30/06/2020
Web Conferência sobre acesso ao portal CAPES. 22/06/2020
Mapas Mentais 19/06/2020
Aula terça-feira (16/06) 16/06/2020
Mapas Mentais 09/06/2020
Aula terça-feira (02/06) 02/06/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 20:25