-

MNPEF-UFPI020 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação professor x aluno; Apresentação e apreciação pelos alunos do Plano de Disciplina; Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física (06/03/2020 - 06/03/2020)

 Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física.

   Plano de Disciplina 2020.1 
Plano da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional I
  TEXTO 01 - PESQUISAR É PRODUZIR CONHECIMENTO 
TEXTO 01 - PESQUISAR É PRODUZIR CONHECIMENTO (MEKSENAS, 2002)
  TEXTO 02 - APRESENTANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA 
TEXTO 02 - APRESENTANDO A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (FIORENTINI; LORENZATO, 2012).
  ATIVIDADE 01 
ATIVIDADE 01, A QUAL DEVERÁ SER ENTREGUE NA AULA PRÓX. DIA 13/03/2020 (PREFERENCIALMENTE COM AS RESPOSTAS DIGITADAS E ANEXADAS À ATIVIDADE).
  O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA - Parte 1 
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA - Parte 1
  TEXTO: PROCESSO DE INFORMAÇÕES E DE CONSTITUIÇÃO DO MATERIAL DE ESTUDO 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  E-BOOK PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 
TEXTOS PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: O ENSINO DA FÍSICA NO BRASIL: PROBLEMAS E DESAFIOS 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTOS ATIVIDADES COLABORATIVAS PRESENCIAIS: UM EXEMPLO EM FÍSICA GERAL 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: O BÓSON DE HIGGS, NA FÍSICA E NO ENSINO DA FÍSICA 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: TÉCNICAS DE PESQUISA 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: TRABALHO DE CAMPO 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  TEXTO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DE FÍSICA 
TEXTO PARA LEITURA E APROFUNDAMENTO DO PROJETO DE PESQUISA
  MNPEF_O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA_PARTE 2 
WEB CONFERÊNCIA: O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA - PARTE 2
  O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA - PARTE 3 
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA - PARTE 3
  O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA - PARTE 4 
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA - PARTE 4
  Template do Projeto de Pesquisa, incluindo seção do Referencial Teórico/Fundamentação Teórica 
Template do Projeto de Pesquisa, incluindo seção do Referencial Teórico/Fundamentação Teórica
Leitura e discussão no coletivo do texto: Pesquisar é produzir conhecimento (MEKESENAS, 2011) (13/03/2020 - 13/03/2020)

- Texto: Pesquisar é produzir conhecimento (MEKESENAS, 2011);

-  Síntese das discussões.

DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS (05/06/2020 - 05/06/2020)

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM SALA DE AULA;

SÍNTESE DAS DISCUSSÕES (NO COLETIVO).

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (12/06/2020 - 12/06/2020)

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO DE FÍSICA - Parte 1

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (19/06/2020 - 19/06/2020)

- APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA;

- COMENTÁRIOS (NO COLETIVO) SOBRE O TEXTO DA INTRODUÇÃO.

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (26/06/2020 - 26/06/2020)

- ABORDAGENS DE PESQUISA: QUALITATIVA E QUALITATIVA;

- SOCIALIZAÇÃO DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (PELOS ALUNOS);

- COMENTÁRIOS FEITOS PELOS ALUNOS ACERCA DO PROJETO DE PESQUISA.

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (03/07/2020 - 03/07/2020)

- APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA;

- COMENTÁRIOS (NO COLETIVO) SOBRE O TEXTO DA INTRODUÇÃO.

WEBCONFERÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: METODOLOGIA E REFERENCIAL TEÓRICO (10/07/2020 - 10/07/2020)

Processo de construção do projeto de pesquisa:

- Metodologia

- Referencial teórico

- Síntese das discussões

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (17/07/2020 - 17/07/2020)

CONSTRUÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (24/07/2020 - 24/07/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DO REFERENCIAL TEÓRICO DO PROJETO DE PESQUISA;

DISCUSSÃO (NO COLETIVO) SOBRE REFERENCIAL TEÓRICO

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (31/07/2020 - 31/07/2020)

APRESENTAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DO PROJETO DE PESQUISA;

DISCUSSÃO (NO COLETIVO) DO REFERENCIAL TEÓRICO.

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (07/08/2020 - 07/08/2020)

APRESENTAÇÃO DO REFERENCIAL TEÓRICO DO PROJETO DE PESQUISA

DISCUSSÃO (NO COLETIVO) DO REFERENCIAL DO PROJETO DE PESQUISA.

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (14/08/2020 - 14/08/2020)

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO TEXTO SOBRE O PRODUTO EDUCACIONAL (PROJETO DE PESQUISA)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (14/08/2020 - 14/08/2020)

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DO TEXTO SOBRE O PRODUTO EDUCACIONAL (PROJETO DE PESQUISA)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (21/08/2020 - 21/08/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DO TEXTO SOBRE O PRODUTO EDUCACIONAL

DISCUSSÃO (NO COLETIVO) SOBRE PRODUTO EDUCACIONAL (TEXTO).

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (28/08/2020 - 28/08/2020)

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, INCLUINDO A PROPOSTA DO PRODUTO EDUCACIONAL;

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (04/09/2020 - 04/09/2020)

CONTINUAÇÃO COM  A OFICINA SOBRE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICO-ACADÊMICOS.

 

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (11/09/2020 - 11/09/2020)

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA, INCLUINDO A PROPOSTA DO PRODUTO EDUCACIONAL;

AVALIAÇÃO (NO COLETIVO DA DISCIPLINA) E AUTOAVALIAÇÃO DOS ALUNOS.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR JUN JUL AGO SET Total
06 13 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 04 11
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2020100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
2 2020100**** 9,0 9,5 9.3 2 AM
3 2020100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
4 2020100**** 9,0 9,0 9.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
6 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
8 2020100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
9 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2020100**** 9,5 9,5 9.5 0 AM
11 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2020100**** 9,5 9,5 9.5 2 AM
14 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2020100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados 15 (quinze) encontros presenciais, de 2 horas cada, sendo que a disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas; atividades de discussão sobre fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa; elaboração do projeto de pesquisa; sistematização e organização do Produto Educacional; oficina sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Projeto de Pesquisa, dentre outras estratégias
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
 Frequência mínima de 75% das aulas;
 Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
 Qualidade dos trabalhos produzidos;
 Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
Durante o decorrer da disciplina, serão aplicadas 02 (duas) avaliações parciais. A cada avaliação parcial será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos com, no máximo uma casa decimal. Terá nota aprovativa o discente que obtiver Média Aritmética (MA), das avaliações parciais, igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
 Primeira Avaliação: Elaboração do Projeto de Pesquisa (com a proposta do Produto Educacional);
 Segunda Avaliação: Apresentação individual do Projeto de Pesquisa.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2020.

BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: < file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf>. Acesso em: 1 mar. 2019.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2014.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.

GONÇALVES, E. P.; NÓBREGA, A. M. Fazendo uma monografia em educação. Campinas, SP: Alínea, 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: < http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2018.

LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: E. P. U. , 2018.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MEKESENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: 2006.

NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2020
06/03/2020
Apresentação professor x aluno; Apresentação e apreciação pelos alunos do Plano de Disciplina; Introdução aos fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa no ensino de Física
13/03/2020
13/03/2020
Leitura e discussão no coletivo do texto: Pesquisar é produzir conhecimento (MEKESENAS, 2011)
05/06/2020
05/06/2020
DISCUSSÃO SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
12/06/2020
12/06/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
19/06/2020
19/06/2020
APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
26/06/2020
26/06/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
03/07/2020
03/07/2020
APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
10/07/2020
10/07/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA: METODOLOGIA E REFERENCIAL TEÓRICO
17/07/2020
17/07/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
24/07/2020
24/07/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
31/07/2020
31/07/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
07/08/2020
07/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
14/08/2020
14/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
14/08/2020
14/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
21/08/2020
21/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
28/08/2020
28/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
04/09/2020
04/09/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
11/09/2020
11/09/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOVO LINK DE ACESSO ÀS AULAS 02/07/2020
LINK PARA ACESSO DA PALESTRA ON-LINE SOBRE AVALIAÇÃO 17/06/2020
INÍCIO DAS AULAS REMOTAS 03/06/2020
SUSPENSÃO DAS AULAS ATÉ DIA 15/04/2020 17/03/2020
Boas vindas à turma!! 06/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:22