-

MNPEF-UFPI021 - PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL II - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA COM COMENTÁRIOS; LEITURA E DISCUSSÃO NO COLETIVO DO TEXTO PROBLEMATIZAR E PARTICIPAR: ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO (LEODORO; BALKINS, 2010) (07/03/2020 - 07/03/2020)

TEXTO 01 - PROBLEMATIZAR E PARTICIPAR: ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO (LEODORO; BALKINS, 2010);

SÍNTESE DAS DISCUSSÕES.

   PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL II 
PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA PLANEJAMENTO DA PESQUISA E DO PRODUTO EDUCACIONAL II
  TEXTO 01 - PROBLEMATIZAR E PARTICIPAR: ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO 
TEXTO 01 - PROBLEMATIZAR E PARTICIPAR: ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO (LEODORO; BALKINS, 2010).
  TEXTO 01 - SEMINÁRIO 
TEXTO 01 - ABNT NBR 14724:2011: informação e documentação - trabalhos acadêmicos
  TEXTO 03(I) - SEMINÁRIO 
ABNT NBR 6027:2012: informação e documentação - sumário - apresentação
  TEXTO 03(II) - SEMINÁRIO 
ABNT NBR 6028:2012: informação e documentação - resumos
  TEXTO 03(III) - SEMINÁRIO 
IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular
  TEXTO 04 - SEMINÁRIO 
ABNT NBR 6023:2018 - informação e documentação - referências - elaboração
  CRONOGRAMA CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) - APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS 
CRONOGRAMA CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO (GTs) - APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS
  FICHA DE AVALIAÇÃO SEMINÁRIOS 
FICHA COM OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO SEMINÁRIOS
  ALTERAÇÃO DA DATA NO CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DOS SEMINÁRIOS 
ALTERAÇÃO DA DATA NO CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES DOS SEMINÁRIOS
  SLIDES FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA 
SLIDES FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA
  CONSTITUIÇÃO DOS GTs PARA A APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS – ATIVIDADES REMOTAS 
CONSTITUIÇÃO DOS GTs PARA A APRESENTAÇÃO DOS SEMINÁRIOS – ATIVIDADES REMOTAS
  FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA 
FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA
  Resenha do texto: A aprendizagem ao longo da vida: um desafio para a educação na sociedade do conhecimento 
Resenha do texto: A aprendizagem ao longo da vida: um desafio para a educação na sociedade do conhecimento
  ABNT NBR 14724:2011 
ABNT NBR 14724:2011
  ATIVIDADE AVALIATIVA 2 (REMOTA) 
ANÁLISE DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
  CRONOGRAMA DA APRESENTAÇÃO DA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES (ATIVIDADE REMOTA) 
CRONOGRAMA DA APRESENTAÇÃO DA ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO(ATIVIDADE REMOTA)
  DISSERTAÇÃO DE ALINE FERNANDES PEREIRA 
CINEFUT: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CINEMÁTICA, de Aline Fernandes Pereira
  DISSERTAÇÃO DO PEDRO 
PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE ENERGIA MECÂNICA MEDIADA POR UM JOGO DE TABULEIRO ORIENTADO, de Pedro da Silva Santos
  DISSERTAÇÃO DO LUCAS 
ESPAÇO-TEMPO EM MECÂNICAS: CRÍTICA À ABORDAGEM USUAL DOS LIVROS DIDÁTICOS E UMA PROPOSTA DE UEPS PARA O ENSINO MÉDIO, de Lucas Rodrigues Silva
  DISSERTAÇÃO DO RICARDO 
ESTUDO DO PLANO INCLINADO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE DEWEY E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, de Ricardo Abreu SantoS
  SLIDES SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011 
SLIDES SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011
  SLIDES ABNT NBR SOBRE CITAÇÕES 
SLIDES ABNT NBR SOBRE CITAÇÕES
  LIVRO FÍSICA EXPERIMENTAL 
LIVRO FÍSICA EXPERIMENTAL
  TEXTO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS 
TEXTO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E O ENSINO DE CIÊNCIAS
  TEXTO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CODIFICAÇÃO DUAL E OBJETOS DE APRENDIZAGEM 
TEXTO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CODIFICAÇÃO DUAL E OBJETOS DE APRENDIZAGEM
  TEXTO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 
TEXTO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
  TEXTO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA 
TEXTO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA
  TEXTO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA 
TEXTO ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA
  E-BOOK PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA 
E-BOOK PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
  TEXTO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES 
TEXTO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  TEXTO O ENSINO DA FÍSICA NO BRASIL 
TEXTO O ENSINO DA FÍSICA NO BRASIL: PROBLEMAS E DESAFIOS
  TEXTO O ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA) NO BRASIL: DA HISTÓRIA ÀS NOVAS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS 
TEXTO O ENSINO DE CIÊNCIAS (FÍSICA) NO BRASIL: DA HISTÓRIA ÀS NOVAS ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS
  TEXTO ATIVIDADES COLABORATIVAS PRESENCIAIS: UM EXEMPLO EM FÍSICA GERAL 
TEXTO ATIVIDADES COLABORATIVAS PRESENCIAIS: UM EXEMPLO EM FÍSICA GERAL
  TEXTO: O BÓSON DE HIGGS, NA FÍSICA E NO ENSINO DA FÍSICA 
TEXTO: O BÓSON DE HIGGS, NA FÍSICA E NO ENSINO DA FÍSICA
  TEXTO UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DE FÍSICA 
TEXTO UMA ANÁLISE CRÍTICA DO ENSINO DE FÍSICA
  TEXTO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PONDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS 
TEXTO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PONDERAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS
  TEXTO: SEQU6ENCIAS DIDÁTICAS DESCRITAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS NATURAIS 
TEXTO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DESCRITAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE CIÊNCIAS NATURAIS
  SLIDES SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018 (REFERÊNCIAS) 
SLIDES SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018 (REFERÊNCIAS)
  ANÁLISE DE DADOS DA PESQUISA QUALITATIVA 
ANÁLISE DE DADOS DA PESQUISA QUALITATIVA
WEBCONFERÊNCIA (06/06/2020 - 06/06/2020)

FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E  PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA.

WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011 (13/06/2020 - 13/06/2020)

ABNT NBR 14724:2011 

- SÍNTESE DAS DISCUSSÕES

WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 10520:2002 - CITAÇÕES (20/06/2020 - 20/06/2020)

ABNT NBR 10520:2002 - CITAÇÕES;

SÍNTESE DAS DISCUSSÕES.

WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIOs SOBRE A ABNT NBR 6028:2003; NBR 6027:2012; IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular (27/06/2020 - 27/06/2020)

- ABNT NBR 6028:2003;

- NBR 6027:2012;

- IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular

- Síntese das discussões.

WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018 (04/07/2020 - 04/07/2020)

-  ABNT NBR 6023:2018

- Síntese das discussões

Orientações sobre a elaboração da dissertação (11/07/2020 - 11/07/2020)

Orientações sobre a elaboração da dissertação/MNPEF.

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO (18/07/2020 - 18/07/2020)

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO;

Comntários e sugestões (do coletivo).

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO (25/07/2020 - 25/07/2020)

CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO;

Comntários e sugestões (do coletivo).

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (01/08/2020 - 01/08/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DA DISSERTAÇÃO MESTRADO;

COMENTÁRIOS (NO COLETIVO)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (08/08/2020 - 08/08/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DA DISSERTAÇÃO MESTRADO;

COMENTÁRIOS (NO COLETIVO)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (15/08/2020 - 15/08/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA INTRODUÇÃO DA DISSERTAÇÃO MESTRADO;

COMENTÁRIOS (NO COLETIVO)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (22/08/2020 - 22/08/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DO REFERENCIAL TEÓRICO DA DISSERTAÇÃO MESTRADO;

COMENTÁRIOS (NO COLETIVO)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO (29/08/2020 - 29/08/2020)

APRESENTAÇÃO (INDIVIDUAL) DA METODOLOGIA DA DISSERTAÇÃO MESTRADO;

COMENTÁRIOS (NO COLETIVO)

WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA (05/09/2020 - 05/09/2020)

ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA

WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA (12/09/2020 - 12/09/2020)

CONTINUAÇÃO COM A OFICINA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA;

AVALIAÇÃO DA DISCIPINA; AUTOAVALIAÇÃO DOS ALUNOS.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR MAI JUN JUL AGO SET Total
07 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 05 12
1 2019100**** 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 6
2 2019100**** 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2019100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 2 6
6 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019100**** 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 2019100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2019100**** 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2019100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019100**** 10,0 8,5 9.3 6 AM
5 2019100**** 8,0 9,0 8.5 6 AM
6 2019100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2019100**** 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
9 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
10 2019100**** 10,0 9,0 9.5 4 AM
11 2019100**** 10,0 9,0 9.5 4 AM
12 2019100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
13 2019100**** 10,0 9,0 9.5 2 AM
14 2019100**** 10,0 9,0 9.5 6 AM
15 2019100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2019100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2019100**** 10,0 9,5 9.8 0 AM
18 2019100**** 10,0 9,0 9.5 0 AM
19 2020100**** 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina é constituída pela participação dos alunos de pós-graduação do MNPEF – UFPI, ao longo de seu mestrado, dos seminários semanais. Estes seminários são dados através de palestras ministradas pelos estudantes ou por professores convidados, do polo ou de outras universidades. A programação é definida conjuntamente pelos grupos de pesquisas, professores orientadores e comissão de pós-graduação do MNPEF-UFPI.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Serão realizados 15 (quinze) encontros presenciais, sendo que a disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas e dialogadas; atividades de discussão e reflexão sobre o processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física, individualmente; sistematização, organização e elaboração do Produto Educacional; seminários sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Dissertação, dentre outras estratégias.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
Frequência mínima de 75% das aulas;
Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
Qualidade dos trabalhos produzidos;
Postura profissional, autodisciplina, relacionamento.
Durante o decorrer da disciplina, serão aplicadas 02 (duas) avaliações parciais. A cada avaliação parcial será atribuída uma nota na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos com, no máximo uma casa decimal. Terá nota aprovativa o discente que obtiver Média Aritmética (MA), das avaliações parciais, igual ou superior a 7,0 (sete) pontos.
Primeira Avaliação: Elaboração da Dissertação/Produto Educacional, com exceção da seção da análise e discussão dos resultados;
Segunda Avaliação: Apresentação individual da Dissertação/Produto Educacional (Não serão obrigatórias para essa disciplina as seções das análises e das considerações finais).
Horário de atendimento:
Bibliografia: ANDRÉ, M. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo: da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação – citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação – trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS . NBR 15287: princípios gerais para apresentação de projeto de pesquisa. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6027. Informação e documentação - sumário - apresentação. Rio de janeiro: ABNT, 2012.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação – referências – elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022. Informação e documentação. Artigo em publicação periódica técnica e/ou científica – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

BISOGNIN, E. Produtos educacionais: análise da produção do Mestrado Profissional em Ensino de Física e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/37938-158708-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2020.

BORSSOI, A. H.; FREIRE, T. B. P.; SILVA, K. A. P. da. Um Produto Educacional para o ensino de equações diferenciais ordinárias em um curso de formação docente. Disponível em: file:///Users/neutonalves/Downloads/1113-3710-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 1 mar. 2020.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2014.

COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B. Projeto de pesquisa: entenda e faça. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2012 - (Coleção formação de professores).

FUCHS, A. M. S.; FRANÇA, M. N.; PINHEIRO, M. S. de F. Guia para normalização de publicações técnico-científicas. Uberlândia: EDUFU, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2011.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. Rio de Janeiro, 1993. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf. Acesso em: 1 mar. 2020.

LEODORO, M. P.; BALKINS, M. A. A. DE S. Problematizar e participar: elaboração do produto educacional no Mestrado Profissional em Ensino. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EF/84.pdf. Acesso em: 2 mar. 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U. , 2018.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2017.

MEKESENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

MICHALISZYN, M. S.; TOMASINI, R. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINAYO, M. C. (Org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: 2006.

NASCIMENTO, F. P.; SOUSA, F. L. L. Metodologia da pesquisa científica: teoria e prática. Brasília: Thesaurus, 2015.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Porto Alegre: Artmed, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2020
07/03/2020
APRESENTAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA COM COMENTÁRIOS; LEITURA E DISCUSSÃO NO COLETIVO DO TEXTO PROBLEMATIZAR E PARTICIPAR: ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO (LEODORO; BALKINS, 2010)
06/06/2020
06/06/2020
WEBCONFERÊNCIA
13/06/2020
13/06/2020
WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 14724:2011
20/06/2020
20/06/2020
WEBCONFERÊNCIA SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 10520:2002 - CITAÇÕES
27/06/2020
27/06/2020
WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIOs SOBRE A ABNT NBR 6028:2003; NBR 6027:2012; IBGE:1993 - Normas de apresentação tabular
04/07/2020
04/07/2020
WEBCONFERÊNCIA - SEMINÁRIO SOBRE A ABNT NBR 6023:2018
11/07/2020
11/07/2020
Orientações sobre a elaboração da dissertação
18/07/2020
18/07/2020
CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO
25/07/2020
25/07/2020
CONSTRUÇÃO DO SUMÁRIO DA DISSERTAÇÃO
01/08/2020
01/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
08/08/2020
08/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
15/08/2020
15/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
22/08/2020
22/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
29/08/2020
29/08/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
05/09/2020
05/09/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA
12/09/2020
12/09/2020
WEBCONFERÊNCIA SOBRE ANÁLISE DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
NOVO LINK DE ACESSO ÀS AULAS 02/07/2020
LINK PARA ACESSO DA PALESTRA ON-LINE SOBRE AVALIAÇÃO 17/06/2020
LINK PARA ACESSO À AULA REMOTA GOOGLE MEET (13/06/2020) 12/06/2020
ALTERAÇÃO NO LINK DE ACESSO À PALESTRA ON-LINE SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM QUE ACONTECERÁ HOJE ÀS 18 HORAS 09/06/2020
LINK PARA ACESSO DA NOSSA AULA REMOTA (06/06/2020) 05/06/2020
INÍCIO DAS AULAS REMOTAS 03/06/2020
LEITURA DOS SLIDES SOBRE AS FUNÇÕES, ESTRUTURA FUNDAMENTAL E PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NO ENSINO DE FÍSICA 17/03/2020
SUSPENSÃO DAS AULAS ATÉ DIA 15/04/2020 17/03/2020
SOBRE A AULA QUE ESTAVA PREVISTA PARA O PRÓX. DIA 14/03/2020 10/03/2020
LEMBRETE AULA DIA 07/03/22020 06/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:01