-

PPGED069 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Primeiro Encontro - Apresentação do Programa da Disciplina (11/03/2020 - 11/03/2020)

- Apresentação e discussão da Proposta da Disciplina.

- Organização das atividades.

Não haverá aula (18/03/2020 - 27/05/2020)

Não haverá aula entre os dias 17 de março à 30 de maio de 2020.

Apresentação e discussão do cronograma atualizado (10/06/2020 - 10/06/2020)

- Apresentação e discussão do Cronograma atualizado da disciplina.

- Organização das atividades.

Filosofia Filosofia da Educação (17/06/2020 - 01/07/2020)

- Especificidade da análise filosófica da educação: perspecitvas de acontecimentos epistêmicos e históricos.

Filosofia Filosofia da Educação (08/07/2020 - 29/07/2020)

- Estatuto da Filsoofia da Educação: problemáticas e contribuições para a formação docente

   2ª Fórum de Filosofia da Educação
Período de Habilitação: 30/07/2020 às 23:55 a 05/08/2020 às 23:55
O filosofar e a educabilidade humana (05/08/2020 - 02/09/2020)

- Perspectivas de formação: Clássica - Paidéia; Medieval - Cristã e a Protestante; Moderna - Projeto Iluminista e o Projeto Romântico; Emergencial - Contemporânea.

- Teorias e as contradições políticas e ideológicas das propostas formativa.

Frequências da Turma
# Matrícula MAI JUN JUL AGO SET Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 02 09
1 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 8,3 8.3 0 AM
2 2019100**** 7,8 7.8 0 AM
3 2019100**** 9,0 9.0 0 AM
4 2019100**** 9,3 9.3 0 AM
5 2019100**** 9,8 9.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A disciplina procura desenvolver uma caracterização do estatuto da filosofia da educação, evidenciando a especificidade com que aborda o campo da educação tanto em uma perspectiva ontológica como a partir da "epistemes" que constituem a produção da cultura filosófica. Enfoca com um dos aspectos significativos da presença da dimensão filosófica na realidade educacional, de forma discursiva, as concepções filosóficas que definem a estrutura teleológica dos processos educativos, vistas tanto nas tendências gerais da filosofia como nos modos com vem sendo sistematizadas por educadores brasileiros. Estas discussões têm como fins primeiros analisar os aportes da filosofia na formação do educador.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Exposição e discussão de textos em webconferência.
Conversas em chats.
Discussão em fóruns.
E-mails.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Participação:
- nas webconferências.
- nos chats.
- nos fóruns.
Produção de um texto individual e escrito, enviado por e-mail.
Horário de atendimento: Sexta-feira - de 15 h às 18 h.
Bibliografia: PAGNI, P. A. Filosofia da Educação no Brasil: concepções, impasses e desafios para a sua constituição como campo de pesquisa e o seu ensino nas duas últimas décadas. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 28, n. 56, p. 773-808, jul./dez. 2014. (TEXTO 2)
SÍLVIO, Gallo. Filosofia da Educação no Brasil do século XX: da crítica ao conceito. EccS Revista Científica, São Paulo, v. 9, n. 2, p 261-284, jul./dez, 2007.
SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Do estatuto epistemológico da Filosofia da Educação: o embate entre reflexão e criação de conceitos. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 15-38, mar./jun. 2015. (TEXTO 1)
TREVISAN, Amarildo L. Paradigmas da filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura. Educação & Realidade, Santa Maria, v. 1, n. 31, p. jan./jun. 2008.

TEXTOS EM PDF
CHAGAS, Eduardo F.; RECH, Hildemar L.; VASCONCELOS, Raquel C. S. de; JOVINO, Wildiana K. M. J. Indivíduo e educação na crise do capitalismo. Fortaleza: Edições UFC, 2012.
CENCI, Angelo V.; DALBOSCO, Cláudio A.; MÜHL, Henrique (org.). Sobre filosofia e educação: racionalidade, reconhecimento e experiência formativa. Passo Fundo: Ed. UPF, 2013.
CIOCCARI, Deysi; SILVA, Gilberto da; ROVIDA, Mara (org.). A sociedade do espetáculo: Debord, 50 anos depois. Curitiba: Appris, 2018.
GUATTARI, Felix. As três ecologias. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, SP: Papirus, 1990.
PIERONI, Vittorio; FERMINO, Antonia; CALIMAN, Geraldo. Pedagogia da alteridade: para viajar a Cosmópolis. Brasília: Liber, 2014.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/03/2020
11/03/2020
Primeiro Encontro - Apresentação do Programa da Disciplina
18/03/2020
27/05/2020
Não haverá aula
10/06/2020
10/06/2020
Apresentação e discussão do cronograma atualizado
17/06/2020
01/07/2020
Filosofia Filosofia da Educação
08/07/2020
29/07/2020
Filosofia Filosofia da Educação
05/08/2020
02/09/2020
O filosofar e a educabilidade humana
Avaliações
Data Descrição
26/06/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Fórum: Filosofia da Educação 01/07/2020
Aula dia 11/03 04/03/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 17:50