-

CPPGED/CCE003 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III - Turma: 02 (2020.1)

Tópicos Aulas
Não Haverá Aula (17/03/2020 - 26/05/2020)

Não haverá aula entre o dia 17 de março à 30 de maio de 2020.

Apresentação e discussão do cronograma atualizado (02/06/2020 - 02/06/2020)

- Discussão e organização do Cronograma da Disciplina.

- Organização das atividades.

Epistemologia da Docência (09/06/2020 - 16/06/2020)

- Exposição e discussão sobre a docência M. V. Chinelli, Marcus Vinícius Ferreira e Luiz E. V. Aguiar (2010), Maria Amélia do R. S. Franco (2018, 2019) e Maria da Graça N. Mizukami (2018).

Conceito de Cultura, cultura escolar e juventudes (23/06/2020 - 07/07/2020)

- Exposição do conceito de cultura em Michel de Certeau (2011).

- Exposição sobe cultura e escola: J. Dayrell (1992, 2006), J. C. Forqui (2003).

- Exposição e discussão sobre Juventudes: J. M. Pais (1997) e J. Dayrell (2016).

Os saberes na docência (14/07/2020 - 28/07/2020)

- Exposição e discussão sobre a produção de saberes na docência: M.-M. Barth (1993), B. Charlot (2005), S. G. Pimenta ( 2012), M. Tardif (2014).

Práticas formativas na docência (04/08/2020 - 08/09/2020)

- Exposição e discussão das práticas formativas na docência: C. Gauthier et al. (2013), B. Charlot (2013) e M. A. do R. S. Franto (2012)

Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO SET Total
02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11 18 25 01 08
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2017101**** 9,0 9,0 8,0 8,0 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento da disciplina envolve:

- a sistematização de leitura da bibliografia indicada;

- exposição e discussão dos roteiros de leituras de textos e filmes;

- participação em fóruns;

- produção de textos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As atividades avaliativas serão desenvolvidas ao longo da disciplina a partir de:

- elaboração dos roteiros de leituras para exposição e discussão nos encontros coletivos;

- produção de resenhas de filmes para debate em fóruns;

- produção individual de textos para exposição e debate.
Horário de atendimento: 14:00 h às 16:00 h
Bibliografia: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar,1985.
ADORNO, T. W. Dialética negativa. Tradução Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ALMEIDA, C. L. S. de. Hermenêutica e dialética: dos estudos platônicos ao encontro com Hegel. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2002.
CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto I. 2. ed. Tradução Carmen Sylvia Guedes; Rosa Maria Boaventura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
CERTEAU, Mi. A cultura no plural. 7. ed. Tradução Enid Abreu Dobránsky. São Paulo: Papirus, 2011.
DAYRELL, J. A educação do aluno trabalhador: uma abordagem alternativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 15, p. 21-29, jun. 1992.
_______. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
_______. (org.). Por uma Pedagogia das juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Belo Horizonte: Mazza Edições. 2016.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.
GAUTHIER, C.et. al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. E d. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.
JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.
PAIS, J. M. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1997.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores: unidade Teoria e Prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
17/03/2020
26/05/2020
Não Haverá Aula
02/06/2020
02/06/2020
Apresentação e discussão do cronograma atualizado
09/06/2020
16/06/2020
Epistemologia da Docência
23/06/2020
07/07/2020
Conceito de Cultura, cultura escolar e juventudes
14/07/2020
28/07/2020
Os saberes na docência
04/08/2020
08/09/2020
Práticas formativas na docência
Avaliações
Data Descrição
09/06/2020 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 18:29