-

CPPGED/CCE001 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I - Turma: 04 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação dos alunos e da professora (02/03/2020 - 02/03/2020)
apresentação do programa de disciplina (09/03/2020 - 09/03/2020)
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. (16/03/2020 - 16/03/2020)
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. (23/03/2020 - 23/03/2020)
FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real. (30/03/2020 - 30/03/2020)
FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real. (06/04/2020 - 06/04/2020)
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis. (13/04/2020 - 13/04/2020)
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis. (20/04/2020 - 20/04/2020)
COIMBRA, Cecília Mª Bouças e BOCCO, Fernanda. Subvertendo o conceito de adolescência. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. (27/04/2020 - 27/04/2020)
LAPASSADE, Georges. Os rebeldes sem causa. In: Sociologia da Juventude III: a vida coletiva juvenil. (04/05/2020 - 04/05/2020)
PERROT, Michelle. Na França da Belle Époque, os ‘Apaches’, primeiros bandos de jovens. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. (11/05/2020 - 11/05/2020)
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. (18/05/2020 - 18/05/2020)
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. (25/05/2020 - 25/05/2020)
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. (01/06/2020 - 01/06/2020)
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinqüentes na cidade de São Paulo. (08/06/2020 - 08/06/2020)
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinquentes na cidade de São Paulo. (15/06/2020 - 15/06/2020)
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. (22/06/2020 - 22/06/2020)
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. (29/06/2020 - 29/06/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (06/07/2020 - 06/07/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (13/07/2020 - 13/07/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (20/07/2020 - 20/07/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (27/07/2020 - 27/07/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (03/08/2020 - 03/08/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (10/08/2020 - 10/08/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (17/08/2020 - 17/08/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (24/08/2020 - 24/08/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (31/08/2020 - 31/08/2020)
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos (07/09/2020 - 07/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO Total
02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 31
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2019100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo aprofundado de temática específica, atual e relativa a uma das duas linhas de pesquisa do Programa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Encontros semanais e virtuais para discussão dos textos teóricos e metodológicos sobre as juventudes e educação. Uso de vídeos, imagens e filmes para debate e relação com os textos estudados e os projetos de pesquisa de cada um dos discentes.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação foi processual tomando como parâmetro o projeto de pesquisa de cada aluno.
Horário de atendimento: 8h às 12h
Bibliografia: REFERÊNCIAS
ABRAMO, Helena W. O estilo monta o espetáculo. In: Cenas Juvenis: Punks e Darks no espetáculos urbanos. São Paulo: Página Aberta, 1994.
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 5, Maio/jun/jul/ago, 1997; Nº 6, set/out/nov/dez1, 1997.
ABRAMO, Helena; FREITAS, Maria Virginia; SPOSITO, Marilia Pontes (orgs.). Juventude em Debate. São Paulo: Cortez, 2000.
ABRAMO, Helena. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. In: ABRAMO, Helena; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: dissolvência e excesso pelas ruas da cidade. In: DAMASCENO, Mª Nobre, MATOS, Kelma S. L. de & VASCONCELOS, José Gerardo. Trajetórias da Juventude. Fortaleza: LCR, 2001. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Juvenil: cartografia de um saber pelas ruas da cidade. In: VASCONCELOS, José Gerardo & MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: LCR, 2002. (Coleção Diálogos Intempestivos).
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpo Território-Movimento: Itinerários juvenis pelas ruas de Teresina. In: VASCONCELOS, Gerardo & ADAD, Shara Jane H. Costa (orgs.). Coisas de Cidade. Fortaleza: UFC, 2005.
ADORNO, Sérgio. A experiência precoce da punição. In: José de Sousa Martins (org.) Massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. São Paulo: Hucitec, 1993.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: editora Guanabara Koogan S.A., 1981.
BARROS, José Márcio (org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS, 2009
CAIAFA, Janice. Movimento Punk na cidade: a invasão dos bandos sub. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
_____. Jornadas Urbanas: Exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2005.
CASTRO, Mary Garcia; ABROMOVAY, Miriam. Quebrando Mitos: juventude, participação e políticas. Brasília: RITLA, 2009.
CATANI, Afrânio Mendes; GILIOLI, Renato de Sousas Porto. Culturas Juvenis: múltiplos olhares. São Paulo: Editora UNESP, 2008. (Coleção Paradidáticos).
COIMBRA, Cecília Mª Bouças & NASCIMENTO, Lívia do. A instituição “Menino de Rua”e alguns dos seus efeitos. In: Anuário do laboratório de Subjetividade e Política. Rio de Janeiro: MCR gráfica e editora. Ano II, vol II, 1993.
_____. Jovens pobres: o mito da periculosidade. In: FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real. Rio de Janeiro: DP&A EDITORA, 2003.
_____ e BOCCO, Fernanda. Subvertendo o conceito de adolescência. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia. Vol. 57. nº 1. (2005). Disponível em: http://seer.psicologia.ufrj.br/seer/lab19/ojs/viewarticle.php?id=11&layout=html
Acesso: 02/02/2008.
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
DIÓGENES, Glória. Cartografias da Cultura e da Violência: gangues, galeras e o movimento Hip Hop. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 1998.
_____. Itinerários de corpus juvenis: o Tatame, o Jogo e o Baile. São Paulo: Annablume, 2003
FREITAS, Maria Virgínia de; PAPA, Fernanda de Carvalho (org.). Políticas Públicas: Juventude em pauta. São Paulo: Cortez: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação: Fundação Friedrich Ebert, 2008.
HERSCHMANN, Micae. Abalando os Anos 90: Funk e Movimento Hip Hop: globalização, violência e estilo culural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LAPASSADE, Georges. Os rebeldes sem causa. In: Sociologia da Juventude III: a vida coletiva juvenil. Rio de janeiro: Zahar, 1968.
MAZZARELLA, Sharon R. et all (orgs.) Os jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NASCIMENTO, Maria Lívia (org.) Pivetes: a produção de infâncias desiguais. Rio de Janeiro: Oficina do autor; Niterói/RJ: Intertexto, 2002.
PAIS, José Machado. Cultura Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2003.
PAIS, José Machado; BLASS, Leila Maria da Silva. Tribos Urbanas: produção artística e identidades. São Paulo: Annablume, 2004.
PERROT, Michelle. Na França da Belle Époque, os ‘Apaches’, primeiros bandos de jovens. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. (Oficinas da História).
PERLONGER, Néstor. O negócio do Michê: a prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2008.
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Trad. Claudio Marcondes et alli.
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinqüentes na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume/FAPESP,2008
SPOSITO, Marilia P. Juventude: crise, identidade e escola. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas. Nº 104. São Paulo: Cortez Editora, Julho 1998. p, 58.
WELLEAR, Wivian. Aminha voz é tudo o que eu tenho: manifestações juvenis em Berlim e São Paulo: Editora da UFMG, 2011.


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2020
02/03/2020
Apresentação dos alunos e da professora
09/03/2020
09/03/2020
apresentação do programa de disciplina
16/03/2020
16/03/2020
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil.
23/03/2020
23/03/2020
ABRAMO, Helena. Considerações sobre a tematização da juventude no Brasil.
30/03/2020
30/03/2020
FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real.
06/04/2020
06/04/2020
FRAGA, Paulo César P. Fraga & IULIANELLI, Jorge Atílio Silva (orgs.). Jovens em Tempo Real.
13/04/2020
13/04/2020
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis.
20/04/2020
20/04/2020
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópolis.
27/04/2020
27/04/2020
COIMBRA, Cecília Mª Bouças e BOCCO, Fernanda. Subvertendo o conceito de adolescência. In: Arquivos Brasileiros de Psicologia.
04/05/2020
04/05/2020
LAPASSADE, Georges. Os rebeldes sem causa. In: Sociologia da Juventude III: a vida coletiva juvenil.
11/05/2020
11/05/2020
PERROT, Michelle. Na França da Belle Époque, os ‘Apaches’, primeiros bandos de jovens. In: Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros.
18/05/2020
18/05/2020
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens.
25/05/2020
25/05/2020
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens.
01/06/2020
01/06/2020
SHINDLER, Norbert. Os tutores da desordem: Rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: LEVI, Giovanni & SCHMITT, Jean-Claude (org.). História dos Jovens.
08/06/2020
08/06/2020
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinqüentes na cidade de São Paulo.
15/06/2020
15/06/2020
SPAGNOL, Antonio Sergio. Jovens perdidos: um estudo sobre jovens delinquentes na cidade de São Paulo.
22/06/2020
22/06/2020
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa.
29/06/2020
29/06/2020
SPOSITO, Marília P. A instituição escolar e a violência. Cadernos de Pesquisa.
06/07/2020
06/07/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
13/07/2020
13/07/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
20/07/2020
20/07/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
27/07/2020
27/07/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
03/08/2020
03/08/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
10/08/2020
10/08/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
17/08/2020
17/08/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
24/08/2020
24/08/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
31/08/2020
31/08/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
07/09/2020
07/09/2020
Apresentação dos trabalhos dos alunos na relação com as referências bibliográficos
Avaliações
Data Descrição
15/09/2020 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb07.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1085 02/07/2024 17:58