-

PPGGEO057 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PESQUISA E ENSINO DE GEOGRAFIA I - Turma: 01 (2020.1)

Tópicos Aulas
Apresentação do plano de curso (04/03/2020 - 04/03/2020)
O conceito de Estado da Arte (11/03/2020 - 11/03/2020)
Roteiro auxiliar para a construção do Estado da Arte (18/03/2020 - 18/03/2020)
Estudos textuais 1 (25/03/2020 - 25/03/2020)
Estudos textuais 2 (01/04/2020 - 01/04/2020)
Estudos textuais 3 (08/04/2020 - 08/04/2020)
Estudos textuais 4 (15/04/2020 - 15/04/2020)
orientações do sobre a revisão sistemática da literatura (22/04/2020 - 22/04/2020)
Revisão sistemática da literatura em base de dados - períodicos (29/04/2020 - 29/04/2020)
Revisão sistemática da literatura em base de dados- periódicos (06/05/2020 - 06/05/2020)
Revisão sisemática da literatura - períodicos (13/05/2020 - 13/05/2020)
Apresentação e discussão da revisão da literatura - periódicos (20/05/2020 - 20/05/2020)
Apresentação e discussão da revisão da literatura periódicos (27/05/2020 - 27/05/2020)
Apresentação e discussão da revisão da literatura - períódicos (03/06/2020 - 03/06/2020)
Apresentação e discussão da revisão da literatura -periódicos (10/06/2020 - 10/06/2020)
Apresentação e discussão da revisão da literatura - periódicos (17/06/2020 - 17/06/2020)
Discussão do roteiro auxiliar para a revisão da literatura - dissertações e teses (24/06/2020 - 24/06/2020)
Pesquisas de dissertações e teses em repositórios institucionais (01/07/2020 - 01/07/2020)
Estudos de dissertações e teses (08/07/2020 - 08/07/2020)
Estudos de dissertações e teses (15/07/2020 - 15/07/2020)
Estudos de dissertações e teses (22/07/2020 - 22/07/2020)
Estudos de dissertações e teses (29/07/2020 - 29/07/2020)
Estudos de dissertações e teses (05/08/2020 - 05/08/2020)
Orientações para a apresentações da revisão de dissertações e teses (12/08/2020 - 12/08/2020)
Apresentação e discussão das dissertações e teses (19/08/2020 - 19/08/2020)
   Artigo revisão da literatura - exemplo 1.pdf 
Apresentação e discussão das dissertações e teses (26/08/2020 - 26/08/2020)
Orientação e discussão para entrega do relatório final (02/09/2020 - 02/09/2020)
Avaliação e entrega de trabalhos da disciplina (09/09/2020 - 09/09/2020)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET Total
04 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26 02 09
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: .
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Levantamento em base de dados nacionais e internacionais de artigos de periódicos, teses e dissertações relacionados ao objeto pesquisado por cada mestrando;
Organização no computador dos dados pesquisados sobre os periódicos relativos à área de ensino de Geografia em pastas; leitura dos resumos dos artigos; seleção dos artigos; construção de um quadro contendo: a. os nomes das bases de dados; b. os descritores ou palavras-chave; c. o período da pesquisa; d. critérios de inclusão (ex: ensino de geografia and atitudes nos últimos 10 anos); e. Revisão sistemática dos artigos selecionados.
Após a organização dos dados, elaborar um gráfico em colunas da distribuição dos estudos por ano de publicação e, ainda, um breve texto sobre os procedimentos adotados, para fazer parte da dissertação.
Organização no computador dos dados das dissertações ou teses, conforme os critérios do tópico 2.2.; Leitura dos resumos e seleção de uma dissertação ou tese para análise, segundo critérios científicos. Elaboração de mapa mental ou quadro da estrutura da dissertação, a partir do sumário, destacando: objetivos, metodologia, referencial teórico e referências bibliográficas.
Apresentação pelo mestrando do levantamento realizado em cada etapa, utilizando slides, seguido de discussão coletiva.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Apresentação sistematizada dos levantamentos realizados por cada mestrando, de acordo com as orientações preconizadas; e entrega de trabalho escrito sobre a revisão sistemática da literatura de periódicos e de dissertações ou teses.
Serão considerados aspectos qualitativos, sobretudo a participação ativa nas atividades propostas, e aspectos quantitativos, como assiduidade, pontualidade e entrega em tempo hábil dos trabalhos solicitados.
Horário de atendimento:
Bibliografia: ALVES-MAZZOTTI, A. J. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2004.
ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H. S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro, 1999.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2005.
CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, Lana Souza; CASTELLAR, Sônia Maria Vanzela. O ensino de Geografia nos Trabalhos nos trabalhos apresentados no XI Enanpege. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). p.43-55, V.12, n.18, especial GT Anpege, 2016. Acesso em: 15/0/2020. Disponível em:
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6392
CAVALCANTI, Lana Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre Elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia, vol. 36, núm. 3, setembro-dezembro, 2016, pp. 399-419. Universidade Federal de Goiás. Goiás, Brasil.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf Acesso em 25/05/2014.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
LANZONI, Gabriela Marcellino de Melo, MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein. Liderança do enfermeiro: uma revisão integrativa da literatura. Revista Latino -Americana de Enfermagem, maio-junho 2011 19, (3). Acesso em: 20/08/2020. Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae.
MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 1991.
RAFAEL, Pedro Henrique de Souza. O Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. In: XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2019, São Paulo, SP. Anais do XIII ENANPEGE, 2019. Acesso em: 20/08/2020. Disponível em: https://www.enanpege2019.anpege.ggf.br/resources/anais/8/1565035726
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª Ed São Paulo: Atlas, 2008.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em:
http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisasdenominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf Acesso em 25/05/2014.
SILVA, Valdete Lourenço, NEPOLI, Ziléa Baptista. Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária. Cadernos ESP, Ceará 6(2): 60-76, jul./dez. 2012. Acesso em: 20/08/2020. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/62
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
04/03/2020
04/03/2020
Apresentação do plano de curso
11/03/2020
11/03/2020
O conceito de Estado da Arte
18/03/2020
18/03/2020
Roteiro auxiliar para a construção do Estado da Arte
25/03/2020
25/03/2020
Estudos textuais 1
01/04/2020
01/04/2020
Estudos textuais 2
08/04/2020
08/04/2020
Estudos textuais 3
15/04/2020
15/04/2020
Estudos textuais 4
22/04/2020
22/04/2020
orientações do sobre a revisão sistemática da literatura
29/04/2020
29/04/2020
Revisão sistemática da literatura em base de dados - períodicos
06/05/2020
06/05/2020
Revisão sistemática da literatura em base de dados- periódicos
13/05/2020
13/05/2020
Revisão sisemática da literatura - períodicos
20/05/2020
20/05/2020
Apresentação e discussão da revisão da literatura - periódicos
27/05/2020
27/05/2020
Apresentação e discussão da revisão da literatura periódicos
03/06/2020
03/06/2020
Apresentação e discussão da revisão da literatura - períódicos
10/06/2020
10/06/2020
Apresentação e discussão da revisão da literatura -periódicos
17/06/2020
17/06/2020
Apresentação e discussão da revisão da literatura - periódicos
24/06/2020
24/06/2020
Discussão do roteiro auxiliar para a revisão da literatura - dissertações e teses
01/07/2020
01/07/2020
Pesquisas de dissertações e teses em repositórios institucionais
08/07/2020
08/07/2020
Estudos de dissertações e teses
15/07/2020
15/07/2020
Estudos de dissertações e teses
22/07/2020
22/07/2020
Estudos de dissertações e teses
29/07/2020
29/07/2020
Estudos de dissertações e teses
05/08/2020
05/08/2020
Estudos de dissertações e teses
12/08/2020
12/08/2020
Orientações para a apresentações da revisão de dissertações e teses
19/08/2020
19/08/2020
Apresentação e discussão das dissertações e teses
26/08/2020
26/08/2020
Apresentação e discussão das dissertações e teses
02/09/2020
02/09/2020
Orientação e discussão para entrega do relatório final
09/09/2020
09/09/2020
Avaliação e entrega de trabalhos da disciplina
Avaliações
Data Descrição
16/09/2020 1ª Avaliação
30/09/2020 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link para a aula de 11/09/2020 - início 8h30 11/09/2020
Link para a aula de 02/09/2020 01/09/2020
AULA TÓPICOS ESPECIAIS I 26/08/2020
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES 21/08/2020
INFORMATIVO 2 21/08/2020
Link Google Meet 19/08/2020
INFORMATIVO 1- INICIO DAS AULAS 12/08/2020
CONTINUAÇÃO DA SUSPENSÃO DAS AULAS 25/05/2020

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:38