Metodologia: |
Levantamento em base de dados nacionais e internacionais de artigos de periódicos, teses e dissertações relacionados ao objeto pesquisado por cada mestrando; <br />Organização no computador dos dados pesquisados sobre os periódicos relativos à área de ensino de Geografia em pastas; leitura dos resumos dos artigos; seleção dos artigos; construção de um quadro contendo: a. os nomes das bases de dados; b. os descritores ou palavras-chave; c. o período da pesquisa; d. critérios de inclusão (ex: ensino de geografia and atitudes nos últimos 10 anos); e. Revisão sistemática dos artigos selecionados.<br />Após a organização dos dados, elaborar um gráfico em colunas da distribuição dos estudos por ano de publicação e, ainda, um breve texto sobre os procedimentos adotados, para fazer parte da dissertação.<br />Organização no computador dos dados das dissertações ou teses, conforme os critérios do tópico 2.2.; Leitura dos resumos e seleção de uma dissertação ou tese para análise, segundo critérios científicos. Elaboração de mapa mental ou quadro da estrutura da dissertação, a partir do sumário, destacando: objetivos, metodologia, referencial teórico e referências bibliográficas.<br />Apresentação pelo mestrando do levantamento realizado em cada etapa, utilizando slides, seguido de discussão coletiva.<br /> |
Bibliografia:
| ALVES-MAZZOTTI, A. J. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 2004.<br />ANDRÉ, Marli; SIMÕES, Regina H. S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, ano XX, nº 68, dezembro, 1999.<br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.<br />ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.<br /> ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2005.<br />CALLAI, Helena Copetti; CAVALCANTI, Lana Souza; CASTELLAR, Sônia Maria Vanzela. O ensino de Geografia nos Trabalhos nos trabalhos apresentados no XI Enanpege. Revista da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Anpege). p.43-55, V.12, n.18, especial GT Anpege, 2016. Acesso em: 15/0/2020. Disponível em:<br /> http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6392<br />CAVALCANTI, Lana Souza. Para onde estão indo as investigações sobre ensino de Geografia no Brasil? Um olhar sobre Elementos da pesquisa e do lugar que ela ocupa nesse campo. Boletim Goiano de Geografia, vol. 36, núm. 3, setembro-dezembro, 2016, pp. 399-419. Universidade Federal de Goiás. Goiás, Brasil.<br />FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p.257-272, ago. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n79/10857.pdf Acesso em 25/05/2014.<br />GIL, Antônio C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.<br />LANZONI, Gabriela Marcellino de Melo, MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein. Liderança do enfermeiro: uma revisão integrativa da literatura. Revista Latino -Americana de Enfermagem, maio-junho 2011 19, (3). Acesso em: 20/08/2020. Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae.<br />MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos e resenhas. São Paulo: Atlas, 1991.<br />RAFAEL, Pedro Henrique de Souza. O Ensino de Geografia nos Programas de Pós-Graduação do Brasil. In: XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, 2019, São Paulo, SP. Anais do XIII ENANPEGE, 2019. Acesso em: 20/08/2020. Disponível em: https://www.enanpege2019.anpege.ggf.br/resources/anais/8/1565035726<br />RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas 3ª Ed São Paulo: Atlas, 2008.<br />ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Diálogo Educacional., Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. Disponível em:<br /> http://alfabetizarvirtualtextos.files.wordpress.com/2011/08/as-pesquisasdenominadas-do-tipo-estado-da-arte-em-educac3a7c3a3o.pdf Acesso em 25/05/2014.<br />SILVA, Valdete Lourenço, NEPOLI, Ziléa Baptista. Ambientes Virtuais de Aprendizagem como Estratégia de Educação Permanente para Profissionais do Sistema Único de Saúde, na Atenção Primária. Cadernos ESP, Ceará 6(2): 60-76, jul./dez. 2012. Acesso em: 20/08/2020. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/62<br /> |