Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
METODOLOGIA E RECURSOS DIDÁTICOS 1) Aulas expositivas de modo remoto, que compreenderão a motivação inicial através de problemas dos conteúdos a serem ministrados (a modelagem e a resolução de problemas serão enfatizadas). Uso de apresentação de slides, uso de softwares como Geogebra e Mathematica para esboço de gráficos, resolução de problemas utilizando o software Microsoft Whiteboard; 2) Resolução de exercícios; 3) Realização de trabalhos em grupo e listas de exercícios no caráter individual. 4) O curso terá vídeos gravados que deverão ser baixados pelos alunos, contendo tópicos como problemas propostos, tópicos extras, materiais das aulas. Serão usadas ferramentas como chats e discussões durante as aulas para a compreensão dos conteúdos assim como verificar a participação dos alunos na disciplina. Serão designados problemas cujas resoluções deverão ser apresentadas em duplas nas aulas de quinta-feira. Tais apresentações serão obrigatórias e representarão 60% da nota da avaliação. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O desempenho do aluno será avaliado considerando os seguintes critérios: frequência mínima de 75% da carga horária; participação em atividades propostas; responsabilidade, pontualidade, assiduidade e qualidade dos trabalhos produzidos. As listas de exercício comporão 20% da nota, as apresentações, 60%, os outros 20% serão diluídos entre participação e frequência. Além disso, o estudante deverá alcançar média igual ou superior a 7,0 (sete) para ser aprovado por média, considerando as listas de exercícios e as apresentações de problemas em aulas de modo remoto. Se tal média for menor do que 4,0 (quatro), o aluno será considerado reprovado por nota. Caso a média ao final das três avaliações seja maior do que ou igual a 4,0 (quatro) e menor do que 7,0 (sete), o estudante terá direito a fazer o exame final. Passará com critério de exame final o aluno que obtiver média maior do que ou igual a 6,0 (seis). Convém observar que se a frequência do estudante nas aulas/atividades da disciplina for menor do que 75% ele será considerado reprovado por falta. |
Horário de atendimento:
| |
Bibliografia:
| 1) CONNALLY, et al. Funções para modelar variações: uma preparação para o Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 2) HOFFMANN,L.D., BRADLEY,G.L. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2011. 3) AXLER, Sheldon. Pré-cálculo : uma preparação para o cálculo com manual de soluções para o estudante. 2.ed. Rio de Janeiro : LTC, 2016. |