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PPGAPM009 - ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Bioeconomia e museologia (20/11/2020 - 05/02/2021)

Bioeconomia e museologia

Contexto tecnológico e inovador sustentável (27/11/2020 - 22/01/2021)

Tecnologias e inovações são díspares – setores chaves para sustentabilidade:

- Alimento limpo e territorial (pertencimento e preciosidade);

- Energia e alterações climáticas;

- Água;

- Mobilidade;

- Biotecnologia;

- Espaço; e

- Tecnologias para o bem (Diversão, cultura, saúde, esportes, entretenimento ....)

Inovação – criatividade, adaptação e solução (04/12/2020 - 08/01/2021)

Inovação – criatividade, adaptação e solução

Frequências da Turma
# Matrícula OUT NOV DEZ JAN Total
09 16 23 06 13 20 27 04 11 18 08 15 22 29
1 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
2 2020100**** 8,0 8.0 0 AM
3 2020100**** 8,5 8.5 0 AM
4 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2020100**** 8,0 8.0 0 AM
6 2020100**** 9,5 9.5 0 AM
7 2020100**** 8,5 8.5 0 AM
8 2020100**** 8,0 8.0 0 AM
9 2020100**** 9,0 9.0 0 AM
10 2020100**** 10,0 10.0 0 AM
11 2020100**** 8,5 8.5 0 AM
12 2020100**** 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Patrimônio cultural: evolução do conceito e diferentes abordagens. Patrimônio material e imaterial e a especificidade das legislações de preservação. O patrimônio cultural inserido na gestão do meio ambiente. (História e teoria da conservação e do restauro). As características dos conjuntos arquitetônicos de valor histórico cultural e de excepcional interesse turístico. O turismo em centros instalados em bens patrimoniais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos, exercícios e estudos de caso, via Google Meet, Classroom, Stream Yard com estúdio virtual com vídeos aulas com práticas em módulos e passos de como fazer (4h/semana);
• Estudos de classe e exercícios semanais compondo 30% do valor da avaliação (4h/semana);
• Tutoria e monitoramento semanal (2h);
• Avaliações (8h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: a) Os alunos serão avaliados através da seguinte sistemática:
 Primeira Avaliação: Seminário sobre Gestão compartilhada e sustentável de museus (17 /11/20);
 Segunda avaliação: Gestão museológica (15/12/2020) das 16 ás 20 horas;
 Terceira Avaliação: Análise de indicadores bioeconômicos de museus – (19/01/21) das 16 ás 20 horas;
 Avaliação Final – Prova sobre gestão e bioeconomia museológica, dia 21/01/21 das 16 ás 20 horas.
b) Será considerado APROVADO o aluno que:
• Obtiver media aritmética (MA) das avaliações igual ou superior a 7,0 (sete) aprovado por média
• Exame final: Media Final = (MA + EF)/2≥6 aprovado por exame final.
c) Será considerado REPROVADO o aluno que:
• Obtiver frequência inferior a 75% da carga horária;
• Obtiver MA inferior a 4,0 (quatro);
• Obtiver MA inferior a 6,0 (seis), resultante da Média Final após o exame final.
d) Ao aluno reprovado por falta será atribuído nota 0 (zero).
Horário de atendimento: Professor (terça-feira de 09 ás 11h30)
Bibliografia: CAVALCANTI, C. Concepções da Economia Ecológica: suas relações com a economia dominante e a Economia Ambiental. Estudos Avançados, 24(68), 53-67, 2010.
CECCHIN, A. A natureza como limite da economia. São Paulo: Senac/Edusp, 2010.
FURTADO, C. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
GEORGESCU-ROEGEN, N. The Entropy Law and the Economic Process. Cambridge, Mass., EUA: Harvard University Press, 1971.
LEFF, E. 2011. Sustentabilidad y racionalidad ambiental: hacia “otro” programa de sociología ambiental. Revista Mexicana de Sociología, 73(1):5-46.
Leite P. Museu e inovação social. Ver http://www.forumpermanente.org/event_pres/encontros/icom-2013/videos/o-que-deve-acontecer-quando-voce-sai-do-museu (consultado em 25 outubro 2014).
MARTÍNEZ ALIER, J. De la Economía Ecológica al Ecologismo Popular. 3. ed. Barcelona: Icaria Editorial, 1995.
MARTÍNEZ ALIER, J. O ecologismo dos pobres. Trad. de Maurício Waldman. São Paulo: Contexto, 2007.
SILVA, J. S. DES-ENVOLVIMENTO OU ENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO? In: RANDOLPH, R., TAVARES, H. M. (Org’s) Política e Planejamento Regional – Uma Coletânea. Brasília: Gráfica Movimento, 2013 (p. 98 – 108).
PRETTO NETO, D; SERRES, J. C. P. A importância da economia na preservação do patrimônio. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana, (marzo 2019).
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
20/11/2020
05/02/2021
Bioeconomia e museologia
27/11/2020
22/01/2021
Contexto tecnológico e inovador sustentável
04/12/2020
08/01/2021
Inovação – criatividade, adaptação e solução
Avaliações
Data Descrição
01/02/2021 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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