Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O Seminário de Pesquisa II será desenvolvido por meio de aulas expositivas mediadas pelo diálogo coletivo entre os professores e alunos, exposição de projetos, pareceres e debates das propostas de projeto, estudo das fontes indicadas, discussões e acompanhamento na elaboração do Projeto de Pesquisa. O eixo inicial será desenvolvido por meio das experiências de pesquisa dos professores da linha, a socialização e a discussão dos pré-projetos dos mestrandos. A partir do aprofundamento dos temas de pesquisa, reestruturação dos projetos, as questões teóricometodológicas serão abordadas com maior ênfase no eixo final, com a participação de pesquisadores, que possam contribuir com a versão final do projeto de pesquisa.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação realizar-se-á durante todo o processo de ensino/aprendizagem, com ênfase na frequência, participação e desempenho, de modo que o mestrando possa rever, complementar e corrigir os rumos de sua proposta de pesquisa. Os professores, responsáveis pela disciplina, organizarão as defesas do projeto para uma banca qualificada, objetivando a melhoria no projeto de pesquisa e os mestrandos, por indicação de seus orientadores, definirão os caminhos a serem adotados. O produto final do Seminário será o Projeto de Pesquisa, a ser entregue em data previamente acordada.
|
Horário de atendimento:
| 14 |
Bibliografia:
| ALVES- MAZZOTTI, A.J,; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais. Pioneira, 1999. ANDRÉ, M. A Jovem Pesquisa Educacional Brasileira. In. Revista Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.11-24, set./dez. 2006. BARRA, Valdeniza M. L. da e VALDEZ Diane. Estado da Arte da Pesquisa em História da Educação em Goiás. In.: Revista de Educação Pública. Cuiabá (MT): v. 21, n. 45. mar-abr 2012, p. 105-125. BOGDAN, R. & BIKLEN, S.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. SEVERINO, A. J. Educação, sujeito e história. SP: Olho DAgua, 2012, 3ª Ed. ______ ÉTICA E PESQUISA: AUTONOMIA E HETERONOMIA NA PRÁTICA CIENTÍFICA. In.: Cadernos de Pesquisa FCC v. 45, n. 158, , p. 776-792, out-dez, 2015. |