Bibliografia:
| AGUIAR, Sonia. Territórios do jornalismo: Geografias da mídia local e regional no Brasil. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2016.
BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
CANCLINI, Néstor Garcia. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2016.
CASTELLS, Manuel. O Poder da Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
CASTELO BRANCO, S. Internacionalização da mídia brasileira: a trajetória da Gazeta Mercantil. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 23, n. 37, p. 145-166, 1o. sem. 2002.
CASTELO BANCO, S. Regionalização midiática e Folkcomunicação: reflexões e diálogos. In: LIMA, Maria Érica de Oliveira; NOBRE, Itamar de Morais. Cartografia da Folkcomunicação: o pensamento regional brasileiro e o itinerário de internacionalização. Campina Grande, EDUEPB, 2019.
FADUL, Anamaria. Mídia regional no Brasil: elementos para uma análise. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 23-40.
GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: Geografia: conceitos e temas. CASTRO, Iná Elias de Castro, GOMES, Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. 2a. ed. ? Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2000. p. 50-76.
HAESBAERT, Rogério. Regional Global: dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
HAESBAERT, Rogério (org.). Globalização e fragmentação no mundo contemporâneo. Niterói: EdUff, 2013.
IANNI, Octávio. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.
LIMA, M. É. de O. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.
MATTELART, Armand. Comunicação-mundo: história das idéias e das estratégias. Petrópolis: Vozes, 2. ed, 1996.
MORAES, Dênis de. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
MORAES, Gislane da Conceição Lima Camelo de. Regionalização da mídia piauiense: um olhar sobre os programas especiais da TV Cidade Verde. Teresina, 2016. 165 f. Dissertação (Mestrado) ? Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2016.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Por que Geografias, no plural, para a Comunicação? In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Geografias da Comunicação: espaço de observação de mídia e de culturas. São Paulo: Intercom, 2012, p. 09-17.
PERUZZO, Cecilia. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, ano 26, n. 43, p. 67-84, set. 2005.
SILVA, Julimar Pereira da. Regionalização televisiva: a proposta da Rede Meio Norte. 2018. 496 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ? Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.
SILVA, Mayara da Costa. Regionalização no webjornalismo piauiense: estudo do Portal Cidade Verde, Teresina ? Piauí. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado) ? Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação (CCE), Departamento de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Teresina, 2017.
SALOMÃO, V. Rede de televisão e regionalização da produção audiovisual no Brasil: o caso EPTV. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 159-174.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2017.
SENE, E. de. Globalização e espaço geográfico. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
SIMÕES, C. F. Televisão regional e globalização. In: SOUSA, C. M. (Org.) Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 15-46.
SOUSA, C. M. (Org.). Televisão regional, globalização e cidadania. Rio de Janeiro: Sotese, 2006. p. 129-137.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Ed. Vozes, 1998.
|