• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

CMR0373 - PSICOLOGIA FILOSOFICA - Turma: 01 (2012.2)

Tópicos Aulas
Discussão detalhada sobre o plano de ensino. (12/12/2012 - 12/12/2012)
Exposição detalhada sobre o plano da disciplina.
Problemas Teóricos Fundamentais. (17/12/2012 - 17/12/2012)
Problemas teóricos: O que é a mente? Como se dá a relação mente-corpo? Discussão sobre as abordagens possíveis: dualismo e materialismo; behaviorismo e funcionalismo;
Problemas Teóricos Fundamentais. (19/12/2012 - 19/12/2012)
O sujeito cartesiano e a critica de Hume.
Churchland: o problema ontológico da psicologia. (24/12/2012 - 24/12/2012)
O dualismo. (26/12/2012 - 26/12/2012)
O behaviorismo filosófico. (31/12/2012 - 31/12/2012)
O materialismo reducionista. (02/01/2013 - 02/01/2013)
O materialismo reducionista. (07/01/2013 - 07/01/2013)
O funcionalismo. (09/01/2013 - 09/01/2013)
O funcionalismo. (14/01/2013 - 14/01/2013)
O materialismo eliminacionista. (16/01/2013 - 16/01/2013)
O materialismo eliminacionista. (21/01/2013 - 21/01/2013)
A definição por ostenção interior: introspecção e autoridade da primeira pessoa. (23/01/2013 - 23/01/2013)
A definição por ostenção interior: introspecção e autoridade da primeira pessoa. (28/01/2013 - 28/01/2013)
O behaviorismo e as leis gerais na psicologia. (30/01/2013 - 30/01/2013)
O behaviorismo e as leis gerais na psicologia. (04/02/2013 - 04/02/2013)
A intencionalidade e as atitudes proposicionais. (06/02/2013 - 06/02/2013)
Avaliação escrita. (11/02/2013 - 11/02/2013)
O problema epistemológico: outras mentes; o relato de terceira pessoa. (13/02/2013 - 13/02/2013)
O problema epistemológico: outras mentes; o relato de terceira pessoa. (18/02/2013 - 18/02/2013)
O problema da autoconsciência: o acesso à subjetividade. (20/02/2013 - 20/02/2013)
O problema da autoconsciência: o acesso à subjetividade. (25/02/2013 - 25/02/2013)
O funcionalismo: mentes como software; capacidade cognitiva em animais (eles possuem mentes?). (27/02/2013 - 27/02/2013)
O funcionalismo: mentes como software; capacidade cognitiva em animais (eles possuem mentes?). (04/03/2013 - 04/03/2013)
A organização do espaço psicológico segundo Luis Claudio Figueiredo. (06/03/2013 - 06/03/2013)
A organização do espaço psicológico segundo Luis Claudio Figueiredo. (11/03/2013 - 11/03/2013)
Matrizes compreensivistas da psicologia: Desdobramentos e diferenciações do iluminismo. (13/03/2013 - 13/03/2013)
Matrizes compreensivistas da psicologia: Desdobramentos e diferenciações do iluminismo. (18/03/2013 - 18/03/2013)
Caracterização do romantismo; o romantismo e as humanidades. (20/03/2013 - 20/03/2013)
Caracterização do romantismo; o romantismo e as humanidades. (25/03/2013 - 25/03/2013)
A crítica da razão compreensiva. (27/03/2013 - 27/03/2013)
A crítica da razão compreensiva. (01/04/2013 - 01/04/2013)
Avaliação escrita. (03/04/2013 - 03/04/2013)
Matrizes compreensivistas: os estruturalismos. (08/04/2013 - 08/04/2013)

Memória e identidade pessoal; Discussão sobre o conto de Borges, "Funes o Memorioso".

Memória e identidade pessoal: "Funes o memorioso" de Jorge Luis Borges. (10/04/2013 - 10/04/2013)
A explicação por meio de razões. (15/04/2013 - 15/04/2013)
A explicação por meio de razões. (17/04/2013 - 17/04/2013)
O conceito de mente e a necessidade de uma psicologia humanista. (22/04/2013 - 22/04/2013)
Encerramento e avaliação da disciplina. (24/04/2013 - 24/04/2013)
Frequências da Turma
# Matrícula DEZ JAN FEV MAR ABR Total
10 12 17 19 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 13 18 20 25 27 04 06 11 13 20 25 03 08 10 15 17 22
1 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 20116**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 62
10 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 20083**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
14 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 20115**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 20109**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 20116**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 20115**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
2 20109**** 10,0 7,0 6,0 7.7 0 AM
3 20115**** 10,0 8,0 5,0 7.7 0 AM
4 20115**** 8,0 7,0 6,0 7.0 0 AM
5 20116**** 8,0 7,0 9,0 8.0 0 AM
6 20115**** 10,0 8,0 5,0 7.7 0 AM
7 20115**** 9,0 10,0 7,0 8.7 0 AM
8 20116**** 8,0 7,0 6,0 7.0 0 AM
9 20083**** 10,0 7,0 4,0 7.0 0 AM
10 20116**** 8,0 8,0 7,0 7.7 0 AM
11 20115**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
12 20116**** 9,0 7,0 7,0 7.7 0 AM
13 20115**** 8,0 10,0 9,0 9.0 0 AM
14 20115**** 10,0 8,0 6,0 8.0 0 AM
15 20116**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
16 20115**** 9,0 10,0 7,0 8.7 0 AM
17 20116**** 9,0 7,0 7,0 7.7 0 AM
18 20116**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
19 20116**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
20 20116**** 7,0 7,5 7,0 7.2 0 AM
21 20115**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
22 20115**** 7,0 7,0 7,0 7.0 0 AM
23 20116**** 9,0 8,0 8,0 8.3 0 AM
24 20115**** 7,0 8,0 6,0 7.0 0 AM
25 20116**** 9,0 7,0 5,0 7.0 0 AM
26 20115**** 9,0 8,0 7,0 8.0 0 AM
27 20115**** 8,0 7,0 6,0 7.0 0 AM
28 20116**** 9,0 7,0 7,0 7.7 0 AM
29 20115**** 7,0 9,0 7,0 7.7 0 AM
30 20115**** 10,0 10,0 7,0 9.0 0 AM
31 20115**** 9,0 8,5 10,0 9.2 0 AM
32 20115**** 10,0 8,5 10,0 9.5 0 AM
33 20115**** 9,0 7,0 6,0 7.3 0 AM
34 20115**** 8,0 9,0 10,0 9.0 0 AM
35 20116**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
36 20115**** 8,0 9,0 6,0 7.7 0 AM
37 20116**** 8,0 10,0 8,0 8.7 0 AM
38 20116**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
39 20116**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos filosóficos das teorias psicológicas. Filosofia da mente. Conceitos filosóficos de linguagem e pensamento. A filosofia das emoções.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas e debates sobre as leituras obrigatórias e complementares. Exibição de slides e de filmes relevantes para a Psicologia Filosófica.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Haverá três avaliações. Duas provas individuais respondendo de maneira dissertativa a questões relativas aos temas trabalhados em sala. A terceira nota consiste na apresentação em grupo de um seminário sobre tema específico e determinado pelo professor. A participação conta como auxiliar na determinação da nota.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
12/12/2012
12/12/2012
Discussão detalhada sobre o plano de ensino.
17/12/2012
17/12/2012
Problemas Teóricos Fundamentais.
19/12/2012
19/12/2012
Problemas Teóricos Fundamentais.
24/12/2012
24/12/2012
Churchland: o problema ontológico da psicologia.
26/12/2012
26/12/2012
O dualismo.
31/12/2012
31/12/2012
O behaviorismo filosófico.
02/01/2013
02/01/2013
O materialismo reducionista.
07/01/2013
07/01/2013
O materialismo reducionista.
09/01/2013
09/01/2013
O funcionalismo.
14/01/2013
14/01/2013
O funcionalismo.
16/01/2013
16/01/2013
O materialismo eliminacionista.
21/01/2013
21/01/2013
O materialismo eliminacionista.
23/01/2013
23/01/2013
A definição por ostenção interior: introspecção e autoridade da primeira pessoa.
28/01/2013
28/01/2013
A definição por ostenção interior: introspecção e autoridade da primeira pessoa.
30/01/2013
30/01/2013
O behaviorismo e as leis gerais na psicologia.
04/02/2013
04/02/2013
O behaviorismo e as leis gerais na psicologia.
06/02/2013
06/02/2013
A intencionalidade e as atitudes proposicionais.
11/02/2013
11/02/2013
Avaliação escrita.
13/02/2013
13/02/2013
O problema epistemológico: outras mentes; o relato de terceira pessoa.
18/02/2013
18/02/2013
O problema epistemológico: outras mentes; o relato de terceira pessoa.
20/02/2013
20/02/2013
O problema da autoconsciência: o acesso à subjetividade.
25/02/2013
25/02/2013
O problema da autoconsciência: o acesso à subjetividade.
27/02/2013
27/02/2013
O funcionalismo: mentes como software; capacidade cognitiva em animais (eles possuem mentes?).
04/03/2013
04/03/2013
O funcionalismo: mentes como software; capacidade cognitiva em animais (eles possuem mentes?).
06/03/2013
06/03/2013
A organização do espaço psicológico segundo Luis Claudio Figueiredo.
11/03/2013
11/03/2013
A organização do espaço psicológico segundo Luis Claudio Figueiredo.
13/03/2013
13/03/2013
Matrizes compreensivistas da psicologia: Desdobramentos e diferenciações do iluminismo.
18/03/2013
18/03/2013
Matrizes compreensivistas da psicologia: Desdobramentos e diferenciações do iluminismo.
20/03/2013
20/03/2013
Caracterização do romantismo; o romantismo e as humanidades.
25/03/2013
25/03/2013
Caracterização do romantismo; o romantismo e as humanidades.
27/03/2013
27/03/2013
A crítica da razão compreensiva.
01/04/2013
01/04/2013
A crítica da razão compreensiva.
03/04/2013
03/04/2013
Avaliação escrita.
08/04/2013
08/04/2013
Matrizes compreensivistas: os estruturalismos.
10/04/2013
10/04/2013
Memória e identidade pessoal: "Funes o memorioso" de Jorge Luis Borges.
15/04/2013
15/04/2013
A explicação por meio de razões.
17/04/2013
17/04/2013
A explicação por meio de razões.
22/04/2013
22/04/2013
O conceito de mente e a necessidade de uma psicologia humanista.
24/04/2013
24/04/2013
Encerramento e avaliação da disciplina.
Avaliações
Data Descrição
30/01/2013 Avaliação escrita.
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | jbdocker01.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 22:32