Metodologia: |
No desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem serão trabalhadas as seguintes estratégias educacionais: Grupo Tutorial, Caso Análise, Painel Integrado, Estudo Dirigido, Webinário, Oficina de Trabalho, Filme, Fórum de Discussão e Roda de Conversa. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação dos mestrandos é, prioritariamente, formativa com foco no processo de desenvolvimento de competência para atuar na Estratégia Saúde da Família, conforme matriz que orienta o currículo e inclui também a dimensão somativa. Ao finalizar as atividades educacionais correspondentes a cada um dos objetivos específicos de um módulo, o docente responsável deve realizar a avaliação do processo de ensino aprendizagem dos mestrandos em duas dimensões: 1a. Frequência (75%) e participação nas atividades previstas para o módulo. 2a. Desempenho: escala de 0 (zero) a 10 (dez), com mínimo de nota 7 (sete) nas avaliações das estratégias educacionais desenvolvidas. |
Bibliografia:
| ALVES, R. O que é científico. São Paulo: Edições Loyola, 2007. Disponível em: <http://www.polbr.med.br/arquivo/arquivo_99.htm>. Acesso em 20 de outubro de 2014. CAMARGO JÚNIOR, K.R. A economia política da produção e difusão do conhecimento biomédico. In: CAPONE, S. et al. Medicalização da vida ética, saúde pública e indústria farmacêutica. Palhoca: Unisul, 2012. FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2012. FREIRE-MAIA, N. A ciencia por dentro. 6. ed. Petropolis: Vozes, 2000. LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. Sao Paulo: Cultrix, 1979. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. Sao Paulo: Atlas, 2003. p. 75-82. MORIN, E. Ciencia com consciencia. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. OLIVEIRA, A. S. et. al. Introducao ao pensamento filosofico. 8. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005. SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciencias. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2003. |