Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O trabalho pedagógico a ser concretizado na disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II, considerará a dialogicidade, a contextualização e as vivências teórico-práticas como características essenciais do processo ensino e de aprendizagem. Nosso propósito é desenvolver uma prática crítico-reflexiva, mediante atividades individual ou coletiva, dentre outras: leituras e discussão de diferentes textos, seminários sobre normalização de trabalhos acadêmico-científicos/Dissertação, produção textual (escrita da dissertação/Produto Educacional, artigo científico, resenha etc.), atividades de discussão e reflexão sobre o processo de elaboração da Dissertação de Mestrado no ensino de Física; sistematização, organização e elaboração do Produto Educacional, aulas expositivas e dialogadas para sistematização de conhecimentos e análise de dissertações do MNPEF já defendidas e publicadas em repositórios institucionais. Dessa forma, a disciplina será, portanto, desenvolvida atendendo os procedimentos discriminados neste plano e no cronograma compreendendo: aulas expositivas e dialogadas, debates e seminários (síncronas); Fórum (FÓRUM TIRA-DÚVIDAS) - Discussões assíncronas de temas propostos para aprofundamento e questionamentos surgidos no transcorrer da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II. Na plataforma SIGAA, o acesso ao Fórum, poderá ser realizado em qualquer horário e em qualquer dia da semana, entretanto a participação dos(as) alunos(as) deverá ser realizada no período de vigência do Fórum e isso deve ser informado preliminarmente à turma pelo professor responsável pela disciplina. O professor deverá manter o Fórum atualizado, ou seja, respondendo às postagens dos(as) alunos(as). Esse Fórum também será usado para o envio das atividades propostas pelo professor da disciplina; Sob a orientação do professor, os discentes deverão elaborar Planos de Trabalhos para a realização dos seminários on-lines, os quais deverão ser postados no Fórum Tira-Dúvidas um dia antes da apresentação do seminário e, ainda, utilizar Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), conforme a necessidade. A metodologia de ensino da disciplina Planejamento da Pesquisa e do Produto Educacional II reunirá atividades e avaliações remotas (síncronas e assíncronas), além da disponibilização de recursos adicionais de interação, a exemplo dos textos, livros, slides e webconferências. Através da ferramenta Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) próprio da UFPI, disponível para vários dispositivos (computadores, smartphones, tablets e outros), os alunos e professor interagirão entre si e, dessa forma, construirão no coletivo os caminhos da formação profissional acerca da disciplina em tela. Dentro da plataforma, o aluno receberá atividades e materiais de apoio, além de acompanhar datas e informações do Cronograma da Disciplina, bem como participará de fóruns, realizará atividades em turma virtual criada para a disciplina e, assim, solucionará dúvidas com o professor e seus pares.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme disposições legais do MNPEF/UFPI e incluirá a observação dos seguintes aspectos: frequência mínima de 75% das aulas; assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; qualidade dos trabalhos produzidos; postura profissional, autodisciplina, relacionamento; Dessa forma, os procedimentos e instrumentos avaliativos serão feitos por meio do acompanhamento contínuo do desempenho do aluno, sob forma de atividades síncronas ou assíncronas (fóruns de discussão, seminários, elaboração da Dissertação/Produto Educacional, com exceção da seção da análise e discussão dos resultados, apresentação individual da Dissertação/Produto Educacional, porém, não serão obrigatórias para essa disciplina as seções das análises e das considerações finais, análise de dissertações do MNPEF etc.); A nota será dada em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez). Será APROVADO por MÉDIA (AM), na disciplina, o aluno que obtiver média das notas igual ou superior a 7,0 (sete) e, REPROVADO por NOTA (RN), sem direito a exame final, o aluno que obtiver média das notas inferior a 4,0 (<4,0). O aluno que obtiver média das notas igual ou superior a 4,0 (> 4,0) e menor do que 7,0 (< 7,0) será submetido ao exame final. Neste caso, será considerado aprovado por Exame Final (EF) se obtiver média aritmética [(Média das Notas + Nota do Exame Final)/2] igual ou superior a 6,0 (≥ 6,0).
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
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