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PPGENF005 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E FILOSÓFICOS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM - Turma: 01 (2021.1)

Tópicos Aulas
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO (22/03/2021 - 12/04/2021)
   Cronograma da disciplina 
Cronograma da disciplina (sujeito a alterações).
Sobre construtos epistemológicos nas ciências (22/03/2021 - 22/03/2021)

- Apresentação da disciplina;

- Exposição

Artigo 1: Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem

2003 julho-agosto; 11(4):420-8.

 

Atividade 1 SIGAA: Considerando a exposição realizada, elabore um texto (2 a 4 laudas) apresentando seu objeto de estudo, delimitando os principais conceitos e definições, as premissas que o sustentam e possíveis construtos já presentes. ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 29/03. (2 h)

 

Leitura para a aula seguinte: O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004

   Fórum de convivência
Período de Habilitação: 22/03/2021 às 21:40 a 29/03/2021 às 23:59
O SER: Ontologia, metafísica e antropologia (29/03/2021 - 29/03/2021)

Exposição: O ser

Referência: Parte I - O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.

 

Atividade assíncrona no PADLET

Atividade 2 (trabalho desenvolvido ao longo de toda a disciplina) sigaa: Os alunos produzirão textos em dupla, no formato de capítulo de livro abordando a temática “teorias de enferma-gem no contexto da pandemia covid19”. Cada capítulo deverá abordar reflexivamente a aplicação de um referencial teórico conceitual da enfermagem a algum aspecto da pandemia covid19. As teorias não poderão ser repetidas. ENVIAR A PROPOSTA COM DUPLA E TEMA VIA Padlet ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 05/04. Teremos 17 duplas (3h)

https://padlet.com/wictoborges/i4lgh5d4ln13q0vd

 

Leitura para a aula seguinte: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60.

História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo (05/04/2021 - 05/04/2021)

Exposição: História das ciências:  o indutivismo e o falsificacionismo

 

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes I a VI – pág 22 a 60. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

Atividade assíncrona SIGAA (12/04/2021 - 12/04/2021)

Atividade assíncrona SIGAA

Atividade 3: como seu objeto de dissertação ou tese é objeto da ciência? Argumente a vinculação do seu objeto à ciência de enfermagem. Como o seu objeto se vincula à linha de pesquisa do PPGENF que você e seu orientador estão vinculados?.

ENVIAR VIA SIGAA ATÉ ÀS 00:00 DO DIA 19/04.

UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM (19/04/2021 - 26/04/2021)
Teorias como estruturas (19/04/2021 - 19/04/2021)

Exposição: teorias como estruturas

 

Referência: CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993. Partes VII e VIII– pág 109 a 135.

 

Leitura para a aula segunte: Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

Visão geral da teoria na enfermagem (26/04/2021 - 26/04/2021)

Exposição: Visão geral da teoria na enfermagem

 

Referências: Capítulo 2 – Visão geral da teoria na enfermagem. In.: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

 

Leitura para a aula segunte: Referências: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

UNIDADE III – MODELOS CLÁSSICOS E EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM (03/05/2021 - 21/06/2021)
Atividade assíncrona SIGAA (03/05/2021 - 03/05/2021)

Atividade assíncrona SIGAA

Atividade 4 - caça às teorias: Mural de teorias de enfermagem emergentes.

Cada aluno irá identificar uma teoria emergente e apresenta-la em postits no Padlet. No postit deverá conter: título da teoria ou marco conceitual, autor, ano em que foi proposto, foco e classificação.

https://padlet.com/wictoborges/nx1hobi5xud35ppw

Modelos clássicos de teoria de enfermagem (10/05/2021 - 10/05/2021)

Exposição: Modelos clássicos de teoria de enfermagem

 

Referências: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

 

Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.

Atividade assíncrona SIGAA (17/05/2021 - 17/05/2021)

Atividade assíncrona SIGAA

Atividade 5: síntese do texto

Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.

Enviar até 00:00 do dia 24/05 via SIGAA.

Análise de teoria de enfermagem (24/05/2021 - 24/05/2021)

Exposição: Análise de teoria de enfermagem

 

Referências: MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. P 117 a 195.

Atividade assíncrona (31/05/2021 - 31/05/2021)

Atividade assíncrona

Atividade 2 sigaa: Os alunos produzirão textos em dupla, no formato de capítulo de livro abordando a temática “teorias de enferma-gem no contexto da pandemia covid19”. Cada capítulo deverá abordar reflexivamente a aplicação de algum refe-rencial teórico conceitual da enfermagem a algum aspecto da pandemia covid19. As teorias não poderão ser repetidas.

Atividade assíncrona SIGAA (07/06/2021 - 07/06/2021)

Atividade assíncrona

Atividade 2 sigaa: Os alunos produzirão textos em dupla, no formato de capítulo de livro abordando a temática “teorias de enferma-gem no contexto da pandemia covid19”. Cada capítulo deverá abordar reflexivamente a aplicação de algum refe-rencial teórico conceitual da enfermagem a algum aspecto da pandemia covid19. As teorias não poderão ser repetidas.

Atividade assíncrona: ENTREGA DA ATIVIDADE 2 (14/06/2021 - 14/06/2021)

Atividade assíncrona

Atividade 2 sigaa: Os alunos produzirão textos em dupla, no formato de capítulo de livro abordando a temática “teorias de enferma-gem no contexto da pandemia covid19”. Cada capítulo deverá abordar reflexivamente a aplicação de algum refe-rencial teórico conceitual da enfermagem a algum aspecto da pandemia covid19.

As teorias não poderão ser repetidas.

ENTREGA DA ATIVIDADE 2  para composição de nota final.

Recepção dos capítulo via SIGAA

Finalização (21/06/2021 - 21/06/2021)
ATIVIDADES (21/06/2021 - 12/07/2021)
    
Inicia em 22/03/2021 às 12h 0 e finaliza em 29/03/2021 às 23h 59
    
Inicia em 29/03/2021 às 12h 0 e finaliza em 05/04/2021 às 23h 59
    
Inicia em 12/04/2021 às 0h 0 e finaliza em 19/04/2021 às 23h 59
    
Inicia em 03/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 10/05/2021 às 23h 59
    
Inicia em 17/05/2021 às 0h 0 e finaliza em 24/05/2021 às 23h 59
    
Inicia em 21/03/2021 às 0h 0 e finaliza em 14/06/2021 às 23h 59
MATERIAIS DIDÁTICOS (28/06/2021 - 12/07/2021)
  Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem 2003 julho-agosto; 11(4):420-8
  CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
  MENEZES et al Caminhos percorridos pela Enfermagem brasileira para o desenvolvimento de subconjuntos terminológicos 
Menezes HF, Camacho ACLF, Nóbrega MML, Fuly PSC, Fernandes SF, Silva RAR. Paths taken by Brazilian Nursing for the development of terminological subsets. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28:e3270. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3132.3270.
  Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory 
Eun-Ok Im. Situation-Specific Theories From the Middle-Range Transitions Theory. Advances in Nursing Science. Vol. 37, No. 1, pp. 19–31. 2014.
  Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias 
Brandão MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
  BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS 
BRANDAO, Marcos Antônio Gomes et al. REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 26, n. 4, e1420017, 2017 .
  Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem 
Carvalho V. Sobre construtos epistemológicos nas ciências – uma contribuição para a enfermagem
  ALMEIDA, N Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis 
ALMEIDA, N. G.; OLIVEIRA, M. R. ; GUEDES, M. V. C. ; SILVA, L. F. ; FREITAS, M. C. ; TORRES, R. A. M. ; FIALHO, A. V. M. . Betty Neuman Systems Model: Analysis according to Meleis. Nursing & Health Care, v. 4, p. 1-6, 2018.
  BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem 
O SER (Ontologia, metafísica e antropologia). BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21
1 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 9
7 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2021100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
10 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2020100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2021100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 3
18 2021100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2021100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
2 2021100**** 9,0 8,0 8,5 8.5 0 AM
3 2021100**** 10,0 9,0 8,5 9.2 0 AM
4 2021100**** 10,0 10,0 8,8 9.6 0 AM
5 2021100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
6 2021100**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
7 2021100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
8 2021100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
9 2021100**** 10,0 10,0 8,1 9.4 0 AM
10 2021100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
11 2020100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2021100**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
13 2021100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
14 2021100**** 10,0 10,0 8,0 9.3 0 AM
15 2021100**** 10,0 9,0 8,0 9.0 0 AM
16 2021100**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM
17 2021100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
18 2021100**** 10,0 10,0 8,5 9.5 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Evolução do pensamento filosófico e do conhecimento científico e suas implicações no processo do cuidar da saúde e na construção do saber em enfermagem. As principais Teorias de Enfermagem e a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) como fundamento para a prática,ensino e pesquisa. Análise crítica da produção científica na enfermagem e sua aplicação na prática assistencial.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades serão realizadas remotamente por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação. Aulas ex-positivas e dialogadas; os alunos estudarão os textos base da disciplina antes de cada conferência. Ao final de cada conferência haverá uma atividade que intercepta o objeto de pesquisa do aluno ao quadro teórico estudado na aula. As atividades ocorrerão no SIGAA e Padlet, e terão datas de início e finalização. Os alunos produzirão textos em dupla, no formato de capítulo de livro abordando a temática “teorias de enfermagem no contexto da pandemia covid19”. Cada capítulo deverá abordar reflexivamente a aplicação de algum referencial teórico con-ceitual da enfermagem a algum aspecto da pandemia covid19. As teorias não poderão ser repetidas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: De acordo com as NORMAS DE FUNCIONAMENTO DOS CURSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, aprovada pelo CEPEX e em vigor desde 2012; em seu Capítulo I (Da Avaliação Da Aprendizagem E Da As-siduidade em Disciplinas):
- Art. 111: “Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que: I – Obtiver frequência igual ou superior a 75% (se-tenta e cinco por cento) [ou seja, 45 horas de frequência, o limite máximo de faltas são 03 (três) dias de aula] da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7 (sete) nas avaliações parciais; II –Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.”
- Art. 113: “É reprovado no componente curricular o aluno cuja média final for menor que 4,0 (quatro). Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final”.
- Para as avaliações serão adotados processos avaliativos construtivistas: Assiduidade e participação nas webaulas serão indi-cadoras de qualificação das notas. Os alunos terão três notas que serão compostas por cinco atividades:
1ª nota: atividades 1 e 3;
2ª nota atividades 4 e 5;
3ª nota atividade 2.
Horário de atendimento: 14h
Bibliografia: BUZZI, A. Introdução ao pensar: o ser, o conhecimento e a a linguagem. Petrópolis(RJ): Vozes, 2004.
CHALMERS, A.F. O que é ciência, afinal? 1 ed. Brasiliense, 1993.
CARVALHO, V. Para uma epistemologia de enfermagem: tópicos de crítica e contribuição. Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN, 2013.
MELEIS, A. I. Theoretical Nursing: development & progress. Wolters Kluwer Lippincott Williams & Wilkins. 5 ed. Philadelphia, 2012.
Eun-Ok Im, Sun Ju C. Current Trends in Nursing Theories. Journal of Nursing Scholarship, 2012; 44:2, 156–164.
BRANDÃO MAG et al. Estratégias de análise de conceito para o desenvolvimento de teorias de enfermagem de médio alcance. Texto Contexto Enferm. 2019; 28:e20180390.
LEANDRO TA, et al. Desenvolvimento das teorias de médio alcance na enfermagem. Rev Bras Enferm. 2020;73(1):e20170893
BRANDÃO MAG et al. Reflexões teóricas e metodológicas para a construção de teorias de médio alcance de enfermagem. Texto Contexto Enferm, 2017; 26(4):e1420017
MCEWEN, M.; WILLS, E.M. Bases teóricas para a enfermagem. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
22/03/2021
Sobre construtos epistemológicos nas ciências
22/03/2021
12/04/2021
UNIDADE I – FILOSOFIA E CIÊNCIA: CONCEITOS, FUNDAMENTOS E EVOLUÇÃO
29/03/2021
29/03/2021
O SER: Ontologia, metafísica e antropologia
05/04/2021
05/04/2021
História das ciências: o indutivismo e o falsificacionismo
12/04/2021
12/04/2021
Atividade assíncrona SIGAA
19/04/2021
19/04/2021
Teorias como estruturas
19/04/2021
26/04/2021
UNIDADE II – EPISTEMOLOGIA PARA/DA ENFERMAGEM
26/04/2021
26/04/2021
Visão geral da teoria na enfermagem
03/05/2021
21/06/2021
UNIDADE III – MODELOS CLÁSSICOS E EMERGENTES DE TEORIAS DE ENFERMAGEM
03/05/2021
03/05/2021
Atividade assíncrona SIGAA
10/05/2021
10/05/2021
Modelos clássicos de teoria de enfermagem
17/05/2021
17/05/2021
Atividade assíncrona SIGAA
24/05/2021
24/05/2021
Análise de teoria de enfermagem
31/05/2021
31/05/2021
Atividade assíncrona
07/06/2021
07/06/2021
Atividade assíncrona SIGAA
14/06/2021
14/06/2021
Atividade assíncrona: ENTREGA DA ATIVIDADE 2
21/06/2021
12/07/2021
ATIVIDADES
21/06/2021
21/06/2021
Finalização
28/06/2021
12/07/2021
MATERIAIS DIDÁTICOS
Avaliações
Data Descrição
12/04/2021 1ª Avaliação
03/05/2021 2ª Avaliação
14/06/2021 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Livro Johnson - The behavioral system model for nursing
Livro Josephine Paterson and Loretta Zderad - Humanistic Nursing
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link aula 19/04/2021 19/04/2021
Link aula 05/04 05/04/2021
Aula 29/03/2021 29/03/2021
Grupo de watsap 23/03/2021
Início das aulas 21/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb17.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:14