Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A metodologia fixará a sua base pedagógica nos princípios da educação democrática, crítico-reflexiva, em que a participação ativa do aluno deve ser privilegiada, por meio de discussões, aulas dialogadas, atividades em grupos e seminários. O instrutor tem o papel de problematizar e dinamizar o diálogo com os alunos, promovendo a sistematização do conhecimento. Para registro das atividades remotas desenvolvidas no respectivo período letivo 2020.2, utilizar-se-á a Turma Virtual do Sistema Integrado de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI, conforme Resoluções Nº 013/2021 e 014/2021 CEPEX/UFPI, de 16/02/21. Será utilizada a plataforma virtual RNP para mediação das atividades previstas no plano de curso da disciplina. A disciplina será desenvolvida da seguinte forma: As aulas serão ao vivo por meio das plataformas digitais RNP com exposição oral e uso de recursos digitais; Realização de trabalhos em momento síncronos (seminários, discussões em grupo e estudos de caso); Realização de atividades assíncronas sob orientação dos docentes, com base em livro/textos, textos diversos, artigos, manuais/diretrizes do Ministério da Saúde, entre outros.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Com base na Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, que determina: frequência igual ou superior a 75% das aulas e aproveitamento obtido através de avaliações parciais, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10. - 1ª nota (A1): Realização das atividades em grupo e participação em sala de aula (10,0) - 2ª nota: Seminários(10,0), As atividades avaliativas valerão 10 (dez) pontos e serão realizadas em momentos síncronos (nas aulas ao vivo) e assíncronos, conforme cronograma da disciplina. Os trabalhos serão resolução de exercício. No primeiro dia de aula serão sorteados os grupos e temas dos seminários. Na véspera da apresentação, o líder do grupo deverá encaminhar para o e-mail: telmaevangelista@gmail.com, o plano de aula, com tema, objetivos, conteúdo, metodologia e referências e ainda a apresentação em pointer. Critérios avaliados: conteúdo, segurança no assunto e resposta aos questionamentos, organização e integração do grupo, qualidade do material apresentado, uso dos recursos, criatividade/capacidade de motivar os colegas, tempo de apresentação e entrega do plano de aula e a apresentação. Ao final do seminário o professor que avaliou a apresentação irá fazer perguntas aos demais componentes do grupo. O aluno do grupo que faltar à apresentação terá nota zero, caso não apresente justificativa de acordo com a Resolução Nº 177/12 do CEPEX da UFPI, para realizar uma avaliação de segunda chamada, a qual será oral.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| ALMEIDA FILHO, N. ; BARRETO, M. L. Epidemiologia & Saúde: fundamentos, métodos, e aplicações. Rio de Janeiro: Guanabara, 2012. ALEXANDRE, B. S. P. Epidemiologia aplicada nos serviços de saúde. São Paulo: Martinari, 2012 BOING, A.F. DOrsi, REIBNITZ, C. Epidemiologia. Florianópolis: UFSC, 2016; 84p
MEDRONHO, Roberto. A. et al. Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
OLIVEIRA, G.A. Bioestatística Descodificada. Bioestatística, Epidemiologia e Investigação 2 ed.São Paulo: Lidel, 2014. OLIVEIRA FILHO, P. F. Epidemiologia e bioestatística: fundamentos para a leitura crítica São Paulo: Eru-Rubio, 2015, 248p . REIS, R. S. et al. Epidemiologia: conceitos e aplicabilidade no Sistema Único de Saúde. São Luís: EDUFMA, 2017. 96 p. ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. Epidemiologia & saúde. 8 ed.Rio de Janeiro: Medbook, 2017, 744p SILVA, A.C. Manual de vigilância epidemiológica e sanitária. 2 ed. Goiânia: AB, 2017.425p. VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística, 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016, 288p.
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