Metodologia: |
- Aulas expositivas e dialogadas. - Leitura de textos. - Atividades práticas. Seminários e debates. - Análise de casos.
Considerando o sistema de aulas ministradas remotamente, recorrer-se-á a tecnologias, por meio de plataforma digital, que permitam o maior aproveitamento de aulas expositivas e dialogadas, com discussão de textos, uso de slides e estudo de casos. A disciplina será desenvolvida por meio de atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando a reflexão sobre a prática docente, estimulando o aluno a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária a leitura dos textos indicados, a realização das atividades sugeridas, os encontros em sala de aula e a participação efetiva nas discussões.
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Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação: interfaces científicas, v. 8, n. 3, 2020, p. 348-364.
DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.
GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
LAPA, A. B.; PRETTO, Nelson de Luca. Inovar para a qualidade na educação digital. LisboaPortugal: Universidade Aberta, 2019. v. 6. 121p.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137.
MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003.
MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.
______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPEX, Teresina, 2012.
VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991.
VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123. |