Metodologia: |
O curso será ministrado através de exposição oral e resolução de problemas e exercícios, via remota, aplicação de estudo dirigido, grupos de discussão, e eventuais trabalhos sobre temas do conteúdo programático. Serão preparadas e orientadas aulas práticas a serem executadas em casa, com substâncias comuns do dia-a-dia, a serem avaliadas por relatórios e questionários, objetivando correlacionar a teoria com práticas de alguns conceitos. Serão utilizados softwares e websites para simular propriedades e reatividades relacionados com os conceitos. Também serão usados vídeos para demonstrar procedimentos experimentais.
Recursos Didáticos Quadro e pincel, recursos audiovisuais, principalmente datashow, aula de exercícios. As aulas experimentais serão adaptadas a serem realizadas em casa com produtos do dia-a-dia de tal modo demonstrar os conceitos discutidos em aulas teóricas. Softwares e website para simular propriedades e reações. Vídeos para mostrar reações e propriedades. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação do aprendizado será feita de acordo com a resolução do CEPEX 177/12, onde serão aplicadas três avaliações com notas variando de 0 a 10. Ao final da disciplina tomar-se-á a média aritmética simples das três notas: - Se o Aluno obtiver média maior ou igual a 7 (sete), será aprovado na disciplina sem prova final. - Se o Aluno obtiver média menor que 4 (quatro), será reprovado na disciplina sem ter direito a realizar a prova final. - Se o Aluno obtiver média maior ou igual a 4 (três) e menor que 7 (sete), terá direito a uma prova final (PF), onde: - MF (após a prova final) = (média + PF)/2, que deverá ser maior ou igual a 6 (seis), para que o aluno seja aprovado.
As notas das avaliações serão compostas pelo somatório de notas de trabalhos, estudos dirigidos e relatórios de aulas práticas.
Será reprovado o aluno que obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular.
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Bibliografia:
| BETTELHEIM, F. A.; BROWN, W. H.; CAMPBELL, M. K.; FARRELL; S. O. Introdução à Química Geral, Orgânica e Bioquímica - 9ª ed. São Paulo: CENGAGE Learning, 2012. (principal)
ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
RUSSEL, J.B. Química Geral (2 volumes). 2.ed. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil,1994
BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E., BURSTEN, B. G., BURDGE, J. R., Química: A Ciência Central, 9a ed., vol. único, Pearson Prentice Hall, São Paulo, 2005.
MAIA, D. J. Química Geral: Fundamentos. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
KOTZ, J. C.; TREICHEL Jr., P., Química Geral e Reações Químicas. vol. 1 & 2, 6ª ed., São Paulo: CENGAGE Learning, 2010.
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