• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0118 - EXTENSAO PESQUEIRA - Turma: 01 (2020.2)

Tópicos Aulas
Extensão pesqueira: tópicos introdutório (22/03/2021 - 29/03/2021)

Tópicos introdutórios de Extensão pesqueira.

Exercício 1: (a) Desenvolver a metodologia de uma proposta de capacitação 'construção de conhecimentos em beneficiamento manejo alimentar de peixes em tanques de RAS para 30 jovens aquicultores familiares dos municícpios de Luis Correia, Ilha Grande e Parnaíba, com 40 horas envolvendo momento síncronos e assíncronos; (b) planeje reuniões de acertos e mobilização de pessoal; estratégia de divulgação; estratégia de filmagem de práticas; (c) aulas síncronas; (d) aulas assincronas; (e) fóruns de discussão e monitoria; (f) avaliações; transmissões via youtube para as associações e sindicatos dos trabalhadores rurais; dentre outras. 

Trabalho com 6 grupos de 5 pessoas (alunos).

Referências bibliográficas para o trabalho:

 

 
 
Entrega: dia 28/03 até 23h59;
Apresentação: 29/03 - 10 minutos / grupo
 
link da aula de 22/03/2021
   Texto para próximos exercícios 
Texto para os próximos exercícios. O percurso da extensão pesqueira.
  AULAS 1 a 4 
Aulas 1 a 4
Extensão pesqueira: do difusionismo a agroecologia (05/04/2021 - 03/05/2021)

Extensão pesqueira: do difusionismo a agroecologia

  Aulas 5 a 8 
Difusionismo tecnológico
  Primeira avaliação 
Segue Avaliação da primeira unidade
Projetos de Ater (10/05/2021 - 28/06/2021)

Projetos de Ater, associativismo e cooperativismo

  Extensão, participação e mudança 
Extensão, participação e mudanças. Inclua no seu projeto: 1) Faça 5 citações (3 citações diretas e 2 paráfrases) de cada livro: ‘Extensão ou comunicação’ de Paulo Freire (capítulos 3 e 4); ‘O povo brasileiro’ de Darcy Ribeiro; ‘Educação e mudança’ de Paulo Freire; e outros autores. (4,0 pontos), as citações com nome do autor, ano e página; Relate o processo de desenvolvimento do trabalho com Sr. Francisco o: organização; trabalho em grupo; resultados; lições apreendidas; conflitos; e o que pode melhorar na sua atuação? (3,0 pontos). O povo brasileiro (Darcy ribeiro) https://www.youtube.com/watch?v=3wNOuXwvSvk&list=PLDgdV_wdIiGoq6YgDNEjnisqBhHcoBAFh Extensão ou comunicação – Paulo Freire; Educação e mudança – Paulo Freire; O povo brasileiro – Darcy Ribeiro. O que é Participação – Juan Días Bordenave ENTREGA 02/05/21 ATÉ ÁS 23H59, no e-mail prof.josenildo.pesca@gmail.com
  Livro Paulo Freire - Educação e mudança 
Livro: Educação e mudança de Paulo Freire
  O que é poarticipação 
Livro: O que é participação de Bordenave
  O que é poarticipação 
Livro: O que é participação de Bordenave
  Tics e extensão - Livro I 
Livro de Gregolin (2019)
  Tics e Extensão - Livro II 
Libro de Santiago et. al. (2017)
Revisão Extensão e projetos de Ater (05/07/2021 - 19/07/2021)

Revisão extensão e projetos de Ater

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN JUL Total
22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28 05 12 19
1 2017911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2020902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2019905**** 4,5 8,0 8,5 7.0 0 AM
2 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 2017913**** 6,0 8,0 9,0 7.7 0 AM
4 2017901**** 7,8 7,5 9,0 8.1 0 AM
5 2016905**** 5,7 7,5 7,8 7.0 0 AM
6 2017912**** 0,0 0,0 2,0 0.7 0 RN
7 2018902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
8 2017913**** 5,0 8,0 8,0 7.0 0 AM
9 2017911**** 8,0 8,0 9,5 8.5 0 AM
10 2017914**** 7,5 8,0 8,5 8.0 0 AM
11 2018902**** 6,5 7,0 8,5 7.3 0 AM
12 2017901**** 6,3 8,0 8,0 7.4 0 AM
13 2017908**** 5,0 8,0 8,0 7.0 0 AM
14 2017912**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
15 2017912**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2017913**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
17 2017914**** 4,5 8,0 8,5 7.0 0 AM
18 2017902**** 8,8 9,0 9,0 8.9 0 AM
19 2017900**** 8,5 9,0 9,0 8.8 0 AM
20 2017913**** 9,7 9,6 10,0 9.8 0 AM
21 2015905**** 7,0 7,0 8,0 7.3 0 AM
22 2020902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
23 2017900**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
24 2017914**** 7,8 7,0 7,0 7.3 0 AM
25 2017901**** 8,0 9,0 9,5 8.8 0 AM
26 2017900**** 7,7 8,5 9,5 8.6 0 AM
27 2015900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos da extensão pesqueira: educação, mudança e desenvolvimento e o cenário sociológico das mudanças. Comunicação, metodologia e difusão de inovações: aspectos teóricos da pesquisa e extensão pesqueira. A pesquisa pesqueira e a extensão no Brasil: análise crítica dos serviços de extensão pesqueira no Estado do Piauí. Desenvolvimento de comunidades: novas concepções em extensão.
Objetivos: Entender a importância e a finalidade da extensao pesqueira Conhecer o histórico da extensao pesqueira Compreender e analisar os movimentos sociais existentes nas comunidades pesqueiras e suas conseqüencias Entender a funçao do engenheiro de pesca dentro da extensao pesqueira Compreender e analisar as ferramentas utilizadas para a aplicaçao da extensao pesqueira
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas teórico-conceituais participativas, com exemplos demonstrativos e estudos de caso, via Google Meet, Classroom e vídeos aulas (4h/semana);
• Estudos de classe e exercícios semanais compondo 30% do valor da avaliação (4h/semana);
• Tutoria e monitoramento semanal (2h);
• Avaliações (8h).
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: 1ª avaliação será distribuída: escrita (80% do valor da nota); Portfólio de projeto de extensão (20% do valor da nota);

2ª avaliação será distribuída: escrita (80% do valor da nota); Projeto de extensão (20% do valor da nota);

3ª avaliação será distribuída: escrita (50% do valor da nota); Entrega do projeto de extensão (30% do valor da nota); e apresentação oral do projeto de extensão (20% do valor da nota);

Avaliação Final – Avaliação escrita com todo assunto (100% do valor da avaliação).
Horário de atendimento: Professor (terça-feira de 09 ás 11h30 na Estação de Aquicultura) e Monitor (Quinta-feira de 8h30 ás 09h30; e sexta-feira de 14h ás 17horas, local a combinar);
Bibliografia: Básica
CAVALCANTI, Clovis (Org.). Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicas. São Paulo (SP): Cortez, 1997. 436p.
BARBIER, Rene. Pesquisa-ação. Brasília (DF): Liber Livro, 2007. 157p. (Pesquisa, 3).
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. 93p. (Mundo de Hoje, 24) 8 ed.
MCLUHAN, Marshall. Meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo (SP): Cultrix, 2007. 407p.
PINHEIRO, Alexandre (Org.). Cultura e extensão universitária: a democratização do conhecimento. São Joao del-Rei - MG: Malta Editores, 2010. 663p.

Complementar
ALTIERI, M. Agroecologia: Bases Científicas para uma Agricultura Sustentável. 2ª edição,Guaíba, Livraria e Editora Agropecuária Ltda, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes. Extensão pesqueira, ano zero. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PESCA: PROPOSIÇÃO PARA UM DEBATE. 8, 1993, Aracaju. Anais... Aracaju: FAEP-BR, 1993. (Comunicação apresentada na mesa redonda Política de Extensão e Geração de Tecnologia para a Aquicultura Brasileira).
_______________. A voz do mar, construção simbólica da realidade dos pescadores brasileiros pela Missão do Cruzador “José Bonifácio” (1919-1924). Tese (doutorado em ciências da comunicação), Escola de comunicação e Artes da universidade de São Paulo – São Paulo, 1994.
CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: Uma perspectiva para uma nova extensão rural. Revista Agroecologia e Dese WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
CHAYANOV, A. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires, Nueva Visión, 1974.
DIEGUES, Carlos. Povos e mares: leituras em sócio – antropologia marítima. São Paulo: NUPAUB-USP, 1995.
________________. Diversidade biológica e culturas tradicionais litorâneas: o caso das comunidades caiçaras. São Paulo, NUPAUB-USP, 1988.
DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 319p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a pratica educativa. 34. ed. São Paulo (SP): Paz e Terra, 2006. 148p. 34 ed.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Marco Referencial em Agroecologia. Brasília, DF. Embrapa Informação Tecnológica, 2006. p. 42
________. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.44, 49
GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura Sustentável. 2ª. Edição, Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 2001.
GONH, M. G. M. Os sem-terra, ONGs e cidadania: a sociedade civil brasileira na era da globalização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GOMES, J. C. C. As técnicas participativas na pesquisa agrícola: fundamentos teóricos e algumas dificuldades práticas. In.: BROSE, M. (org.) Metodologia participativa: uma introdução a 29 instrumentos. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2001. p. 287.
GUZMAM, E. S.; OTTMANN, G.; MOLINA, M. G. Los marcos conceptuales de la agroecología. Texto apresentado ao Ministério de Desenvolvimento Agrário Brasileiro, para subsidiar discussões em torno da agroecologia. 2004. p. 28.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade (Colab.) Metodologia científica. 3. ed. São Paulo (SP): Atlas, 2000. 231p. 4 ed.
LIMA, I. S.; JESUS, P. Agroecologia e desenvolvimento sustentável. In: TAVARES, J. T. de, FIGUEIREDO, Marcos A.B. Extensão rural agroecológica. Recife: Bagaço, 2006. p. 19.
MANCE, Euclides. Economia solidária. Salvador: UFBA, 1999.
MARRUL FILHO, Simão. Crise e sustentabilidade no uso dos recursos pesqueiros. Brasília: Ibama, 2003.
MARTI, J. Abordagem participativa. Viejo topo, Madrid, 2000
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio- histórico. 4. ed. São Paulo (SP): Scipione, 2001. 111p. 4 ed.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 138p. (Coleção Educação e Conhecimento). 22 ed.
ROGERS, Everett M. Diffusion of innovations. 4nd Ed. New York, USA: Free Press, 1995.
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: formação e o sentido do Brasil. Companhia das letras. São Paulo, 1995.
SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
SILVA, Josenildo de Souza; CALLOU, Angelo Brás Fernandes. A extensão pesqueira no projeto Prorenda Rural – PE: o caso da Colônia dos Pescadores de Ponta de Pedras Z-3, Goiana – PE. In Prorenda Rural – PE (organizador). Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Bagaço, 2003.
SILVA, Josenildo de Souza e. A extensão pesqueira desenvolvida pelo Prorenda Rural – PE, em Goiana – PE/Brasil. In: LIMA, J. R. T. de (org). Extensão rural e desenvolvimento sustentável. 2ª Ed. Recife: Bagaço, 2005.
SILVA, J. S. e. Pernambiental: Construção participativa da legislação ambiental de Pernambuco. Alepe: Recife, 2010.
SIRY, Bernardo, O conselho pastoral dos pescadores: alguns aspectos de sua história. In: ENCONTRO DA PESCA ARTESANAL DO NORDESTE DO BRASIL, 1., 1998, Fortaleza. Anais... Fortaleza: [s. n.], 1998.
SUDEPE. Primeiro plano nacional de desenvolvimento da pesca. Apud.
PESSOTI, A. L. Escola da Família Agrícola: uma alternativa para o ensino rural. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro: FGV, 1978.
PIAGET, J. Para onde vai a Educação. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
TAVARES, J. R. L.; FIGUEIREDO, M. B. A extensão rural e o Desenvolvimento Local. In TAVARES DE LIMA, Jorge R. (Org.) - Extensão rural e desenvolvimento sustentável. Edição Bargaço. Recife. 2003.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15a. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TIMMER, W. J. Planejamento do trabalho em extensão agrícola: bases e diretrizes da agronomia social aplicada com referência especial ao Brasil e outros países da América Latina, Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura. 1954.
VILLASANTI, T. R., MONTAÑES, M., MARTÍ, J. (Cordinadores). La investigación social participativa: construyendo ciudadanía. Vol. 1. El Viejo Topo: Madrid, 2002.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
WACHOWICZ, Lilian Anna. Método dialético na didática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 1995. 141p.3 ed 5.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/03/2021
29/03/2021
Extensão pesqueira: tópicos introdutório
05/04/2021
03/05/2021
Extensão pesqueira: do difusionismo a agroecologia
10/05/2021
28/06/2021
Projetos de Ater
05/07/2021
19/07/2021
Revisão Extensão e projetos de Ater
Avaliações
Data Descrição
12/04/2021 1ª Avaliação
03/05/2021 2ª Avaliação
24/05/2021 3ª Avaliação
05/07/2021 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Link aula 03/05 03/05/2021
Link aula 26/04 26/04/2021
Link aula 19/04 19/04/2021
Link aula 12/04 12/04/2021
Link aula 05/04 05/04/2021
Fórum 03/04/2021
Link aula 29/03 29/03/2021
Link aula 22/03/2021

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb15.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1163 07/11/2024 21:23