Metodologia: |
A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram aulas teóricas, atividades de coleta de dados, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos , supervisão de seminários. A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas estimular o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. A avaliação será: avaliação escrita, seminário e autoavaliação |
Bibliografia:
| FERNANDES, F. M. B.; MOREIRA, M. R. Considerações metodológicas sobre as possibilidades de aplicação da técnica de observação participante na Saúde Coletiva. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23 n.2, 511-529, 2013.
AMARANTE,P. Saúde Mental, Desinstitucionalização e novas estratégias de cuidado. In ESCOREL, S. LOBATO. L. V.C, NORONHA, J. C,CARVALHO,A.I (orgs). Políticas e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro. Editora FIOCRUZ, 2008.
GUIMARÃES, T.A.A; ROSA, L. C. S. A remanicomialização do cuidado em saúde mental no Brasil no período de 2010-2019: análise de uma conjuntura antirreformista. O Social em Questão. n.44, Mai/Ago.2019
PAIM, J; ALMEIDA FILHO,N. Reforma Sanitária Brasileira em perspectiva e o SUS.In PAIM, J.S; ALMEIDA FILHO,N. Saúde Coletiva: teoria e prática. MedBook, Rio de Janeiro,2014. p.03-12.
TEIXEIRA, C.F ; SOUZA, L.E.P; PAIM,J.S. Sistema Único de Saúde: a difícil construção de um sistema universal na sociedade brasileira. In PAIM, J.S; ALMEIDA FILHO, N. Saúde Coletiva: teoria e prática. MedBook, Rio de Janeiro,2014. p.121-139.
GIOVANELLA,L. Atenção Primária em Saúde In GIOVANELLA,L. Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.
GIOVANELLA,L; MENDONÇA, M.H.M. Atenção primária à saúde seletiva ou coordenadora dos cuidados. CEBES. Rio de Janeiro, 2012.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento a demanda espontânea. Brasília,2013.
CARVALHO, S. R; CUNHA, G.T. A gestão da atenção na saúde: elementos para se pensar a mudança da organização na saúde. In CAMPOS, G.W.S.C (orgs) Tratado de Saúde Coletiva. Editora FIOCRUZ. Rio de Janeiro. 2009.
BRASIL, Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Ministério da Saúde.2011
|